17.12.02

KARMA COR DE ROSA - Vicente Pereira foi um dos renovadores do teatro brasileiro, na década de 80, como um dos criadores do movimento denominado de besteirol, que deu um sangue novo as produções nacionais a partir de então. Além de ser um grande artista, escritor talentoso ele era uma pessoa de grande força espiritual, caráter e personalidade. Muito querido por todos que o conheciam, Vicente sabia como ninguém cativar o carinho e o afeto das pessoas.


Ele também era um ator cheio de possibilidades. No começo dos anos 90, protagonizou um dos grandes espetáculos teatrais daquela época, chamado SOLIDÃO, A COMÉDIA. A peça era composta por quatro textos do próprio Vicente, encenados com grande desenvoltura e talento. Eu assisti ao espetáculo várias vezes. E, como o teatro em que ele atuava ficava perto da minha casa, muitas vezes quando acabava o espetáculo ele vinha me visitar. Ficávamos horas conversando, rindo muito, tomando vinho e fumando inúmeros baseados. Ele era muito engraçado! Conversávamos sobre teatro, sobre bofes, música e cinema. Ele adorava Richard Gere. Seu filme favorito era Blue Velvet e, quando assistiu Traídos Pelo Desejo, ele me disse que o filme era quase um plágio de Blue Velvet. E é verdade! Quando queria fumar um baseado ele me olhava com deboche e dizia: “Vamos pitar?”


PITAR, segundo o Aurélio significa cachimbar, fumar, usar pito, traçar, fender, furar. Quando morreu em meados dos anos 90, Vicente deixou vários textos inéditos. COLAR DE DIAMANTES é uma obra prima, ambientado durante o último baile da ilha fiscal. Ele tinha idéias muito boas para teatro. Seu último texto, que ele escreveu ainda no hospital, chama-se KARMA COR DE ROSA.


KARMA COR DE ROSA tem uma história bem original. Uma família chefiada por um político corrupto, bem sucedido nas suas tramóias, se prepara para receber num jantar a presença do ator Paul Newman. É que o referido político comprou do famoso ator de Hollywood, os direitos para produzir no Brasil sua bem sucedida linha de molhos para saladas. No primeiro ato a peça mostra a família se preparando para receber o convidado ilustre e, a partir daí, expõe os conflitos familiares, a tragédia de cada um, o relacionamento com os filhos e com o poder. No segundo ato, vemos a chegada de Paul Newman e como a sua presença vai fazer eclodir os conflitos e os ressentimentos escondidos no seio da família. O texto é sensacional.


A atriz Silvia Bandeira acaba de adquirir os direitos sobre a peça, que vai ocupar o palco do teatro Villa-Lobos a partir de junho de 2003. A atriz, que é grande admiradora do Vicente, pretende produzir o espetáculo com todo o requinte que o texto merece. Assim, o público carioca vai ter a oportunidade de conhecer a peça, que é uma obra-prima do teatro brasileiro.


AS PEÇAS DE TEATRO MAIS MARCANTES DE 2002.


1) A PROVA - (David Auburn)
2) DENTRO DA NOITE - (João do Rio)
3) BEIJO NO ASFALTO - (Nelson Rodrigues)
4) AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA - (Vicente Pereira e Mauro Rasi)
5) MAIS UMA VEZ AMOR - (Rosane Swartman)


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas