9.1.04

FASHION RIO - o circo da moda já começa a armar sua tenda no Museu de Arte Moderna, para a próxima edição do festival, que vai mostrar as coleções para o próximo outono/inverno. O mundo da moda já está no maior frenesi. Modelos, maquiadores, produtores, assessores de imprensa, iluminadores, arquitetos, colunistas... Já estão todos na maior excitação por causa dos desfiles, que começam no próximo dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro do Rio. A seguir, um pequeno briefing das marcas que prometem sacudir os pilotis do MAM.




STA. EPHIGÊNIA Sexy, sexy, sexy, chic, chic, chic. Essa é a identidade de Sta. Ephigênia, de Luciano Canale e Marco Maia, que apresentarão nesta edição do Fashion Rio o tema “Boudoir”, uma referência aos anos 30 e 40. A coleção tem inspiração nas Polacas – as prostitutas judias, que desde o século XIX trocaram os países empobrecidos do Leste Europeu pelas Américas. Roxo, Nude, Blush e Vermelho estarão em todas as peças, com destaque para as saias que darão brilho a esse universo lúdico e arrebatador. A coleção será desfilada com os sapatos de Constança Basto e as jóias de Francesca Romana. A Sta. Ephigênia foi criada há dez anos pelos estilistas cariocas com a intenção de fazer uma roupa totalmente feminina e nada conceitual - um mix de sofisticação e arte. Luciano Canale é formado em Arquitetura, Urbanismo e Estilismo em Confecção Industrial, pelo Senai-Cetiqt (RJ), e Marco Maia trabalhou coordenando e desenvolvendo produtos para várias marcas, como produtor de moda. Hoje, a dupla atende sob encomenda e produz coleção prêt-à-porter para multimarcas de outros estados.




MÁRCIA GANEM A estilista baiana Márcia Ganem volta a falar sobre as deusas pagãs, contando um pouco a história de IX CHEL, a deusa da criatividade, musa dos artesãos, a que tece fios de magia. Fibras e pedras se repetem e se misturam reforçando esse trabalho artesanal mundialmente aplaudido. Nas cores, o predomínio do azul, vermelho e laranja ganham força com estampas sobre a fibra. A moda de Márcia Ganem ganha novos ares nessa coleção com o lançamento de uma linha masculina. Na passarela as tops Ana Cláudia Michels, Milena Haesbert e Tatiana Rossi desfilarão com make-up de Fernando Torquato. Márcia Ganem vem se destacando no cenário carioca da moda por apresentar um trabalho original e bastante criativo, focado na manufatura. Suas criações buscam diálogos entre moda, artes plásticas, dança, elementos musicais, cultura e religiosidade. A inspiração em elementos naturais e a pesquisa de novas técnicas e materiais, como a fibra de poliamida, trazem às peças de Márcia Ganem uma identidade inconfundível. O uso de pedras e gemas lapidadas dá um toque a mais de feminilidade nas roupas da estilista, que coloca as mulheres no centro de suas coleções.




MARIA BONITA EXTRA A Maria Bonita Extra é a escolhida para encerrar o primeiro dia de desfiles da edição Outono/Inverno 2004 do Fashion Rio. Alberto Renault dá continuidade à sua bem-sucedida parceria com a marca, iniciada na última edição do evento, e assina todo o conceito da apresentação. Desde o cenário em vermelho total até a trilha sonora, tudo está sendo cuidadosamente pensado pelo diretor para realçar a modernidade e beleza das criações desenvolvidas pela estilista Andrea Marques. Apesar de tratar-se de uma coleção de inverno, a Maria Bonita Extra utilizou uma cartela de cores mais claras como o blush, lima, eucalipto e desenvolvidas em tecidos leves como o georgette, mousseline e o algodão. Os vestidos serão as peças-chave do guarda-roupa proposto pela estilista Andrea Marques. O styling é assinado por Hiluz Del Priore. A Maria Bonita Extra nasceu em 1990 a partir da vontade de se fazer roupas para um público feminino mais jovem e esportivo que o da Maria Bonita, e que busca o mesmo nível de qualidade e criatividade . Atualmente, a marca possui sete lojas próprias entre Rio e São Paulo e 150 pontos de venda espalhadas pelo Brasil. Andrea Marques é responsável pelo estilo e coordenação da equipe da Maria Bonita Extra. Formada pelo Senai Cetiqt, começou sua carreira na marca em 1993, depois de voltar de uma temporada no Fashion Institute of Technology em Nova Iorque. Entrou como assistente da primeira equipe que criou com Maria Cândida Sarmento em 1990 a Maria Bonita Extra e logo se tornou a principal estilista da marca.




CAVENDISH A inspiração para o Inverno 2004 da Cavendish veio da mulher urbana, atual e ousada, que não tem medo de se apropriar de peças do guarda-roupa masculino. A nova coleção mistura ternos, calças com suspensórios, camisas e calças de prega com saias rodadas e pregueadas. O corte das peças é superfeminino e sempre com o cuidado de manter a sensualidade e a essência da mulher. Utilizando de reinterpretações, a coleção mistura elementos do passado à contemporaneidade do streetwear e referências ao college. Utilizando tecidos típicos da estação como o veludo devoreé, tafetá, tricolines envelhecidas e uma cartela de cores clássica: preto, caqui, rosê, marinho e cassis. Os sapatos coloridos, desenvolvidos com o caríssimo couro de cobra Phyton, também prometem chamar atenção. O desfile terá direção de Zee Nunes, styling de Pedro Sales e trilha de Zé Pedro.De sobrenome de família a marca de sucesso no mundo da moda, lá se vão 10 anos desde que Carla e Paula Cavendish começaram a trilhar o caminho do estilismo. As primeiras peças foram desenvolvidas em tricô e a aceitação foi tão grande que em quatro anos abriram seu primeiro showroom, o que possibilitou uma atuação mais consistente no fornecimento de criações para as multimarcas. A abertura da primeira loja de varejo Cavendish foi uma conseqüência natural. O shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, foi o endereço escolhido. Atualmente já são 4 lojas próprias no Rio de Janeiro e mais 30 pontos de venda no Brasil, além do crescente interesse internacional, com vendas para os EUA e alguns países da Europa. Público-alvo: o estilo jovem e casual é voltado para a mulher moderna, sensual e sofisticada.




OESTUDIO “Tecidos Conjuntivos” é o tema que será apresentado pela equipe de OESTUDIO durante a edição de inverno 2004 do Fashion Rio. A coleção é uma perspectiva gráfica do funcionamento interno e externo do corpo humano e tem como proposta trazer à superfície esse universo. OESTUDIO vai mostrar uma gama de cores dos diferentes tons de pele.O cru pálido, o cinza sujo, o preto azulado e o vermelho jambo encontram-se estampados em malhas, tecidos sintéticos com acabamento rústico, tules, e o jeans. A direção ficará por conta de Zee Nunes.Num breve currículo de OESTUDIO, eles dizem ser “deformados pela Escola de Trancos e Barrancos”, mas antes de enfrentar a vida e “inventar moda”, esta gangue de criadores passou por salas de aulas das mais conceituadas escolas do planeta. A idéia de se agrupar para trabalhar surgiu na Fabrica-Benetton, na Italia, um centro de pesquisa coordenado por Oliviero Toscani. Trocando em miúdos, a Fabrica é um lugar onde se aprende uma nova maneira de VER e de criar o que DEVE SER VISTO.Inventaram um nome para o grupo: OESTUDIO. Neste nome os fonemas “o” e o “e” são grafados juntos.A palavra ESTUDIO tem 7 letras. Eles são 7 sócios. Mera coincidência. Mas, como os fonemas, todos eles criam juntos desenvolvendo trabalhos de comunicação multi-sensorial em design, filmes, costura, web, música e palavras.

Madonna vem aí...

 

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