30.3.03

PROSA & VERSO - A publicação do livro Mulher de Um homem Só, no blog Liberal, Libertário, Libertino faz reforçar a vocação dos blogs como artífices da nova literatura brasileira. É na internet que está sendo publicada a grande literatura brasileira do século 21. E o mais incrível é que é uma literatura mais pura, mais autêntica, mais dinâmica.


A literatura que se têm conhecimento através dos livros, passa por uma espécie de filtro. Um espécie de censura que é ditada pelas editoras, que dominam o mercado de livros. São elas que escolhem e determinam o que o leitor vai encontrar nas livrarias. Na internet não existe essa figura onipotente. Cada um publica o quer, do jeito que quer, com as palavras que quer.


Então a literatura que se encontra da web, especialmente nos blogs, é uma literatura mais viva, mais verdadeira. Afinal, são palavras que se esvaem dos autores e vão direto para o leitor. Sem intermediários. É uma relação autor-leitor muito mais rica e profunda. Relação que dispensa a figura da editora mandando cortar ali, reescrever acolá. Isso é uma vitória da literatura. É a realização do desejo máximo de todo mundo que escreve. Chegar direto no leitor, sem intermediários.


Quem se dá ao trabalho de pesquisar na enorme quantidade de blogs que existe na internet se surpreende com a qualidade literária encontrada nos mesmos. Tem muita gente escrevendo coisas interessantes. O curioso, é que algumas pessoas escrevem por impulso e não têm noção do seu próprio talento. Nem sabem que são escritores. Esses é que são os melhores.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas