7.7.09

Claudio Heinrich, o inesquecível Danilinho e o sorriso de Angelina Muniz, a Cassandra.


O charmoso Angelo Paes Leme fez muito sucesso como o sedutor Rodrigo Mayer.


O jardim do planetário todo iluminado para receber Os Mutantes.


Maria Claudia Oliveira jogando charme para o ator Allan Souza Lima.


Um flagrante de Angelina Muniz.


A pista de dança pra lá de animada na festa de estréia da novela.


Doc Comparato aponta para a câmera na festa de lançamento de Os Mutantes no Planetário.


Trio de beldades mutantes: Rafaela Mandelli, Liliana Castro e Fernanda Nobre.


Rômulo Arantes Filho, o mutante Telê, com Anna Markum, a mutante cobra.


Tiago Santiago se divertindo com a estrela da sua novela Maytê Piragibe.


Mais um flagrante de Maytê Piragibe, a Nati e o criador da personagem, Tiago Santiago.


O roteirista Altenir Silva com sua mulher Célia Regina entre Maytê Piragibe e Taumaturgo Ferreira.


A entrada do planetário na festa de lançamento da novela Os Mutantes.



A SAGA DOS MUTANTESA convivência com o roteirista Doc Comparato foi um privilégio para a equipe de redatores da novela Os Mutantes. Doc é um gênio do roteiro. Professor requisitado por escolas de cinema de todo o Brasil e de países como Venezuela, Colômbia, Cuba, Argentina, Itália, Espanha e Portugal. Seu livro Da Criação ao Roteiro, lançado em 1984 é considerado fundamental para roteiristas e estudantes de cinema. Traduzido para vários países, o livro faz parte do currículo do Universidade de Cinema da Espanha, entre outros países. Sendo assim, foi uma jogada de mestre do Tiago Santiago convidar Doc Comparato para participar da sua equipe de colaboradores, ao lado de Altenir Silva, Maria Cláudia Oliveira, Vivian Oliveira, Gibran Dipp, Emilio Boechat e Maria Mariana.

Por sua cultura cinematográfica, por sua experiência como roteirista, por sua vocação para professor, as reuniões de criação da novela acabaram se tornando verdadeiras Master Class do professor Doc Comparato. Ele nos dava verdadeiras palestras sobre os macetes do roteiro. Falava de suas experiências. Dava toques preciosos. Tomando como exemplo o texto da novela, ele nos orientava como fazer na condução dos personagens e na elaboração das tramas. Alertava para os ganchos que deviam existir em cada cena. Nem sempre suas observações pertinentes eram levadas em conta no texto final da novela. Afinal, ele não era o autor, era apenas colaborador. Mas, para nós que fazíamos parte da equipe, isso não tinha a menor importância. O que contava era o aprendizado. O que importava era o curso intensivo de roteiro que fazíamos com o grande mestre na arte de escrever para cinema e TV.

Doc é muito engraçado. Sempre nos fazia rir com sua irreverência e seus comentários hilários sobre a indústria do cinema e da TV. Ele nos contava muitos causos divertidos da Rede Globo, na época do Boni. Nem se importava quando a gente insistia para ele falar sobre o seu trabalho com Gabriel Garcia Márquez, o Prêmio Nobel de literatura. Juntos eles escreveram uma minissérie, Me alquilo para soñar. Muitas das reuniões de criação de Os Mutantes eram realizadas em seu apartamento na Lagoa. Ali Doc nos recebia como a Babete daquele filme A festa de Babete. Sempre havia muitos quitutes que ele mesmo preparava com requinte e afeto. O professor Doc fazia questão que seus alunos saíssem de sua casa bem alimentados de idéias, informações e comida.

Nós que formávamos a equipe do Tiago Santiago nos sentíamos privilegiados com tão luxuosa convivência. Tínhamos orgulho quando o nosso nome aparecia nos créditos da novela ao lado do mestre Doc Comparato. Sempre tivemos consciência do prestígio que aquilo significava. E de como o nome dele nos créditos dava prestígio a novela e a própria emissora.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas