12.4.03

UMA CANÇÃO PARA HELENA - Foi um divertido almoço de negócios no bistrô da Livraria da Travessa. Éramos apenas eu, Helena e Marina. Helena é poderosa. Socialite, ela freqüenta as altas rodas da política e do society. Começamos a conversar sobre os bastidores da política brasileira até que o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entrou na roda. Todos que lêem esse blog já devem ter percebido que uma das pessoas que eu mais detesto na vida é o ex-presidente da República.


Pois bem. Foi só falar em FHC que Helena começou a destilar todo o seu veneno sobre o nosso ex-algoz. “As pessoas não têm idéia do mal que esse homem fez ao Brasil.” As palavras de Helena soavam como música aos meus ouvidos. “Ele é pior que qualquer outro político brasileiro. Ele levou o país para a beira do abismo”. Eu olhava para Helena encantado. Ela dizia o quanto ele era malvado e maquiavélico; que usou o cargo de presidente da república para se promover no exterior; que fez acordos espúrios com o FMI para ficar bem com banqueiros internacionais. Ou seja, tudo verdade.


Marina ficou quietinha, apenas ouvindo. Ela adora FHC. Admira-o intelectualmente. Acredita, sinceramente, que ele foi um bom presidente e que fez sempre o melhor para o Brasil. Santa ingenuidade! diria Robin se estivesse conosco. No dia do almoço a cidade havia sido novamente atacada por bandidos. Bombas atiradas na zona sul. Tiroteios. Minha querida Marina se esquece de que tudo isso é conseqüência dos oito anos de governo FHC.


Animada pela cerveja gelada, Helena não parava. “Os brasileiros ficaram deslumbrados porque ele fazia discursos em francês. Mas isso não quer dizer nada. O sujeito pode falar francês, inglês, italiano e alemão e ser um canalha.” Eu só faltava aplaudir Helena, como um fã ardoroso que estivesse diante de um show da Madonna.


Além de tudo é um pilantra! Ele só pensa em mulher. Come tudo o que aparece na frente.” Nesse momento Marina se manifestou. “É melhor só pensar em mulher do que ser assexuado como o Garotinho.” Nós fuzilamos Marina com um olhar de reprovação e continuamos a falar mal do sujeito. Foi um almoço e tanto!

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas