16.9.06

Com seu livro Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida deixou-nos a lição de que a alegria de viver não é coisa que se jogue aos cachorros, e de que é preferível rir dos homens a lamentá-los. Talvez a vida seja uma coisa cômica, e não cósmica. E nisso, nessa simples ausência de uma consoante, há de residir sua eternidade.

(Ledo Ivo, no livro As obras-primas que poucos leram.)




ARAÇA AZUL – Champanhe. Champanhe. Champanhe. Guilherme Araújo fez 70 anos e suas amigas Thereza Eugênia, Gilda Matoso e Claude Amaral Peixoto se reuniram e produziram uma festa para comemorar a data. Guilherme sempre foi um grande festeiro, promoveu festas antológicas na cidade, mas estava sem condições de organizar sua festa de aniversário, já que enfrenta problemas de saúde. O empresário sofre de senilidade precoce, mal que se agravou graças ao diabetes. Agora ele aparenta ter bem mais que seus 70 anos, tem dificuldades para se locomover e vive sob os cuidados de três enfermeiras. Nada disso tirou dele nem a alegria de viver, nem o seu espírito tropicalista.


A festa foi muito agradável. Comidinhas deliciosas, bebida farta, um interessante e divertido grupo de convidados, música e dança. Guilherme demonstrava muita felicidade ao se ver cercado de suas melhores amigas: Kiki Caravaglia, Noelza Guimarães, Tânia Caldas, Lea Millon, Ivone Kassu, Maria Alice Celidônio, Scarlet Moon, Vera Figueiredo e Dédé Veloso. Mulheres com quem ele teve um forte e apaixonado relacionamento. Elas foram musas das grandes festas e eventos que ele promoveu nos anos 70/80. E ao longo dos anos se tornaram suas amigas fiéis. Chega a ser comovente o carinho e a reverência que aquelas senhoras devotam ao homem que na juventude soube tratá-las como divas. Também estavam chez Guilherme Lúcia Veríssimo, Renata Arruda, Renata Deschamps, Zezé Motta, Serginho Amado, Lu Rocha, Paulinho Lima, Jorge Salomão, Maria Zilda, Amin Khader, Liége Monteiro, Rodrigo Argollo, além do grande Zuenir Ventura, o mito do jornalismo carioca, acompanhado de sua Mary.


Cada um que chegava trazia uma lembrança ou um buquê de flores e fazia um carinho no aniversariante que expressava sua felicidade com um franco sorriso no rosto. Não havia dúvida que o grande Guilherme estava feliz por estar ali, cercado por suas musas e seus amigos da vida inteira. Caetano Veloso, não se poderia deixar de dizer, foi a atração da festa. Bem humorado, o compositor foi todo carinhos com Guilherme e brincou com os convidados, contando piadas sobre os objetos de arte erótica que fazem parte da decoração da casa. Eu adoro essa xoxota, dizia ele, gozador, quando Rodrigo Argollo lhe mostrou um bibelô em forma de uma vagina.


Até dois dias antes da festa Guilherme estava no hospital. E isso foi um assunto muito comentado nas rodas de conversa. Ele passou mal depois de jantar sanduíche de mortadela com refrigerante grapette. Os amigos estavam todos indignados. O Guilherme é um homem rico. Ele não precisa comer mortadela com grapette, rosnava uma de suas musas, com uma echárpe chiquérrima em volta do pescoço, saboreando com muita classe sua taça de champanhe.


Champanhe, champanhe, champanhe...


O fato é que a saúde debilitada transformou Guilherme numa pessoa com necessidades especiais. Seus amigos gostariam que ele estivesse sendo mais bem cuidado. Amin Khader, que durante muitos anos trabalhou com Guilherme, ficava fazendo mil perguntas às enfermeiras. Vocês tem levado ele para chupar pau? Isso é importantíssimo garotas! As enfermeiras diziam que, uma vez por semana, levam Guilherme até a termas Estação, um puteiro de rapazes em Copacabana. Lá escolhem um garotão bem bonito para fazer um show privê para ele. Salve, salve! Mesmo doente Guilherme não deixou de se interessar por rapazes.


Quando fez 60 anos, Guilherme Araújo doou a casa maravilhosa onde mora, de dois andares, tombada pelo patrimônio histórico, para a prefeitura, com a condição que, depois de sua morte, o imóvel fosse transformado numa biblioteca pública. Isso sempre foi um grande sonho que ele externou inúmeras vezes aos seus amigos. O desejo de transformar sua casa numa biblioteca pública. A Biblioteca Guilherme Araújo é algo tão importante que ele convidou seus maiores astros, Caetano Veloso e Maria Bethânia, para serem testemunhas da doação. Na ocasião, todos os jornais do Rio registraram a assinatura do termo de doação.


Champanhe, champanhe, champanhe...

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas