VIVER BEM É A MELHOR VINGANÇA - No dia do seu aniversário, 9 de junho, quando completaria 69 anos, a saudosa jornalista e escritora Wilma Lessa recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O Deputado Estadual Professor Paulo Dutra protocolou Projeto de Lei para indicar a jornalista como patronesse do feminismo em Pernambuco. Por tudo que ela fez para defender as mulheres dos machões pernambucanos, ela merece.
Para justificar sua indicação o Deputado Paulo Dutra assim escreveu na sua página no Facebook:
Protocolamos um PL que pretende instituir como Patronesse do Feminismo de Pernambuco a jornalista, poetisa, ativista política e militante feminista Wilma Lessa, que foi uma das maiores vozes pelos direitos e emancipação das mulheres no estado. Wilma Lessa foi incansável na luta pelos direitos humanos e intercessora das mulheres vítimas de violência no Recife. Fundou e coordenou o Grupo Viva Mulher, integrou o grupo que fundou o Fórum de Mulheres de Pernambuco e participou ativamente, na década de 80, do processo de exigência e instalação das Delegacias Especializadas da Mulher.
Dentre as diversas homenagens que recebeu após seu falecimento, em 2004, destacamos a criação do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, que funciona no Hospital Agamenon Magalhães para atendimento das mulheres vítimas de violência (física, moral, sexual) e a implantação do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência contra a Mulher Wilma Lessa da EREM Silva Jardim.
Acreditamos que seu legado de luta pelo enfrentamento da violência contra a mulher, pela promoção e efetivação dos direitos das mulheres, pelos direitos humanos e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária credenciam seu nome para o posto de Patronesse do Feminismo Pernambucano.
Um comentário:
Ela é a cara de Recife. Marcou época na cidade.
Postar um comentário