14.5.03

ABU DHABI BRASIL - Pelos poderes de Alá!!! Nos tatames do país não se fala em outra coisa que não seja o Abu Dhabi Brasil. O clima é de muito nervosismo e excitação. Os organizadores estão histéricos com a chegada das equipes estrangeiras e com a montagem da estrutura do evento. Os lutadores que vão competir estão todos à beira de um ataque de nervos. Os praticantes de artes marciais não falam noutra coisa que não seja o torneio. Caravanas de lutadores de vários pontos do Brasil estão se dirigindo a São Paulo para assistir ao evento e torcer pelos ídolos e pelos colegas de equipe. Mais da metade dos ingressos já foram vendidos.


O conceito do torneio foi idealizado pelo Sheik Tahnoon Bin Zayed, um dos filhos do sultão que governa os Emirados Árabes Unidos. Quando estudava na Califórnia Tahnoon teve contato com o Jiu-Jitsu brasileiro por intermédio da Família Gracie. Depois de tornar-se fã incondicional do Brazilian Jiu-Jitsu, o Sheik idealizou um torneio em que todos os praticantes de lutas agarradas pudessem competir entre si, sem o uso de golpes traumáticos, onde chutes e socos são proibidos. Assim nasceu o torneio de Submission Wrestling, popularmente conhecido como torneio de Abu Dhabi, por causa do nome da cidade onde normalmente é realizado, capital dos Emirados Árabes. No torneio é proibido o uso do quimono. Os atletas lutam apenas de sungão. Essa e a essência do campeonato.


Três vezes campeão do torneio de Abu Dhabi, Royler Gracie aposta suas fichas na edição brasileira de Abu-Dhabi, em que estará lutando na categoria até 65kg. "Espero que seja um evento classe AA", enfatiza, confiando na organização da edição brazuca do maior evento de Submission. A preocupação de Royler está ligada à imagem do esporte no exterior. "Temos que provar para os gringos que além de bons lutadores, nós também sabemos organizar uma competição de alto nível".
Faltando menos de uma semana para o torneio, a preparação física de Royler está em fase de finalização. "Até quarta-feira fiz um treino leve, um "bate-bota", mas agora quero só descansar e me concentrar para o final de semana", comenta o faixa-preta, que terá entre os seus adversários o campeão mundial de Jiu-Jitsu Leo Vieira. Logo após o torneio Royler viaja para a Austrália. Vai passar quatro semanas treinando professores de academias de Sidney, agora que o jiu-jitsu é a última moda na terra dos cangurus.



O campeão da seletiva brasileira para o Abu Dhabi Brasil, Alexandre Cacareco é um dos favoritos ao título da categoria até 99kg. Sobre sua expectativa para a disputa da competição, ele diz: 'Vou lutar de acordo com o desenrolar dos combates e a característica dos adversários'. Cacareco, falou sobre a dificuldade de sua categoria. 'Para ser campeão, terei que enfrentar algumas das maiores feras dos tatames brasileiros. Feras como Zé Mário Sperry, Rodrigo Comprido e Saulo Ribeiro. Alexandre Cacareco também quer lutar no absoluto: 'A minha participação no absoluto vai depender da organização do evento'.


O famoso ilusionista americano Leonard Montano, mais conhecido como Mr. M, já está no Brasil para participar do Abu Dhabi Brasil. Mr. M vai fazer um show de mágicas no encerramento do torneio. O mágico, que se tornou popular no país depois de uma série de apresentações no programa Fantástico, prometeu fazer levitar os lutadores Ricardo Arona e Mark Kerr, que fazem uma luta como convidados dos organizadores.

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas