29.3.16








QUEM FOI BRIGITTE BARDOT? - Feriado da semana santa em Búzios. Muita gente curtindo as praias e as belezas da cidade. A estátua de Brigitte Bardot, na orla que leva o seu nome, continua sendo uma atração especial para os turistas. Muita gente fotografando a estátua e fazendo pose ao lado dela. Enquanto observo o movimento dos turistas em torno da estátua um casal passa ao meu lado. E eu escuto o homem de cerca de quarenta anos perguntar para a mulher: quem foi Brigitte Bardot? Devo ter feito uma cara de incrédulo porque a mulher se virou para mim e me pediu para explicar ao seu marido quem foi Brigitte Bardot.

Perplexo com a situação, num primeiro momento não soube como responder aquela pergunta. Foi como se ele tivesse perguntado "para que serve uma colher?", e eu lhe responderia com outra pergunta: você nunca tomou uma sopa? De que planeta ele teria vindo por não saber quem tinha sido Brigitte Bardot.

Respirei fundo e disse ao homem que Brigitte Bardot foi a Madonna dos anos 60. A diferença é que ela foi muito maior do que Madonna. No auge da sua carreira BB foi o maior produto de exportação da França. Mais do que os queijos, os vinhos e as grifes da moda. O homem me sorriu, deu as costas e saiu andando. Fui atrás dele e comecei a dar uma verdadeira aula magna sobre a vida e trajetória de mademoiselle Bardot: os filmes, as polêmicas, a beleza, os maridos... Então ele apressou o passo e fez um gesto de quem estava entediado com aquele assunto. Mas eu insisti, banquei o chato e continuei com a minha aula magna. Ele teve um pouco de paciência, mas ficou me ouvindo com uma cara de tédio. E depois seguiu seu caminho...



Nenhum comentário: