11.8.04

O OSCAR DA IMPRENSA - Saiu a lista dos indicados ao oscar do jornalismo. Reconhecer o desempenho do jornalista pelo conjunto do seu trabalho em determinado período, em vez de avaliar um trabalho específico. Essa é a proposta inovadora do Prêmio Comunique-se de Jornalismo e Comunicação Empresarial, que também se diferencia pela forma com que os finalistas e vencedores são eleitos: através dos votos dos próprios jornalistas que freqüentam o portal Comunique-se.


Cora Ronai, Sidney Rezende, Gilberto Scofield, Miriam Leitão, Isabel de Luca, Artur Xexeo, Dora Kramer e Hildegard Angel são alguns dos indicados. A cerimônia de entrega será realizada no dia 14 de setembro, na capital paulista, numa festa que vai reunir a nata do jornalismo brasileiro. No ano passado a festa de entrega dos prêmios foi no Tom Brasil e, entre os vencedores, estavam César Tralli, Élio Gáspari, Carlos Nascimento, Luis Nassif e Tino Marcos.


Cora Ronai, que concorre na categoria de jornalista de tecnologia, já ganhou o meu voto. Nenhum outro jornalista no Brasil sabe mais sobre novas tecnologias que Mrs. Ronai. Votei no Sidney Rezende na categoria Apresentador/Âncora de rádio. Ele é um veterano do jornalismo radiofônico e merece ser premiado. Miriam Leitão concorre em três categorias: colunista de noticia, jornalista de economia em mídia eletrônica e jornalista de economia em mídia impressa. Ela ganhou meu voto nas categorias colunista de noticia e economia em midia impressa. Apesar de adorar o programa dela na Globo News preferi votar no Joelmir Beting para a categoria jornalista de economia em mídia eletrônica.


Meu querido Gilberto Scofield concorre na categoria de melhor correspodente brasileiro no exterior em mídia impressa. Gilberto está há três meses em Pequim e suas reportagens sobre a China têm feito um sucesso incrível. Será uma injustiça se ele não ganhar, apesar de concorrer com Ariel Palácios, Helena Celestino e Cláudia Trevisan. Artur Xexeo ganhou o meu voto na categoria jornalismo cultural por causa da sua reportagem sobre Antony Steffen, publicado no Segundo Caderno poucos dias antes da morte do ator.


Lúcia Guimarães, do Manhatan Connection, ganhou meu voto na categoria jornalismo cultural em mídia eletrônica. Lúcia é genial. Uma diva do jornalismo. Suas reportagens são brilhantes. Sabe ser culta sem ser esnobe. Bóris Casoy é o meu eleito na categoria apresentador de noticiário de TV. Mas por pouco meu voto ia para William Bonner que é lindo e elegante. Mas preferi votar no Bóris só porque ele é gay. Na categoria executivo de veículo de comunicação meu voto foi para Carlos Henrique Schroder. E a minha coleguinha do JB, Belisa Ribeiro, também recebeu meu voto na categoria colunista de noticia.


Este ano foi criado um prêmio para a categoria "colunista social". A categoria foi criada em virtude da polêmica que houve no ano passado, quando o editor chefe, Rodolfo Fernandes, decidiu abolir o colunismo social do jornal O Globo, alegando que esse tipo de jornalismo estava superado. O jornal do doutor Roberto Marinho, que sempre publicou os mais representativos colunistas sociais do Brasil (Ibrahim Sued, Nina Chavs, Zózimo e Hildegard Angel), quebrou uma tradição jornalistica que ele mesmo criou e simplesmente aboliu o colunismo social de suas páginas. O curioso é que, o último evento social a qual doutor Roberto participou foi noticiado apenas pela coluna da Marcia Peltier, no JB, e totalmente ignorado pelo seu próprio jornal. Os organizadores do prêmio Comunique-se discordam do editor Rodolfo Fernandes (indicado na categoria Executivo de Veículo de Comunicação) e acreditam que o colunismo social ainda têm importante papel na estrutura da imprensa brasileira. Por isso criaram uma categoria para premiar o melhor colunista social. Aliás, a única categoria em que o jornal O Globo não tem nenhum representante. Concorrem ao prêmio Hildegard Angel, Lu Lacerda, Cesar Giobbi, Joyce Pascovitch, Marcia Peltier e Amaury Júnior.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas