20.11.02

O Canto da Sereia – Acabei de ler o livro de Nelson Motta. No começo tive uma certa dificuldade de me envolver com o romance. Mas depois a trama intricada, ambientada nos bastidores da música pop baiana, me envolveu completamente. A figura de uma estrela da música baiana sendo assassinada no alto de um trio elétrico, em pleno carnaval, a princípio, me pareceu muito forte. Com o desenvolvimento da história, tudo me soou plausível e, aos poucos, os personagens foram ganhando vida própria. Acho que o Nelsinho Motta teria conseguido melhores resultados com o seu livro, se tivesse tomado como fonte de inspiração os romances de Jorge Amado. A história é perfeita para uma trama no estilo do mais importante escritor baiano. A opção de narrar o livro como um romance policial banaliza a trama, já que o “noir” exige a presença de clichês. E o romance de Nelson Motta é muito mais que uma história policial. A cantora Sereia é um personagem feminino baiano que tem a mesma aura de Dona Flor, Gabriela e Tieta. O livro é ótimo, na medida em que oferece, em seu conteúdo e forma, o prazer da leitura. Mas poderia ter sido melhor ainda se o autor tivesse buscado mais inspiração em Jorge Amado e menos em Raymond Chandler.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas