13.4.07

COMO SÃO LINDOS OS MILITARES - A presença dos militares cuidando da Segurança Pública no Rio de Janeiro é uma reivindicação do governador Sergio Cabral desde que foi eleito. Mas, em cem dias de governo nada foi decidido. Autoridades se escondem atrás da Constituição Federal para evitarem a presença dos militares nas ruas. Quanta gente morreu nestes cem dias? O site do jornalista Sidney Rezende publica um texto que escrevi sobre as Forças Armadas e o Brasil do século 21. Leia AQUI .








O TRUMAN CAPOTE DA FRANÇA - Publicado em mais de dezoito idiomas, A Sangue Frio, o romance sem ficção de Truman Capote, tornou-se um dos mais avassaladores sucessos editoriais da segunda metade do século XX. Trata-se da narração verídica de um quádruplo assassinato ocorrido num lugarejo do Kansas. Na mesma tradição de Capote, o francês Emmanuel Carrère, um brilhante autor contemporâneo, se inspira em um dos mais sanguinários episódios da história recente do seu país para desenhar um painel assustador da mente humana.


Em O ADVERSÁRIO, Carrère revela a insólita - e assustadoramente real - história de Jean-Claude Romand. Durante mais de dez anos, de segunda a sexta-feira, Jean-Claude beijava a esposa e embarcava em seu BMW rumo a uma fantasia cuidadosamente arquitetada. Para toda a família, ele era um médico da Organização Mundial de Saúde. A suposta jornada de trabalho era cumprida em restaurantes à beira de estradas ou em passeios. Para dar mais veracidade à sua história, ele chegava a visitar a sede da OMS, na Suíça, de onde retornava com vários papéis timbrados, numa tentativa de manter a farsa.


Quando suspeitou que estava para ser desmascarado, o falso médico não hesitou: preferiu eliminar as pessoas que amava e que gostaria que fossem poupadas de tamanha humilhação. Em 9 de janeiro de 1993, os vizinhos que se aglomeravam diante da mansão dos Romand testemunhariam a retirada de dois sacos plásticos, cinzentos e lacrados, com os corpos de seus filhos. Em seguida, a equipe de resgate traria para fora a mãe das crianças, Florence, já sem vida. Finalmente, ainda vivo e com fraco batimento cardíaco, Jean-Claude. No dia posterior ao assassinato da família, descobriu-se também que Jean-Claude matara ainda o pai, a mãe e o labrador dos pais.


Intrigado por esse crime brutal, Carrère passou a se corresponder com Jean-Claude antes, durante e depois do julgamento. O resultado dessa espiadela na mente de um psicopata é um texto marcante, que nos faz reler diversas vezes suas passagens mais chocantes, tentando compreender também a razão que levou Jean-Claude a viver todo esse tempo por trás dessa máscara. Emmanuel Carrère é um dos mais aclamados escritores e roteiristas franceses, autor da biografia Je suis vivant et vous êtes morts, sobre o escritor de ficção científica Philip K. Dick. É autor também dos romances O bigode e Férias na neve.



Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas