O torneio foi realizado durante três anos seguidos na cidade de ABU DHABI, com grande sucesso no circuito internacional de lutas, já que é uma competição que distribui prêmios milionários. Esse ano o torneio teve que ser cancelado por causa da instabilidade política na região. Por essa razão Tahnoon Bin Zayed decidiu realizar o campeonato em outro país. O Brasil foi escolhido por causa do prestígio internacional dos seus lutadores.
As regras do torneio, criadas pelo próprio Sheik, permitem que os lutadores misturem técnicas do jiu-jitsu, luta livre, judô e luta olímpica. Com a exigência que dispensem o quimono e lutem apenas de sungão. Aos vencedores serão distribuídos US$ 500 mil petrodólares em prêmios.
Sua alteza o Príncipe Tahnoon da Real Família dos Emirados Árabes Unidos se tornou um aficcionado por lutas desde que começou a praticar jiu-jitsu com os irmãos Gracie na época em que fazia faculdade na Califórnia. Quando voltou ao seu país ele decidiu promover os torneios de ABU DHABI, com a participação de lutadores de todo o mundo. Nos três torneios realizados os brasileiros foram os grandes vencedores.