13.9.02

Lolita, luz de minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta.
Pela manhã ela era Lô, não mais que Lô, com seu metro e quarenta e sete de altura e calçando uma única meia soquete. Era Lola ao vestir os jeans desbotados. Era Dolly na escola. Era Dolores sobre a linha pontilhada. Mas em meus braços sempre foi Lolita.



O texto acima é o começo do livro Lolita de Vladimir Nabokov. É o melhor começo de livro que eu já li. As poucas frases dizem tudo sobre o livro que se está começando a ler. Sexo, paixão, amor, obsessão. Todo o espírito do conteúdo do livro está resumido nessas frases.


Acho que a parte mais difícil ao se escrever um livro é o começo. Logo nas primeiras linhas o autor tem que convencer o leitor de que vale a pena continuar lendo aquele texto. É uma questão de vida ou morte. Se o autor não for devidamente convincente, ou melhor, envolvente, o leitor pode fechar o livro e ligar a TV, por exemplo.


Quando li Lolita pela primeira vez fiquei logo impressionado com o começo do livro. As primeiras palavras tiveram sobre mim o efeito de um ecstase. Um ecstase literário! Logo nas primeiras linhas tive certeza que estava diante de uma obra-prima.


Outro livro que tem um início perfeito é Menino de Engenho, de José Lins do Rêgo. Um livro belíssimo, que eu li diversas vezes na época do ginásio. Ele era tão mágico e eu me identificava tanto com a história e o personagem principal, que o li diversas vezes, querendo absorver cada detalhe daquela narrativa envolvente.


Adoro livros. Adoro freqüentar livrarias e ver os lançamentos. Eu sempre leio a primeira página dos livros que são lançados para saber do que se trata e se o escritor é capaz de me envolver desde as primeiras linhas como o fizeram Vladimir Nabokov e José Lins do Rego.

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas