26.2.03

I LOVE RIO - Tiroteios? Bombas na Vieira Souto? Ameaças de traficantes? Ônibus incendiados? Eu me recuso a falar sobre esses assuntos. O Rio de Janeiro, em que eu vivo, é um lugar pacato e tranqüilo. Uma ilha de beleza e sensualidade. Uma cidade mágica e encantadora. O Rio de Janeiro que eu adoro e que me fascina é uma terra de gente bonita e bem humorada que dedica sua vida a dar e sentir prazer.


Aproveitando que estamos nos últimos dias do verão decidi fazer um balanço dos eventos que mais me chamaram a atenção nessa última temporada de calor. Uma seleção das imagens que marcaram no meu coração o verão de 2003 e que me fizeram pensar como aquele personagem do filme do Roberto Benigni que, mesmo cercado das agruras do nazismo conseguia olhar o mundo através da mais absoluta, singela e simples de todas as verdades: A Vida É Bela!


1 – Cíntia Howllet-Martin mergulhando num pôr-do-sol no posto 9, submergindo nas ondas espumantes e depois aparecendo bela e encantadora, como se fosse a própria Iemanjá. Uma miragem. Se algum dia alguém fizer um filme sobre Iemanjá, Cíntia é a atriz perfeita para o personagem. Ela tem a beleza, a postura e o astral da Rainha do Mar.

2 - A praia do Arpoador, ficou com outra personalidade depois do aterro. Agora a areia está quase na altura do calçadão. É como se a praia tivesse ficado mais acessível. A mudança de cenário tornou quase que obrigatório um mergulho no Arpoador.

3 - André Rezende desfilando no Rio Fashion Week, com o rosto cheio de desenhos de inspiração tribal. André Rezende andando de skate na ciclovia. André Rezende fotografando para Hans Peter Schneider em frente ao Hotel Othon. André Rezende...

4 - LÁ VAI BOLA, o time sensação das areias de Copacabana. O mais tradicional time de futebol de praia chegou à final do Campeonato Carioca esbanjando charme e talento. Bruninho, Pedrinho, PC, Caô, Valois, Renato e Jorge Zen fizeram de suas partidas um espetáculo de garra e paixão pelo futebol. É comovente a paixão e o amor que esses atletas sentem pelo futebol penta campeão. Mais comovente ainda é a forma como esse amor é traduzido nas partidas do campeonato.

5 - Chico Buarque e Miguelzinho Faria caminhando diariamente sob o sol escaldante do verão. Pode existir imagem mais carioca do que essa? Chico e Miguelzinho dão um toque de classe e sofisticação ao calçadão. Dão charme, conteúdo, densidade e calor. Quando eles chegam na praia até o sol parece ficar mais alegre e brilhante. A dupla (ou será o casal?) encarna com perfeição o estilo carioca de ser.

6 - As camisas da coleção de verão da Sandpiper mereciam ganhar um Oscar. No filme O Grande Gatsby tem uma cena em que Robert Redford, querendo impressionar Mia Farrow, começa a mostra-lhe sua coleção de camisas, que ele tira do guarda-roupa e joga sobre a cama. Mia então começa a chorar. Gatsby pergunta porque ela está chorando e Mia diz que está chorando porque nunca tinha visto camisas tão bonitas como aquelas. Pois bem. Cada vez que eu vejo as camisas da Sandpiper eu tenho vontade de chorar como Mia Farrow neste filme.


7 – O banho noturno na praia de Ipanema. A água clara e refrescante. Os peixes se divertindo junto com a gente. A lua gloriosa embelezando ainda mais o céu estrelado. Uma brisa suave que sopra do oceano. Precisa dizer mais alguma coisa?

8 - Olivieri, o salva-vidas do posto 8. Lindo, com a sua sunga preta e a camiseta vermelha do corpo de bombeiros. Ele encarna com perfeição a imagem do guardião da praia. Está sempre de olho nas crianças. Atencioso com os turistas. E amigo dos moradores da região. É o tipo de sujeito que ajuda as velhinhas a atravessar a rua. Adoro Olivieri, apesar dele me tratar com um prudente distanciamento. Eu o entendo. Se não houvesse esse distanciamento eu já o teria chamado para a briga há muito tempo. É que, a exemplo da governadora Rosinha Mateus, eu também tenho uma paixão no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio.

9 - Era uma tarde de sábado. Eu ia assistir a mais uma partida do campeonato de futebol de praia. A rua Souza Lima estava bem tranqüila. As árvores frondosas davam um clima ainda mais bucólico ao lugar. De repente, eu olho para o lado e vejo, na janela do seu apartamento, Dorival Caymmi e dona Stella. Os dois, de braços dados, na janela do apartamento curtindo a tranqüilidade da rua. A imagem deles nunca há de me sair da cabeça. Era uma imagem de amor. Surpreso com a cena eu sorri para eles. E eles me devolveram um sorriso que enche o meu coração de felicidade até hoje. Um sorriso que foi só para mim.

10 - As chuvas de verão que caíram sobre a cidade em janeiro. Foi um espetáculo bonito. As manifestações da natureza sempre devem ser bem vindas. A água caindo em cântaros, os relâmpagos rasgando o céu e o barulho dos trovões foi o melhor show de efeitos especiais da temporada.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas