28.9.02

A versão nacional do blogger é um sucesso. Cada dia surgem novas páginas, onde cada um pode dar sua opinião e expor publicamente suas idéias. Nem os mais radicais defensores da democracia imaginaram que um dia isso pudesse acontecer. As idéias e os conceitos de vida de cada individuo estão ali expostos, à disposição de quem quiser acessar, sem a figura ditatorial do editor, que interfere nas opiniões emitidas em publicações como livros e jornais. No blog a opinião é exposta de forma crua.


Além do aspecto democrático, o blog tem outro aspecto que me fascina. Ele provoca uma espécie de renascimento do culto à palavra escrita. Da mesma forma que existe um prazer especial em ouvir música, ou assistir um filme, existe um prazer muito especial em saborear o mundo através da junção de palavras. Prazer esse que é exercido através da leitura de livros, jornais ou revistas. O blog veio acrescentar mais um tópico ao prazer de ler.


Ainda encantado pela novidade, tenho dedicado muito do meu tempo à leitura de blogs. Atualmente tenho lido mais blogs do que livros. Sinto uma curiosidade muito grande por essa nova forma de expressão literária. E uma atração irresistível por esse novo conceito de expressão cultural. Um lugar onde a opinião escrita aparece de forma bruta e imediata.


Nos últimos dias tenho visitado com freqüência os blogs da versão nacional blogger.com.br. Tem sido uma viagem muito divertida e mágica. Assim como encontrar pessoas diferentes. E descobrir novos mundos. Novos horizontes. Tenho encontrado coisas terríveis. Mais também tenho lido textos muito interessantes. Um cineasta certa vez disse que, por pior que seja um filme, o espectador sempre vai encontrar pelo menos um take genial. Essa máxima pode muito bem ser aplicada aos blogs.


Veneno Puro é o nome do blog de uma moça chamada Michele, de Pernambuco. Ela fala muitos dos bares de Recife e Olinda, das bebedeiras, das brigas com o namorado. Lembrei muito das minhas farras de adolescência na capital pernambucana.


Blogando Pessoa é um blog que merece ser aplaudido de pé. Um exemplo de bom gosto, talento e sensibilidade. É um blog só com poemas do Fernando Pessoa. Se Jackie Miller ainda estivesse viva certamente daria a ele o prêmio de melhor blog do ano. Para contrapor ao Blogando Pessoa encontrei um blog chamado Carlos Drummond de Andrade . O blog pertence a um sujeito chamado Inácio Rodrigo que publica fotos dele com o filho e se dedica a fazer declarações de amor para sua mulher que o abandonou. Ele publica o e-mail da moça e pede aos leitores que mande mensagens pedindo para ela voltar para ele. É patético. O inusitado é ele ter batizado o seu blog de Carlos Drummond de Andrade. O poeta deve estar se revirando no túmulo. Ou talvez não...


Macho Grosso é o blog de um bofe revoltado que fala horrores do PT e vive criticando os padres comunistas. Totalmente anos 70. O rapaz parece meio perdido no tempo mas ele tem seu estilo próprio. O que salva o blog é exatamente o seu nome. Macho Grosso é um nome e tanto para um blog!
Verdade Nazismo é um blog totalmente fora de propósito. O autor fica querendo defender o indefensável. Ele tenta justificar o nazismo e diz que Hitler foi difamado pelos judeus. Vale a pena visitar para ver como pensa e funciona as forças do mal. Uó!






Mulheres Casadas é dedicado ao universo solitário das mulheres casadas. Aparentemente é escrito por um homem mas, segundo as próprias leitoras, ele parece entender tanto do universos feminino que algumas acham que o autor é uma mulher. Os textos são excelentes. Intensos, cheios de verdade e extremamente sensuais. A apresentação do blog: Porque mulheres casadas devem trair seus maridos. Porque os homens devem preferir as mulheres casadas. Um blog que ainda vai dar muito o que falar. Marina W vai adorar! Para se ter uma idéia leia o trecho a seguir, copiado do blog Mulheres Casadas.


No calor da batalha a mulher se sente como um vulcão prestes a entrar em erupção. Sua luta é para decidir se permite que esta explosão ocorra ou esforça-se para sufocá-la. Durante a luta ela procura avaliar quais as conseqüências que cada decisão acarretará e decide se adapta a si mesma ou as coisas à sua volta a uma nova realidade. Não é uma decisão que pode ser feita de forma isenta, pois ela é combatente e adversária de si mesma. Medo de um lado, Desejo do outro. O ringue é sua alma. Forças imensas se confrontam no mais íntimo de seu ser. Ela luta, se defende, arbitra e julga o vencedor. É um embate titânico e silencioso. E seu marido reclama das torradas no café da manhã.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas