17.1.03

VEREDA TROPICAL - Nem tudo foi flores da mata atlântica, nas minhas férias na Bahia. Apesar da beleza e do astral do lugar, fiquei indignado com a especulação imobiliária no eixo Trancoso-Arraial. Estão loteando tudo na maior cara de pau. Aquela área de mata atlântica não é tombada? Há pouco tempo atrás, quando alguém ia admirar a vista, nos fundos da igreja de Trancoso, só via o verde da floresta e a imensidão do mar. Agora, onde era apenas floresta, tem um monte de bangalôs e casas de veraneio. Olhando aquelas construções eu entendi Osama Bin Laden. Pois, a vontade que eu tive foi de explodir aquilo tudo. Um monumento à arrogância e a prepotência. Uma falta de respeito com o patrimônio histórico e ecológico do Brasil. Aquela é a região do descobrimento do Brasil e por isso foi tombada. Durante quase quinhentos anos ela conseguiu se manter intacta. A partir dos anos FHC começou uma liberação total na área. Afinal, o próprio filho do ex-presidente possui casa na região. Ele e o publicitário Nizan Guanaes, importante aliado do governo passado. Pessoas com influência suficiente para derrubar toda e qualquer proteção que a região pudesse ter. Desde que servisse para beneficiar interesses de aliados.


A revista FORBES-BRASIL que chegou nas bancas ontem, traz em sua capa o empresário alemão Michael Stepf-Gail, o homem forte por trás do Club Méd, o gigantesco resort que foi inaugurado no final do ano passado na praia de Taipe, entre Trancoso e Arraial. O empresário é grande proprietário de terras na Bahia, onde é conhecido como o Schumacher de Trancoso. A revista FORBES exalta o Club Méd como uma maravilha do turismo empresarial e mostra apenas o lado que interessa aos donos do negócio. A FORBES não conta que para construir o Club Méd foi provocado um verdadeiro estupro ecológico na região. Trechos imensos de mata atlântica foram derrubados. Rios foram desviados. Foram feitas construções na praia, no lugar que as tartarugas vêem fazer a desova. Além disso, o lixo do resort é jogado num trecho da mata que restou. O Club Méd também mandou construir uma escada que desce pela falésia até a praia. E não satisfeitos, instalaram holofotes dentro das falésias para iluminá-las durante a noite.


Falésia: Nome dado a terras ou rochas altas e íngremes à beira-mar.


As falésias da região de Trancoso-Arraial fazem parte do patrimônio histórico nacional. Elas são citadas por Pero Vaz de Caminha, o primeiro colunista social do Brasil, na sua famosa carta ao rei de Portugal. Ele as descreve poeticamente, contando como os navegantes as avistaram do mar, até chegar ao porto seguro, onde puderam desembarcar. É a história do Brasil! Durante quase 500 anos as falésias conseguiram se manter intactas, exatamente como Pedro Álvares Cabral as encontrou em 1500. Até a chegada do Club Méd a região.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas