25.12.03

PATRICIA TRAVASSOS acabou de lançar seu livro, um guia sensacional sobre terapias alternativas, assunto que ela se dedica a estudar e pesquisar desde sempre. Ela sempre foi ligada em alquimias, gurus, filosofia oriental e tudo o que há de misterioso e esotérico na existência humana. Adoro Patrícia, que conheço há muitos anos, desde quando ela foi minha professora de teatro. Depois tivemos a oportunidade de conviver profissionalmente na época em que ela brilhou na tela da Globo como a inesquecível Mary Matoso, a vampira malvada da novela VAMP. Ainda fizemos mais uma novela juntos: Olho no Olho, onde ela trabalhou como autora e como atriz.


Fui o último a chegar na noite de autógrafos, pois estava trabalhando. Quando cheguei me desculpando pelo atraso ela me deu um forte abraço e disse: os últimos serão os primeiros. Patrícia estava linda e irradiava felicidade. “Foi muito legal o lançamento. Veio pessoas que eu não via há muitos anos. Gente de todas as tribos que eu já freqüentei. Estou muito contente.” No meu exemplar ela escreveu: “Valdir, querido, que bom ver os amigos todos nesses momentos de estréia. Beijos e faça bom proveito.” O livro é dedicado ao seu pai Germano, sua mãe Germana e ao amigo Vicente Pereira, o saudoso dramaturgo brasileiro.


O livro fala sobre acupuntura, biochip, bruxaria, cinesiologia, compaixão, cristais, curso de milagres, eneagrama, física quântica, healing, i ching, karma, karma, mantra, rflexologia, yoga, zen e zodíaco, entre outros assuntos. Um dos temas abordados por Patrícia é um assunto que eu adoro: artes marciais. A seguir, o que o livro fala sobre isto.


ARTES MARCIAIS – Se o adversário é inferior a ti, então por que brigar? Se o adversário é superior a ti, então por que brigar? Se o adversário é igual a ti compreenderá o que tu compreendes... então não haverá luta. Honra não é orgulho. É consciência real do que se possui.


Marcial, do latim matiale, significa bélico, relativo à guerra, militares e guerreiros. Artes marciais porque os homens, na Antiguidade, eram treinados nessas artes para a guerra. Até os dias de hoje quem pratica uma dessas artes é considerado legalmente em vantagem sobre um adversário desarmado.

Os primeiros sistemas de luta evoluíram, provavelmente com os seres humanos, porque estes sempre tiveram necessidade de defender-se – e a seus entes queridos – de encontros com animais ou de outros seres humanos. As artes marciais são, originalmente, sistemas defensivos e não ofensivos. Foram planejadas ou importadas para o Oriente, onde elas incorporaram elementos mais intangíveis como a disciplina e o autocontrole. As artes marciais não são só chinesas ou japonesas, podendo ser filipinas, coreanas, indianas, tailandesas etc.

As artes marciais verdadeiras forçam o desenvolvimento do caráter, porém disciplinando-o e respeitando-o. As modalidades mais seculares ainda resistem, mas também derivaram e evoluíram em mutos estilos diferentes. Entre muitos estilos, os principais: aikido, jiu-jitsu, karatê, kempo, kendo, kung fu, sumo, tae kwon do e tai chi chuan.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas