29.9.02




Um dos charmes da novela O Beijo do Vampiro é a música de abertura, a balada Blue Moon cantada em ritmo de rock. Para os menos atenciosos pode ser uma idéia original da novela mas não é bem assim. A canção Blue Moon, um sucesso dos anos 60, se tornou uma referência para as histórias de terror desde que foi usada por Jonh Landis como tema do seu filme Um Lobisomen Americano em Londres.


Um Lobisomen Americano em Londres foi um dos filmes americanos mais importantes dos anos 80. Na época do seu lançamento o cinema de terror estava fora de moda e ele foi celebrado pela mídia como um filme que renovava esse tipo de cinema. O sucesso de público, foi apenas razoável. Não foi um blockbuster, nem foi um filme que ficou cultuado ao longo dos anos, como Blade Runner, por exemplo. Mesmo hoje em dia não é fácil encontrá-lo nos videoclubes. Mas a sua importância para a cultura pop do final do século 20 é infinita.


A história é a seguinte: dois atletas americanos são atacados por um lobisomen quando passeavam de férias numa cidade nos arredores de Londres. Um morre e o outro vai para o hospital até se recuperar dos ferimentos. Quando sai do hospital, o rapaz que sobreviveu começa a receber visitas do fantasma do amigo que morreu. O amigo morto-vivo diz para ele se preparar, pois está condenado. Todas as noites de luz cheia o jovem vai se transformar em lobisomem.


O herói do filme passa a viver atormentado com isso. Até que chega a primeira noite de lua cheia e ele começa a sentir os primeiros sintomas de mudança no seu corpo que lentamente começa a se transformar num lobisomem. E foi exatamente essa cena que conquistou as platéias dos cinemas. O personagem sofria com a transformação lenta do seu corpo. Toda a seqüência da transformação é sublinhada com a canção Blue Moon. Não a versão da abertura da novela. Mas a versão original da música, que tem o formato de uma balada romântica. É uma seqüência belíssima, carregada de lirismo.


A partir de então, sempre que é noite de lua cheia, o herói se transforma num lobisomem que começa a aterrorizar Londres. Ele passa a ser caçado pela polícia. Até que, na seqüência final, depois de atacar várias pessoas, o lobisomem é encurralado no centro de Londres. Um atirador consegue atingi-lo com uma bala de prata. Quando morre o lobisomem se transforma no rapaz que fica caído nu sobre o asfalto. Nesse momento começa a tocar a versão de Blue Moon que toca na abertura da novela.


O sucesso de Blue Moon na trilha do filme se tornou um marco no cinema americano do começo dos anos 80. E por causa disso esse filme iria ter grande influência na cultura da época. Quando o filme foi lançado em 1981 Michael Jackson era a grande estrela da música internacional. Seu disco Thriller já era um estouro de vendas e as músicas Billie Jean e Beat It já eram ícones com seus clipes cheios de estilo. Foi então que Michael Jackson assistiu ao filme Um Lobisomen Americano em Londres e ficou encantado. Imediatamente convidou o diretor Jonh Landis para dirigir o seu próximo videoclip, que seria a música Thriller. Michael gostou tanto do filme de Jonh Landis que quis que o clipe da sua música fosse uma espécie de remake do filme. E assim foi feito. O clipe da música Thriller, com Michael Jackson se transformando em lobisomem e dançando com mortos-vivos, mudou a história da música pop no final do século passado.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas