5.8.07

FADO TROPICAL – O livro é um bom companheiro para esses dias frios que ilustram o inverno carioca. Todos os dias, romance do escritor português Jorge Reis-Sá, é gostoso de ler sob o aconchego de um edredon. A melodia da língua portuguesa de Portugal está presente em cada frase de cada capítulo. Assim como a melancolia que os lusitanos carregam na alma, tão bem traduzida nos acordes de um fado, essa música bela e triste.

Neste romance de Jorge Reis tracinho Sá, uma família do norte de Portugal, a região mais tradicional do País, se depara com a morte de um ente querido. Com extrema sensibilidade, o autor mostra como os que restaram reestruturam suas vidas de acordo com essa perda. Como refazem, passo a passo, os pequenos atos do cotidiano e como encontram alívio e conforto na previsibilidade de suas ações e na constância de seus afetos.

A história é contada sob o ponto de vista de quatro personagens, todos íntimos de Manuel Augusto, jovem que abandonou a faculdade para se tornar escritor e morreu. Temos Justina, a mãe; Antônio, o pai; Fernando, o irmão; e Cidinha, a avó, também já falecida. É através de seus olhos que montamos, aos poucos, a imagem de nosso protagonista e os sentimentos que desperta na família.

Reis-Sá divide a ação pelas diferentes fases do dia: Aurora, Manhã, Almoço, Tarde, Crepúsculo, Jantar e Noite. Além de um epílogo intitulado Tarde demais. Os capítulos, curtos, mesclam passado e presente. Memória e realidade. E nos fazem mergulhar em relações interpessoais densas, repletas de saudade, amor e até amargo ciúme. Pela simplicidade de linguagem, pela recuperação lírica das vivências de uma família suburbana, pela percepção das relações estabelecidas entre parentes vivos e mortos, pela narração fragmentária e ao mesmo tempo concatenada, Todos os dias se revela uma leitura apaixonante.






LEITURA E ESCRITA - A leitura é, de fato, em meu entender, imprescindível: primeiro, para não me dar por satisfeito só com as minhas obras, segundo, para, ao informar-me dos problemas investigados pelos outros, poder ajuizar das descobertas já feitas e conjecturar as que ainda há por fazer. A leitura alimenta a inteligência e retempera-a das fadigas do estudo, sem, contudo, pôr de lado o estudo. Não deve­mos limitar-nos nem só a escrita, nem só a leitura: uma diminui-nos as forças, esgota-nos (estou me referindo ao trabalho da escrita), a outra amolece-nos e embota-nos a energia.

Devemos alternar ambas as atividades, equilibrá­-las, para que a pena venha a dar forma às idéias coligidas das leituras. Como soe dizer-se, devemos imitar as abelhas que deambulam pelas flores, escolhendo as mais apropriadas ao fabrico do mel e depois trabalham o material recolhido, distribuem-no pelos favos e, nas palavras do nosso Virgilio, o líquido mel acumulam, e fazem inchar os alvéolos de doce néctar.

Nós devemos imitar as abelhas, discri­minar os elementos colhidos nas diversas leituras (pois a memória conserva-os melhor assim discriminados), e depois, aplicando-lhes toda a atenção, todas as faculdades da nossa inteligência, transformar num produto de sabor individual todos os vários sucos coligidos de modo a que, mesmo quando é visível a fonte donde cada elemento provém, ainda assim resulte um produto diferente daquele onde se inspirou. Um processo idêntico àquele que nós vemos a natureza operar no nosso corpo sem a mínima interferên­cia da nossa parte (os alimentos que consumimos, enquanto se conservam inteiros e flutuam sólidos no estômago são para este um peso; mas quando se transformam, logo são assimilados e se tornam músculos e sangue), um processo idêntico, dizia eu, devemos operar nos alimentos da inteli­gência, sem permitir que as ideias recebidas se conservem tal qual, como corpos estranhos.

Assimilemo-las; se assim não for, elas podem perdurar na memória, mas não pene­tram na inteligência. Demos-lhes a nossa total concordân­cia, façamo-las nossas, tornemos um grande número de idéias num organismo único, tal como numa adição jun­tamos parcelas diferentes para obter um único total. Que o nosso espírito faça a mesma coisa: mantenha ocultas as parcelas de que se serviu para exibir tão somente o resul­tado global obtido. Mesmo que seja visível a seme­lhança com algum autor cuja admiração se gravou mais profundamente em ti, que essa semelhança seja a de um filho, não de uma estátua. A estátua é um objeto morto.(Séneca, in Cartas a Lucílio)



A PALAVRA É:

DEAMBULAR: passear, vaguear, caminhar.

SOER: costumar, ter o hábito de.


Madonna vem aí...

 

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