16.4.16














PERNAMBUCO FALANDO PARA O MUNDO - Quando eu era criança e morava em Recife ouvia uma rádio cujo slogan era esse: Pernambuco falando para o mundo. Esse slogan me veio a cabeça depois de tantos anos, quando foi anunciado que o filme "Aquarius", dirigido pelo cineasta pernambucano Kléber Mendonça vai ser exibido na mostra competitiva do Festival de Cannes. Estrelado por Sonia Braga, que volta em grande estilo ao festival, onde até já foi jurada, o novo filme de Kléber Mendonça tem o bairro de Boa Viagem como cenário. É o mesmo lugar onde foi rodado "O som ao redor", o premiado longa-metragem de estreia do diretor.

"Aquarius" é mais um filme produzido na terra de Ariano Suassuna a se destacar no mundo do show business. Vale lembrar que nos últimos três anos, os vencedores do prêmio de Melhor Filme do Festival do Rio foram produções do cinema pernambucano: O som ao redor, Sangue Azul e Boi Neon. Sendo que esse último também foi destaque em vários outros festivais internacionais. "A luneta mágica", dirigido por Alceu Valença é outra produção pernambucana de destaque no cinema brasileiro.

Kleber Mendonça conta que seu filme é sobre uma mulher, personagem de Sonia Braga, que mora no "Aquarius", o último prédio antigo da praia de Boa Viagem, e sofre toda a sorte de pressão por conta de uma empreiteira interessada em derrubar o antigo prédio para ali construir um espigão. A praia de Boa Viagem é linda, um cenário perfeito para um filme. (Os pernambucanos falam praia "de" Boa Viagem e não praia "da" Boa Viagem). Mas, apesar de linda, não se parece mais com a Boa Viagem da minha infância. 

Nos meus tempos de garoto haviam poucos prédios na orla. A maioria das edificações eram casas. Casarões imensos. Verdadeiras obras de arte da arquitetura. A orla era belíssima. Todas as casas foram derrubadas e, no lugar foram construídos espigões imensos, com vinte, trinta ou quarenta andares. Verdadeiras monstruosidades arquitetônicas. Acho que o filme do Kléber Mendonça fala sobre essa grande verdade da humanidade: a ganância acima de tudo.
































 Praia de Boa Viagem

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas