18.10.12









A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER – Foi um privilégio conhecer o diretor Philip Kauffman, por ocasião de sua visita ao Armazém da Utopia, sede do Festival de Cinema do Rio. Sempre fui fã do roteirista de “Os caçadores da Arca Perdida” e diretor de clássicos como “Os eleitos”, “Sol Nascente” e de um filme que adoro, “A insustentável leveza do ser”.  Foi uma honra apertar sua mão e dizer o quanto eu gosto da versão cinematográfica que ele fez do livro de Milan Kundera. Mesmo que centenas de pessoas já lhe tenha dito isso.

Ele é um excelente diretor. Tem a capacidade de dar um toque de classe ao seu cinema. Lembro como fiquei surpreso quando vi “Os eleitos” pela primeira vez e fiz questão de guardar o nome do diretor para não perder seus próximos filmes. Desde então estou sempre ligado em tudo o que faz. “Hemingway & Gelhorn”, filme que veio lançar no festival, é uma jóia rara. Uma delicada história de amor adulto sobre dois escritores de temperamento forte

(Na entrevista coletiva uma jornalista inexpressiva me causou náuseas quando disse ao diretor que não tinha gostado do filme. “Achei muito longo”, disse a aprendiz. Poxa vida! Os jornalistas não estavam ali para dar suas opiniões pessoais sobre o filme e sim para entrevistar o diretor. Mas, existem jornalistas que fazem questão de serem mais importantes que a notícia...)

Depois, nos corredores do Armazém, tive a oportunidade de conversar com ele e disse que não tinha achado o filme longo. Disse que para mim o filme tinha passado como um clipe, que tinha assistido com grande prazer. E que achava bacana o fato de seus filmes terem uma duração maior que as duas horas usuais de um filme comercial. Então o diretor chamou seu filho Peter, produtor do filme, que estava afastado, conversando com a Hilda Santiago, diretora do festival, e me apresentou o rapaz. “Veja Peter, ele não acha o nosso filme longo”, disse o diretor, com um tom serio na voz.

Philip também disse que escolheu o Clive Owen para o papel porque ele é muito parecido com o Hemingway quando jovem. “As pessoas costumam lembrar do Hemingway mais velho, de barba branca, mas na juventude ele foi um homem muito bonito e sedutor”, contou ao dissertar sobre como fez as pesquisas para a realização do filme. Foi incrível também ele contando detalhes das filmagens. O filme tem cenas em Paris, em Cuba e na Espanha. Mas foi todo rodado em São Francisco. E ele contou como, com um orçamento pequeno, conseguiu transformar o cais do porto da cidade num pedaço de Havana, e uma rua do centro num boulevard parisiense...

Cinema é a maior diversão...




Madonna vem aí...

 

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