15.3.04

WILMA LESSA É LEMBRADA - O Serviço de Apoio à mulher vítima de violência, que funciona no Hospital Agamenon Magalhães(HAM), recebeu ontem o nome da jornalista e feminista, Wilma Lessa, fundadora do Viva Mulher e integrante da comissão que implantou a delegacia da Mulher em Pernambuco. Para o secretário de Saúde do Estado, Guilherme Robalinho, a mudança foi uma homenagem justa. "Para uma pessoa que sempre lutou em defesa das mulheres", disse.


O serviço que funciona desde junho de 2001, tem quase 1,3 mil mulheres cadastradas. Dessas, 1,2 mil foram vítimas de agressões físicas. Destas 504 precisaram de acompanhamento médico e psicológico por um período de seis meses. Das mulheres agredidas fisicamente, 484 sofreram violência ou abuso sexual, sendo que 10 fizeram aborto previsto em lei.


O Centro Wilma Lessa funciona 24h e tem uma equipe composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. No local as mulheres recebem orientações sobre seusdireitos, tratamento médico e psicológico, além de acompanhamento para realização de exames no Instituto de Medicina Legal (IML) e para prestar queixa na Delegacia das Mulheres.


O modelo que foi implantado no HAM poderá ser adotado em outros municípios do Interior do Estado. O secretário Guilherme Robalinho, disse que os municípios de Caruaru e Petrolina, já estariam aptos para implantar esse sistema. "Precisamos estimular esse tipo de serviço nas cidades que já dispõem de profissionais preparados para lidar com essas situações", explicou. Robalinho no entanto não adiantou quando essas cidades vão poder contar com um serviço específico para atender mulheres vítimas de violência.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas