7.6.21

Annalena Baerbock






 


UMA NOVA CHANCELER? - Estará a Alemanha preparada para Annalena Baerbock? Essa é a pergunta que faz o jornal português O Público numa reportagem sobre a atual presidente do Partido Verde alemão. O nome da Deputada Federal por Brandemburgo é o mais cotado para substituir Angela Merkel no cargo de Chanceler da Alemanha. Ela é a única  mulher entre os pretendentes ao cargo. O povo alemão vem de uma experiência muito bem sucedida com uma mulher no mais alto cargo político do país. Angela Merkel representou muito bem a Alemanha enquanto esteve à frente do poder. Vai sair do cargo com a popularidade em alta e prestigio internacional. É possível que a população do seu país queira manter uma mulher no cargo. Uma mulher inteligente, bonita, competente e com capacidade de dirigir os destinos do país.


Ambiciosa, Annalena Baerbock sempre foi. Nascida em 1980 em Pattensen, no sul da Baixa Saxônia, na adolescência, ela foi atleta profissional, obtendo um terceiro lugar no campeonato alemão de salto de trampolim. Aos 16 anos, passou um ano nos Estados Unidos. Mais tarde estudou em Hannover direito público, entre outras disciplinas, para em seguida formar-se em direito internacional na conceituada Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE). É ainda capaz de dar entrevistas em inglês fluente – uma capacidade que, mesmo em 2021, não é óbvia entre os políticos alemães.


Durante sua presidência, o Partido Verde tem obtido bons resultados nas pesquisas de opinião em toda a Alemanha, em torno de 20%, além de vitórias eleitorais no Parlamento Europeu e nas câmaras estaduais. Menos sólido é o seu posicionamento nos estados do Leste alemão. Mas também aí Baerbock está bem posicionada, pois vive com o marido e dois filhos em Potsdam, não muito distante de Berlim.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas