13.12.10




GOLDEN GAYS 2010



OS GAYS MAIS IMPORTANTES DE 2010 – Dezembro é o mês das listas. Listas dos melhores do ano nas artes, na política, nos esportes. É o período do ano em que se escolhem os mais bonitos do ano, os mais elegantes, os mais descolados... E também os piores do ano. É o mês em que a revista Time elege o Homem do Ano. E Artur Xexéo escolhe a Mala do Ano. (“Mala” do ano? Como Xexéo é gay!) Esse blog também tem uma tradição natalina, assim como o peru de Natal. Desde 2002 são escolhidos “Os gays mais importantes do ano”, uma lista com os gays que mais deram (deram?) o que falar durante o ano. Nomes como Henrique Meirelles, Presidente do Banco Central e Zeca Camargo, já foram citados em listas anteriores. Assim como Pedro Andrade, Aguinaldo Silva, Antonio Cícero, Luiz Mott, João Silvério Trevisan, Tuca Andrada, Guilherme Araújo, Victor Dzenk e até Ronaldo Fenômeno, no ano em aconteceu aquele seu rumoroso caso com o travesti. Esse ano a lista contempla gays dos esportes, das artes e dois ícones da cirurgia plástica no Brasil. Veja a seguir quem são os gays que mais se destacaram em 2010.



ANTONIO ANASTASIA – O Governador eleito de Minas Gerais é um verdadeiro ícone para a comunidade gay do estado. Antes de se candidatar ao governo ele foi um atuante ativista do MGM, o Movimento Gay de Minas. Num estado machista como Minas, Anastasia, junto com seu grupo, organizava passeatas, movimentos de protesto contra a homofobia e fazia reivindicações em nome dos homossexuais mineiros. Poderoso, ele era o principal homem de confiança do então Governador Aécio Neves. Diga-se de passagem, foi Aécio Neves quem, praticamente, elegeu Anastasia. Pois, o que se diz lá em Minas, é que Anastasia está para Aécio, assim como Dilma Roussef está para Lula. A diferença é que Anastasia é completamente apaixonado por Aécio a quem, entre os amigos mais íntimos, só se refere como “meu bofe”. Não é fofo? Antes de ser eleito Anastasia, através do MGM, organizava todos os anos a festa anti-homofobia Rainbow-Fest. O que se espera é que, a partir de 2011, já como Governador, ele continue sendo o militante gay que sempre foi.


CAIO RIBEIRO – Como apresentador do programa Central da Copa, Caio Ribeiro foi o grande destaque da Copa do Mundo de 2010. Durante os jogos fez comentários pertinentes e análises inteligentes dos jogos e dos jogadores. Como craque de futebol Caio Ribeiro jogou pelo São Paulo, Santos, Grêmio e Fluminense. Mas foi jogando pelo Flamengo que Caio protagonizou um dos episódios mais gays da história do futebol carioca. No auge da sua atuação pelo time o craque teria sido flagrado trocando carícias íntimas com o cantor de pagode Alexandre Pires. A notícia se espalhou rapidamente pela fofoqueira torcida flamenguista e acabou sendo destaque na prestigiada coluna esportiva do Renato Maurício Prado, no jornal O Globo. Por conta desse espisódio, durante os jogos do Flamengo, toda vez que Caio tocava na bola, a torcida cantava um sucesso do pagodeiro. Mas esse episódio não impediu que ele se tornasse um dos mais respeitados comentaristas esportivos da atualidade.


EDNEY SILVESTRE – Escritor e jornalista, foi o grande destaque da literatura brasileira em 2010, já que ganhou os dois maiores prêmios literários do Brasil. O Prêmio Jabuti, de melhor romance. E o Prêmio São Paulo, de melhor livro estreante. Seu livro “Se eu fechar os olhos agora” é uma história que se equilibra entre o suspense e a emoção. Como jornalista tem uma carreira brilhante como correspondente internacional. Foi o primeiro jornalista brasileiro a chegar ao World Trade Center, por ocasião dos ataques de 11 de Setembro de 2001. Em 2010, à sua revelia, se envolveu numa polêmica com o autor do livro Leite Derramado, Chico Buarque, por causa de uma disputa entre suas editoras pelo Prêmio Jabuti. Silvestre ignorou a polêmica e enfrentou pau a pau o Leite Derramado de Chico.


DOUGLAS IGOR MARQUES LUZ – O jovem estudante foi baleado no abdômen por um militar do Forte de Copacabana, logo após a Parada Gay de 2010. A violência aconteceu nas pedras do Arpoador, ponto turístico que fica ligado ao quartel. Mesmo baleado o jovem não se deixou intimidar e, com o apoio da mãe, Viviane Marques Luz, denunciou o militar a polícia. A denúncia obrigou o Exército a fazer uma investigação interna que acabou comprovando que um Terceiro Sargento da guarnição efetuou o disparo. Por sua coragem e personalidade Douglas merece estar no panteão dos gays que mais se destacaram em 2010.


CARLOS FERNANDO GOMES DE ALMEIDA – É um gênio da cirurgia plástica no Brasil. Conhecido pelo apelido de Dr. Mão Leve, graças a suavidade com que exercita sua arte. Arte sim, pois no caso do Dr. Carlos Fernando a cirurgia plástica é uma arte. Uma nobre arte. Sua técnica de realizar um lift facial é referência internacional. É um médico respeitado por seus colegas e pacientes. Mas isso não é tudo. É um dos personagens mais queridos da vida social carioca. Inteligente, bem humorado, bom caráter. É um sujeito elegante, sofisticado, alto astral. É bom de papo e possui um humor especial. É irmão do estilista e produtor de moda Cláudio Gomes que, em 2007, foi um dos integrantes dessa mesma lista.


JEAN WYLLYS – Em 2010 ele conseguiu o que parecia impossível: se livrou da pecha de ser um ex-BBB. O professor baiano, natural de Alagoinhas, foi eleito Deputado Federal, graças a expressiva votação do seu companheiro de partido Chico Alencar. Ponto para o movimento gay, do qual Jean Wyllys de Matos Santos é um autêntico militante. Ele também é jornalista com Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia. Ao tomar conhecimento de sua eleição Wyllys prometeu realizar um mandato honrado.


REYNALDO GIANECHINI – O ator brilhou na Rede Globo como o vilão Fred na novela Passione. Mostrando maturidade como ator, suas cenas com a diva Fernanda Montenegro encantaram o público da TV. Gianni deixou bem claro para o público que não é um galã que vive de imagem, ao enfrentar com muita coragem a tentativa de seu administrador, que tentou chantageá-lo, usando sua homossexualidade, para se apropriar de um apartamento no valor de 1 milhão de reais. O tema foi assunto de todas as revistas de fofocas. Poderia ter se transformado num grande escândalo. Não foi graças a tranqüilidade com que o artista lidou com o assunto. Quando Rick Martin saiu do armário, na saída de uma festa um repórter perguntou porque Gianechini não fazia o mesmo. Ele então respondeu que não precisava fazer um comunicado oficial sobre uma coisa que todo mundo já sabia. Na vida pessoal Gianni é um sujeito tranqüilo, profissional e muito querido por amigos e colegas.


CHARLES MOELLER & CLÁUDIO BOTELHO – Eles formam um casal tão unido, mas tão unido, que o nome dos pombinhos, nessa relação, teve que ser listado no mesmo item. Ninguém consegue imaginar Charles e Cláudio separados. Eles moram juntos, trabalham juntos, criam juntos. É como se fossem uma única pessoa. São artistas brilhantes e foram eles quem trouxeram o padrão Broadway de espetáculos musicais para o Brasil. As montagens brasileiras dos grandes musicais americanos, realizados pela dupla, são de fazer inveja aos originais. Em 2010 comoveram o público com a montagem do espetáculo Hair, um clássico do teatro musical, sucesso de público e crítica.


PAULINHO MULLER – O cirurgião plástico Paulinho Muller é um cultor da estética. Não só na cirurgia plástica, mas também nas artes. É um colecionador de artes plásticas. No seu apartamento em Copacabana ele vive cercado de obras de arte de artistas como Adriana Varejão, Pink Wainer, Tunga, Waltércio Caldas e Antônio Dias. É fã da pop art e da arte cinética. Para ele fazer uma cirurgia plástica é como comer uma fruta. Sua paixão pela estética faz com que tenha preferência por rapazes de corpos esculturais e rostos bonitos. Mas diz que a maior dificuldade de ser gay é encontrar alguém para se relacionar que tenha a ver com você.


VICTOR ARRUDA – Artista plástico, adepto da pintura figurativa. É um artista provocador e irreverente. Sua série de pinturas que exibiam pênis gigantes se tornou cultuada no mercado de arte latinoamericano. É autor de um painel de vinte metros no Memorial da América Latina, que foi pintado por encomenda de Oscar Niemeyer. No início de 2010 foi muito comentada sua exposição A Respeito da Corrupção, com quadros que faziam severas críticas a corrupção dos políticos brasileiros. Num dos quadros estava estampada a frase: “Políticos corruptos cospem na cara de criancinhas”.

18 comentários:

Anônimo disse...

Cria um destes só que feminino...vai..

Andersonqaf disse...

Você continua impossível Waldir kkkkkk

Anônimo disse...

Adorei a lista mais preciso saber quais outros nomes são potencialmente candidatos ao corgo de os mais belos gays em celebridades globais?
Tchaka drag queen tem vários episódios com muitos deles.

Douglas Rodrigues disse...

Adorei a lista! E eu, onde estou? kkk
Talvez um dia, UM DIA, esteja. Mas por enquanto, uma lista mais do que justa! Só não vejo pq classificar as pessoas, mas hoje em dia tem que ser assim ou a sociedade fica confusa demais!

Ana disse...

muito boa essa lista, os nomes muito bem escolhidos, não tem nada que ofenda os eleitos, pelo contrário

Mineiro Machão disse...

quer dizer que o anastasia soh chama o aecio de meu bofe? kakakakakak tou rindo ateh agora

Leonardo disse...

Gostei muito da lista de convocados, principalmente do Caio. Também não assumo que gosto de rapazes e isso faz com que eu busque consolo nas drogas. É muito sofrido ter que viver dentro de um armário.

Guto disse...

Parabéns pela lista, Waldir, como acontece todos os anos os nomes foram muito bem escolhidos

Anônimo disse...

bichamá!!!

Anônimo disse...

dou parabéns ao Douglas Igor por sua coragem e destemor, merece fazer parte dos golden gays

Jacira disse...

queria saber se vai ter uma festa de entrega dos golden gays? como vai ser o troféu? um falo dourado? uma pena de pavão?

Moreira disse...

muito divertida essa listagem, não vejo nada de ofensivo, mas se o meu nome saísse numa lista dessa eu não ia achar a menor graça

Alfredo disse...

queria ver uma lista com os melhores bofes do ano, por que vc não faz uma lista assim?

Monica Guerra disse...

wal seu blog tá lindo, engraçado, você só oferece o melhor aos seus leitores, um beijo

Tom disse...

Meu Deus! Tô bege!!!!

Virginia disse...

faz uma lista com as mulheres gays também tipo assim: maria gadú, ana carolina, ideli salvatti, zélia duncan, florinda bolkan e por aí vai...

Unknown disse...

Não tinha ideia que o Caio era do babado forte, muito menos o Alexandre Pires. Esse último já teve várias namoradas, inclusive algumas famosas. Enfim, como foram esses amassos tecnicamente falando?????

Anônimo disse...

E o governo Dilma? Que esta coalhado de bichas e sapatões
E a Dilma? Vamos ter que criar em breve o movimento contra a heterofobia,

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas