10.12.10

Hildegard Angel ladeada por suas amigas do high society na inauguração do Memorial Stuart Angel, no Estádio de Remo da Lagoa.



O aplaudido discurso de Hildezinha que levou muita gente às lágrimas.


O discurso do bonitão Gabriel Zelero representante do CASA - Centro Acadêmico Stuart Angel, do Curso de Economia da UFRJ.


Tiago Santiago levou o SBT para cobrir a inauguração do Memorial Stuart Angel.


O engenheiro Francis Bogosian, o todo-poderoso Presidente do Clube de Engenharia é marido da Hildegard Angel.


As locomotivas do high society foram prestigiar a inauguração do Memorial Stuart Angel.


A cardiologista Dra. Rosa Célia é uma mulher admirável e gosta muito da Hildegard.


Liliana Rodrigues é uma pessoa adorável e ficou muito emocionada na cerimônia já que seus pais foram exilados durante o regime militar.


Ricardo Amaral deu abraço emocionado na amiga Hildegard Angel.


Os atletas do Remo do Flamengo deram um charme especial a homenagem a Stuart Angel.


Franklin Martins, companheiro de guerrilha de Stuart Angel, chorou ao fazer seu discurso.



Às margens da Lagoa Rodrigode Freitas, o discurso do Vice-Prefeito do Rio Carlos Muniz.


Hildezinha chorou muito durante todo o evento.


Harry Klein, um dos maiores remadores da história do Flamengo, que competiu ao lado de Stuart Angel.


A soberana bandeira do Flamengo, às margens da Lagoa, na Sede de Remo do Clube.


Personalidade do high society, Beth Wynston foi prestigiar a homenagem ao guerrilheiro.


Celina de Farias, ao centro, diretora do Curso de Moda Zuzu Angel.


A capotante Narcisa Tamborindeguy também marcou presença na homenagem a Stuart Angel.


Ignês Costa e Silva, de chapéu, aproveitou sua caminhada na Lagoa e foi até o Estádio de Remo.


Tiago Santiago convidou Franklin Martins a participar de sua novela Amor e Revolução.


Os remadores do Flamengo recepcionando os convidados da cerimônia.


Gabriel Zelero num bate-papo informal com o Ministro Antônio Vanucchi.


Um flagrante de Patrícia Amorim, a Presidente do Flamengo.


Hildegard Angel e o Vice-Prefeito sob a guarda dos campeões de Remo do Flamengo.


Tiago Santiago e a locomotiva Verinha Bocaiúva, a Vera Boca dos tempos de guerrilheira.



Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.



AMOR E REVOLUÇÃO – A jornalista Hildegard Angel vai voltar a trabalhar como atriz. Ela foi convidada pelo autor Tiago Santiago para fazer um papel na sua próxima novela no SBT, chamada Amor e Revolução. Antes de ser jornalista Hilde foi atriz, participou de mais de uma dezena de espetáculos teatrais e atuou na primeira versão de Selva de Pedra, de Janete Clair, contracenando com Regina Duarte e Dina Sfat. Foi o próprio Tiago quem me contou a novidade, durante a cerimônia de inauguração do Memorial em homenagem a Stuart Angel, o irmão da Hilde, que foi guerrilheiro e morreu durante o Governo Militar. O Memorial está localizado no Estádio de Remo do Flamengo, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.


Foi uma linda cerimônia. Stuart Angel praticava remo no Flamengo e marcou época nas competições realizadas em 1964 e 1965. O barco onde era voga (líder dos remadores) ganhou vários troféus para o clube. Um senhor que remava com ele fez um bonito discurso onde destacou suas qualidades de líder. “Quando a gente perdia alguma competição ele assumia toda a responsabilidade pela derrota. Mas quando a gente ganhava, ele sempre dizia que o mérito havia sido do grupo.” Quando Stuart entrou para a guerrilha e passou a ser perseguido pelos militares, durante muito tempo ele ficou escondido no Estádio de Remo. Os atuais atletas do Flamengo também fizeram uma homenagem à memória de Stuart, empunhando seus remos durante a solenidade.


O Memorial foi uma iniciativa do CASA – Centro Acadêmico Stuart Angel, o diretório acadêmico do Curso de Economia da UFRJ que já tem, em seu príoprio nome, uma homenagem ao guerrilheiro. Stuart foi aluno de Economia na mesma Universidade. O representante do Casa, o bonitão Gabriel Zelero, falou sobre os anseios da juventude na vida universitária. A cerimônia começou com um discurso da Presidente do Flamengo Patrícia Amorim que, apesar de não ter convivido com Stuart, ressaltou suas qualidades como atleta e como personagem histórico.


Assim falou Patrícia Amorim: "Tenho a convicção de que, nestes 115 anos de história, o Flamengo cria muito mais do que grandes atletas, mas também grandes pessoas. O Stuart é uma prova disso. Tudo o que ele fez merece ser homenageado. Sei que todos aqui estão muito emocionados e, para mim, para o Flamengo, é uma honra enorme poder fazer parte deste momento. Fica a mensagem aos mais jovens de que não há vitória sem luta e não há futuro sem se lembrar do passado; da história", afirmou.


Também discursaram o Vice-Prefeito do Rio, Carlos Muniz, que falou muito bem sobre o espírito revolucionário da juventude dos anos 60; O Ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, disse que o Memorial era importante como símbolo do passado e também para lembrar que o que aconteceu na ditadura não deve se repetir nunca mais. Apontando para a bela paisagem da Lagoa Rodrigo de Freitas ressaltou a beleza do lugar onde estava localizado o Memorial.


Franklin Martins, colega de guerrilha de Stuart, chorou ao pronunciar seu discurso. Disse ele: “Todas as famílias do Stuart estão aqui. A família de sangue, os amigos, a família do Flamengo... Fico muito emocionado por isso. Gostaria de lembrar também que a nossa juventude, da qual tive orgulho de participar, deve ser exaltada. Erramos, sim, como qualquer ser humano, mas não erramos em duas coisas: não apoiamos a ditadura e não esperamos ela passar”. Durante a cerimônia também foi lido um lindo texto escrito pelo jornalista Antonio Maria Filho, filho do compositor Antonio Maria, onde ele fala da personalidade, do charme, da beleza e do caráter de Stuart.


Hildegard Angel, irmã de Stuart, chorou muito durante toda a cerimônia. E o seu discurso foi emocionado e emocionante. “Talvez alguns dos que estão aqui presentes não tenham comungado com a luta e a ideologia de meu irmão, mas todos certamente concordam que um país não pode deixar de ter leis, liberdade e democracia”, disse ela, aos prantos, muito elegante num vestido laranja.


(Eu adoro Hildezinha e vê-la chorando daquele jeito me cortou o coração. Nem consigo imaginar como é conviver, desde a juventude, com essa dor de ter perdido seus entes queridos em situações tão trágicas. Quando a gente trabalhava no Jornal do Brasil, certa vez saí de férias e disse a ela que ia visitar a minha mãe, que mora em Recife. Hilde então fez mil perguntas sobre a minha mãe, como ela era, o que ela gostava de fazer, como ela vivia. E mandou um abraço carinhoso para minha mãe, que ela nem conhecia. “Diga a sua mãe que mandei um abraço bem apertado para ela”, me disse, com ternura. E eu percebi, comovido, que todo aquele carinho que naquele momento ela devotava a minha mãe, na verdade era uma nostagia que sentia com relação à sua própria mãe, que tinha perdido tão jovem.)


Na linda homenagem a Stuart Angel não se pode deixar de registrar a beleza dos atletas de remo do Flamengo, que deram um charme todo especial ao evento, com sua juventude e suas pernas bem torneadas. Nem se pode deixar de registar a presença de grandes personalidades da vida social carioca. Tereza Duarte, da TNT, estava lá. Linda e maravilhosa como sempre. E também Ricardo e Gisela Amaral, Claude do Amaral Peixoto, Ignês Costa e Silva, Narcisa Tamborindeguy, Dra. Rosa Célia, Leleco Barbosa, Liliana Rodriguies com Nestor Rocha, Vera Bocaiúva, Dalal Ashcar, Júlia Morales, do blog Nosso Armário, Sabrina Moura, dona da Bijou Box, Jorge Salomão, Carlos Alberto Serpa, Presidente da Cesgranrio, com sua mulher Beth Serpa, Harry Edmund Klein, um dos maiores remadores da história do Flamengo e mais um monte de gente.


Quem também fez bonito na homenagem a Stuart Angel foi Tiago Santiago. Sua próxima novela no SBT, Amor e Revolução, se passa durante a ditadura militar e ele aproveitou o evento para conversar com ex-guerrilheiros, militantes políticos e pessoas diversas que conviveram com a ditadura. Muitas delas vão dar depoimentos sobre a época, pois, no final de cada capítulo, um personagem real vai falar sobre o assunto. Franklin Martins e Paulo Vanuchi já se comprometeram com o autor a dar seus depoimentos. Assim como Liliana Rodrigues, cujo pai foi exilado e sofreu muito por causa da ditadura. A locomotiva do jet set Verinha Bocaiúva também vai dar seu depoimento em Amor e Revolução. “Eu entrei pra guerrilha, fui presa, torturada e acabei conseguindo fugir para Paris, onde fui trabalhar na Maison Yves Saint Laurent. Saí dos porões da ditadura direto para os salões da alta costura francesa”, disse La Bocaiúva que, como guerriheira, adotou o nome de Vera Boca.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas