27.9.21

Bonne aniversaire Brigitte Bardot


 

INICIAIS BB - 28 de setembro de 2021.  Brigitte Bardot completa 87 anos. Simbolo definitivo da cultura francesa, foi eleita pela revista Time uma das cem mulheres mais influentes da história da moda. A feminista Simone de Bouvoir disse que BB "é uma locomotiva da história das mulheres". Seu estilo, seu jeito de ser, seus cabelos e suas roupas exerceram grande influência na moda nas décadas de 1950 e 1960, época em que seus filmes eram campeões de bilheteria. Abandonou a carreira para se dedicar integralmente a proteção dos animais. Na época, isso foi visto como jogada de marketing para se promover. Mas a história provou que ela estava sendo sincera. Viva Bardot! 






O VERÃO DE 1964 - No auge do prestígio e do sucesso como atriz BB visitou o Brasil. Por sugestão de amigos foi conhecer uma praia deserta nos arredores de Cabo Frio, onde havia apenas uma colônia de pescadores. Nas suas memórias ela afirma que os dias que passou nessa praia foram alguns dos dias mais felizes de sua vida. Esse lugar era a praia de Búzios, que a partir de então se tornou um dos mais famosos balneários do Brasil. Se BB nunca esqueceu Búzios, Búzios jamais esqueceu BB. Hoje a rua principal da cidade chama-se Orla Bardot, onde existe uma estátua em homenagem a atriz. Em 2008 o cineasta brasileiro Valério Fonseca dirigiu o filme "Maria Ninguém", sobre a temporada de BB em Búzios, com Fernanda Lima no papel de Brigitte. "Maria Ninguém" é uma música do Carlinhos Lira, sucesso da bossa-nova, que foi gravada por Brigitte Bardot. Veja o filme.





25.9.21

Simone de Beauvoir nas telas do cinema






 


O INFERNO SÃO OS OUTROS - A grande dama do existencialismo Simone de Beauvoir será personagem do filme "An Ocean Apart", do diretor Fredéric Garson. Nas telas Simone será interpretada por Charlotte Gainsbourg, filha dos ícones da cultura francesa dos anos de 1960 Serge Gainsbourg e Jane Birkin. (Lembram da música Je t´aime moi non plus?) No filme, Jean-Paul Sartre, marido de toda a vida de Simone, terá um papel secundário. O filme vai contar exatamente o romance extraconjugal de Simone com o escritor americano Nelson Algren. Que tal?

O roteiro é inspirado no livro "Um amor transatlântico - Cartas a Nelson Algren", publicado pela Editora Gallimard, que reúne as cartas apaixonadas que Beauvoir escreveu para o amante americano. Mesmo sem conseguir abandonar Sartre, Beauvoir manteve o seu relacionamento com Algren, com quem trocava cartas apaixonadas. Uma paixão quase adolescente, apesar dela já ter quarenta anos quando se conheceram.

Escritor e jornalista, Nelson Algren é autor do livro "O homem do braço de ouro", que resultou no famoso filme de mesmo nome estrelado por Frank Sinatra e que tem uma das trilhas sonoras mais famosas do cinema americano. No final da década de 1940 Beauvoir viajou aos EUA e conheceu Algren em Chicago. Viveram uma paixão intensa, viajaram juntos pela América Latina. Ela ficou encantada pelo tipo que ele reapresentava: um intelectual de esquerda charmoso e contestador, que vivia sendo perseguido pelo FBI. De volta à França e aos braços de Sartre fez do amante um personagem do seu livro Os Mandarins. Ou seja, Simone era uma danadinha! No filme Nelson Algren vai ser interpretado por Matt Dillon. Mas ainda não foi divulgado  o nome do ator que vai fazer Sartre.




24.9.21

O nome dele é Montero










BLACK LIVES MATTER - Montero Lamar Hill é a nova sensação da black music americana. Conhecido nas listas da Billboard como Lil Nas X, o artista apresenta  um trabalho musicalmente instigante, embalado numa produção inteligente e ousada. Um novo Prince? Um novo Michael Jackson? Certalmente se alguém lhe fizesse essa pergunta ele diria que é uma nova Beyoncé. Irreverente, charmoso, sofisticado. Lil Nas X promete muitas emoções no pop internacional. 



22.9.21

O estilo Romy Schneider












 



AS COISAS DA VIDA - Dia 23 de setembro se comemora o aniversário de Romy Schneider, uma grande dama do cinema francês. Fez filmes inesquecíveis como "O importante é o amor", "A piscina", "O velho fuzil", "Os indiscretos pingos da chuva", "Um homem, uma mulher, uma noite" e "Sissi, a imperatriz", entre tantos outros. Um de seus melhores trabalhos é "As coisas da vida", de Claude Sautet, que a dirigiu em cinco produções. Uma história de amor sensível e inteligente. Romy e Michel Piccoli fazem um casal apaixonado. Daí ele sofre um grave acidente de automóvel. E enquanto o carro capota em câmera lenta ele vai lembrando os momentos felizes que viveu com a mulher. As cenas do acidente são repetidas várias vezes. Por isso se diz que esse filme tem o acidente de carro mais famoso do cinema francês. A trilha sonora de Phillipe Sarde é belíssima.

"O velho fuzil" conta um episódio trágico da segunda guerra, quando os alemães invadiram a França. O filme tem uma cópia disponível no youtube. Merece ser visto.




20.9.21

O amor segundo Spielberg


 

WEST SIDE STORY ESTÁ DE VOLTA - Romeu e Julieta, a mais bela história de amor de todos os tempos, renasce na Nova York do nosso tempo. O musical da Broadway, inspirado na peça de Shakeaspeare, está de volta aos cinemas, agora sob a batuta de Steve Spielberg.  Com estreia marcada para 10 de dezembro, West Side Story (Amor Sublime Amor, na versão brasileira) está pronto desde o ano passado, mas a estreia acabou sendo adiada por conta da pandemia. A primeira versão, com Natalie Wood, foi lançada em 1961. Sendo assim, a refilmagem chega as telas 60 anos depois. Veja o trailer...




Adeus Beto Rockfeller








 

UM SÍMBOLO DA TV - Um dos personagens mais marcantes da história da TV brasileira, assim como João Coragem, Odete Roitmann, Odorico Paraguassu ou o Sheik de Agadir. Beto Rockfeller se tornou um ícone ao traçar um novo perfil da novela produzida no Brasil.   A morte de Luiz Gustavo, ator que deu vida ao personagem, parece  marcar o fim de uma época. Depois de Eva Wilma, Paulo José e Tarcísio Meira o público brasileiro perdeu mais um dos veteranos que construíram e formataram a telenovela como o maior produto cultural do Brasil.






17.9.21

Caetano Veloso hoje e sempre







UM POST VIL PODERÁ MATAR -  O admirável mundo novo da internet é o tema da canção que Caetano Veloso acabou de lançar para promover "Meu Coco", seu novo disco de músicas inéditas.  "Coco", na linguagem da cidade da Bahia, significa cabeça ou mesmo cérebro. Então ninguém se surpreenda com o possível clima "cerebral" do novo disco. Cerebral no sentido de inteligente, mas sem nunca deixar de ser divertido. Em seu mundo poético e musical, o baiano sempre fez questão de nivelar por cima. Sempre ofereceu o melhor e o mais requintado para o seu público. E agora, com a sabedoria adquirida pelos seus 79 anos de vida, não é diferente. A nova música, com o título de "Anjos Tortos" é uma espécie de tratado sobre o universo digital. Os anjos tortos do título são os cérebros "mi ou bi ou trilionários" do Vale do Silício que manipulam nossas vidas e vontades com seus algoritmos maquiavélicos. A música tem um tom discursivo onde o artista vai narrando com uma finíssima ironia e uma boa dose de veneno a dor e a delícia de ser internauta. Lembra dos políticos que conseguem se promover nas redes ao cantar que "palhaços líderes brotaram macabros" e ironiza o sexo digital quando diz "ah, morena bela, estás aqui, sem pele, tela a tela, estamos aí".

Na sua relação com o mundo digital Caetano morde e sopra. Ele pode até criticar o admirável mundo dos algoritmos com seus youtubes, facebooks e instagrans. Mas, ao lançar seu novo trabalho, Caetano está sabendo muito bem como lidar com a tecnologia digital para se comunicar com seu público. O clipe da sua música foi lançado com hora marcada no Youtube, quando o mundo inteiro pôde conhecer ao mesmo tempo letra, música e imagem da canção. Algo que seria impossível na época dos LP´s, quando o artista se lançou na carreira musical.




Billie Eillish: de Caetano a James Bond




 


A MUSA DE TODOS - Billie Eillish acaba de ganhar o status de musa de Caetano Veloso. Em sua música "Anjos Tronchos" o artista baiano cita a cantora americana nos versos que encerram a canção: "Miss Eillish faz tudo do quarto com o irmão". Um comentário sobre a possibilidade de qualquer pessoa se conectar com todo o planeta mesmo estando isolada em seu quarto. Ao ser citada a cantora entrou para a galeria de estrelas homenageadas pelo artista nas letras de suas canções. Fazem parte dessa galeria nomes como Brigitte Bardot, Madonna, Giullieta Massina, Scarlet Moon de Chervalier, Maria Bethânia...

Em tempo: É Billie Eillish quem canta "No time to die", o tema de abertura do novo filme de James Bond "007 Sem tempo para morrer", que estreia no dia 30 de setembro.  







15.9.21

Gabriel Medina: três vezes campeão








 

O SENHOR DAS ONDAS - Um esportista de grande talento e que tem pleno domínio de sua arte. Assim é o surfista Gabriel Medina, que neste 14 de setembro de 2021 se tornou tricampeão da ASP World Tour, o  Campeonato Mundial de Surfe. Um orgulho para todos os esportistas brasileiros. Um símbolo para todos os praticantes no Brasil. Somos o país do surfe? Podemos dizer que sim. O nosso litoral com praias de ondas perfeitas é um convite à pratica desse esporte. A grande final foi entre dois brasileiros, Medina e Felipe Toledo - outro gênio do esporte - na praia de Trestles, em San Diego, na Califórnia.





9.9.21

Adieu, Bebel



CINEMA É A MAIOR DIVERSÃO - "Adieu, Bebel". Foi assim que o Presidente Emmanuel Macron encerrou o discurso em homenagem a Jean-Paul Belmondo, durante o velório do ator, promovido pelo governo francês. Foi uma bela cerimônia no Palácio dos Inválidos, tradicional monumento parisiense. Artistas, políticos e fãs do ator estiveram presentes. Na chegada do caixão, coberto com a bandeira da França, a banda militar tocou o hino da França. Na abertura o neto do ator, Victor Belmondo, falou em nome da família. Na sequência, Macron fez o seu discurso, onde enalteceu o talento, o charme e a personalidade de Belmondo. Na sua fala fez questão de citar nominalmente todos os diretores com quem o ator trabalhou. Foi incrível o presidente da França citando Godard, Chabrol, Melville, Lelouch, Truffaut, Malle... 

Repose en paix, Bebel.





Belmondo: uma vida, um destino







 

A HISTÓRIA DE BEBEL - É assim que os franceses o chamam: Bebel. A TV francesa produziu um documentário sobre a vida de Jean-Paul Belmondo onde diz que ele dedicou sua vida a agradar seus pais. Com cenas dos excelentes filmes que fez e depoimentos dos seus colegas do cinema - diretores, atores, roteiristas, críticos - é um documentário que vale a pena assistir.




Thiaguinho, o bilionário


 



















O REI DO PAGODE - Thiago André Barbosa é o cara! O artista que abalou as paradas de sucesso com seu grupo Exaltasamba mostra ao mundo que é muito mais que um cantor e compositor de talento. Ao decidir se tornar empresário, descobriu uma vocação que acabou lhe rendendo muitos dividendos. Tino para os negócios, senso de oportunidade, disposição para o trabalho, etc. Segundo a revista Forbes Brasil sua empresa, que atua na área do show business, movimenta cerca de 2 bilhões por ano e emprega 210 pessoas. Nada mal para um self-made man de apenas 38 anos. Um exemplo para jovens empreendedores do Brasil.




7.9.21

Uma lágrima para Jean-Paul Belmondo


















ELE NUNCA FOI FEIO - Quando Belmondo estourou nos cinemas com o filme Acossado, os galãs da moda eram Paul Newman, Cary Grant, Mastroianni. Todos lindos. Comparando com o modelo de beleza daquela época, se dizia que Jean-Paul Belmondo era feio. E isso acabou virando uma marca da sua trajetória. Mas Belmondo nunca foi um homem feio! E sempre foi talentoso e carismático. Além disso, foi simbolo de um cinema que tinha uma narrativa própria, um modo todo especial de contar suas histórias e encantar o público. Um cinema mais influenciado pela grande arte e pela filosofia existencialista. O grande cinema francês.

Descanse em paz! Obrigado por tanto bons filmes, por tantos bons momentos...   Merci!



4.9.21

Penelope Cruz no novo Almodóvar








 

VIVA A ESPANHA - Penélope Cruz e Pedro Almodóvar, dois ícones da cultura espanhola, estão novamente juntos nas telas. Com uma carreira vitoriosa de películas cultuadas pelo público e pela crítica, o diretor lançou filme novo no Festival de Veneza. "Madres Paralelas" narra a trajetória de duas mães que tem filhos no mesmo dia. Penélope Cruz, que já havia interpretado a mãe do diretor no filme anterior, o autobiográfico "Dor e Glória", faz o papel de Janis, uma das mães, dividindo a cena com Aitana Sánches-Gijón. Diretor e atriz parecem feitos um para o outro. Certamente é mais um clássico do cinema.  




3.9.21

Kristen Stewart vive Lady Di


 

NASCEU PARA O CINEMA - A heroína da saga "Crepúsculo" ficou para trás. Agora Kristen Stewart surpreende fãs e  críticos com atuações marcantes. Depois de interpretar a atriz Jean Seberg em "Seberg contra todos" ela causa sensação no Festival de Veneza 2021 vivendo a personagem Lady Di em "Spencer", do diretor Pablo Larrain, mesmo realizador de "Jackie", com Natalie Portman. Pode uma garota nascida em Los Angeles interpretar a princesa da Inglaterra? Na exibição em Veneza a atriz foi ovacionada pelo público. Será que vai ganhar o prêmio de interpretação feminina? Vale dar uma olhada no trailer.




ABBA + Duran Duran: 40 anos depois





 

ÍCONES DO POP - 40 anos de sucesso! A primavera de 2021 trás de volta às paradas duas bandas que fizeram história na música pop. O grupo Duran Duran comemora 40 anos de carreira com o lançamento de um CD de canções inédias e uma nova turnê. O ABBA celebra 40 anos da separação com uma volta triunfal que inclui um novo álbum e uma turnê virtual. Que tal? Vale lembrar que o ABBA marcou os anos 70 com uma série de canções que fizeram a trilha sonora daqueles tempos. Já o Duran Duran foi um símbolo do pop dos anos 80. A verdade é que os "coroas" continuam em forma, mais pops do que nunca. Vale a pena escutar as novas canções, "Anniversary" e "Don´t shut me down", lançadas esta semana.







Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas