31.1.15





CINEMA E LITERATURA - Quando foi divulgado o nome de Patrick Modiano como o Prêmio Nobel de Literatura de 2014 uma grande interrogação tomou conta dos leitores brasileiros. Quem é Patrick Modiano? Nenhum dos seus livros havia sido publicado no Brasil. Não se sabia nada sobre esse autor francês. Mas havia algo de muito especial sobre ele. Patrick Modiano escreveu, junto com o diretor Louis Malle, o roteiro de "Lacombe, Lucien", uma jóia rara do cinema europeu. É um filme belíssimo, como todos de Malle, ambientado no interior da França, durante a ocupação nazista. Conta a história de um jovem e ingênuo camponês, um rapaz complexado que, para se afirmar diante do seu grupo social, resolve se aliar aos alemães contra seu próprio país. Esse tema, a segunda guerra mundial, é uma constante na literatura de Modiano. Afinal, ele nasceu em Paris, em 1945, fruto do romance entre um judeu italiano e uma atriz belga durante a ocupação alemã.

Agora a editora Record está lançando o primeiro livro de Patrick Modiano no Brasil, chamado "Remissão da Pena", uma novela literária que conta a infância de um garoto em Paris logo após o final da guerra. Ou seja, a própria infância de Modiano, narrada dentro de uma ficção.

E quem nunca viu "Lacombe, Lucien" vale a pena conferir. É um filme envolvente e charmoso, que foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Uma oportunidade de curtir a performance do ator Pierre Blaise, o interprete de Lacombe. Ele foi escolhido para o papel aos dezessete anos, sem nunca antes ter trabalhado como ator. Fez grande sucesso por causa do filme. Tinha tudo para se tornar um grande astro do cinema francês. Mas morreu num acidente de automóvel logo depois de completar vinte anos.



Nenhum comentário: