9.6.16

































SIMPLESMENTE ZICO - Um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, Zico reinou absoluto nos seus tempos de glória no Flamengo. Foi um tempo em que ele era alvo das lentes implacáveis do fotógrafo Sebastião Marinho. E foi no arquivo secreto do grande Sebastião que encontrei essas preciosidades. Fotos magníficas de Zico no auge da fama e da forma física. Aliás, que forma física! Ainda bem que essas imagens estão preservadas para a eternidade.

Eu tive o privilégio de trabalhar com Sebastião Marinho na redação do Jornal do Brasil, nos bons tempos do jornal impresso. Ele era o fotógrafo do Caderno H, o suplemento editado por nossa querida e adorada Hildegard Angel. Foi Hilde quem primeiro me falou do Sebastião, quando o suplemento ainda estava em gestação e ela estava buscando um fotógrafo para ser exclusivo do suplemento. "O Sebastião é um fotógrafo magnífico, um gênio da fotografia. Só para você ter uma ideia, foi ele quem ensinou o Dr. Roberto Marinho a fotografar", disse ela, num tom respeitoso e cheio de admiração.    

A convivência com Marinho na redação do jornal não poderia ser mais prazerosa. Inteligente, bem humorado, afetuoso com os colegas. E o seu material fotográfico para as matérias que fazíamos era sempre de alto nível. Nossa maior dificuldade sempre foi escolher a melhor foto para ilustrar as matérias, já que ele sempre nos apresentava uma variedade enorme de opções.

Agora Sebastião Marinho decidiu ir publicando aos poucos, em sua página no Facebook, o seu arquivo fotográfico. Ele faz todo tipo de foto. Desfiles de moda, paisagens, personalidades, políticos, etc. Mas são suas fotos dos tempos do Caderno de Esportes do Globo que mais emocionam. São belas, oportunas, sofisticadas e inteligentes. Assim como é o próprio Sebastião.    
















Acima mais fotos de Sebastião Marinho. No alto, a comemoração de um gol em grande estilo, quando os uniformes dos times eram bem mais charmosos;  abaixo o flagrante de um treino da seleção brasileira dos tempos de Zico; a seguir Zico ainda com cara de menino, mas já com a camisa do Flamengo; depois vemos Sebastião fotografando os craques da Seleção; em seguida ao lado do Capitão Carlos Alberto e a Jules Rimet; E finalmente Sebastião Marinho posando ao lado dos dois maiores ídolos do futebol brasileiro: Pelé e Zico.

2 comentários:

Andréa Cardoso disse...

Parabéns Waldir, gostei muito da homenagem ao Marinho. Boas recordações também vou guardar.

Anônimo disse...

q bofe esse zico!!! que o diga fagner.miga, algum bafo oficial sobre os dois?

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas