21.6.03

VICENTE PEREIRA ESTÁ VIVO * Um luxo a montagem de O Karma Cor de Rosa, o último texto do saudoso teatrólogo Vicente Pereira. A peça foi montada graças ao empenho da atriz Sylvia Bandeira, que comprou os direitos da peça e a produziu. Há dez anos o diretor Marcus Alvisi vinha tentando montar esse espetáculo. Chegou a inscrever o texto para concorrer em vários patrocínios, mas o projeto nunca era aprovado. Até que Sylvia Bandeira enfrentou o desafio de encenar O karma cor de rosa. Aplausos para ela.


A montagem é muito bem cuidada e está a altura do texto do Vicente, um besteirol sofisticado que conta a história de uma visita do ator Paul Newman ao Brasil. Toda a realização do espetáculo envolve o esforço de alguns dos melhores amigos do autor. O diretor Marcus Alvisi, que também interpreta Paul Newman na peça, foi namorado do Vicente na juventude e depois se tornaram grandes amigos. Duse Naccarati, fantástica como sempre, provocando as melhores risadas do espetáculo, e Rubens de Araújo, também foram pessoas muito especiais para o Vicente.


Aliás, o Vicente Pereira foi uma pessoa realmente muita querida. Muitos dos seus amigos foram prestigiar o espetáculo, com o espírito de quem estava indo encontrar alguém muito querido. Uma pessoa especial. Patrícia Travassos, uma de suas melhores amigas, estava radiante. Não escondia de ninguém a felicidade por ver a peça de seu querido Vicente finalmente encenada. Assim como Diogo Vilela, que fez grande sucesso no teatro com outro texto do Vicente Solidão, A Comédia, não se cansava de repetir: Eu olhava para o espetáculo e parecia que estava vendo o Vicente.


Louise Cardoso convidava a todos para vê-la no espetáculo Pluft, de Maria Clara Machado. Ângela Vieira. Jaqueline Laurence. Lidoka. Chico Diaz. A cantora Simone, como sempre, provocando frisson em todas as mulheres. E Tiazinha, namorada de um dos atores do espetáculo, Eriberto Leão, circulando serelepe com um cachecol cor de rosa. Rosa Marques Moreira, filha do presidente da Associação Comercial do Rio, Marcílio Marques Moreira estava linda, vestida para matar. Marcus Vinicius, nosso amigo que está trabalhando na reconstrução do World Trade Center, veio de Nova York especialmente para a estréia. Sempre hilário Marquinhos nos contou o seu encontro com a Princesa Anne. E disse que Nova York está vivendo um momento muito difícil em conseqüência da política externa do governo americano. Bush é um horror!, repetia ele.


Quando encontrei o Marcus Vinicius na entrada do teatro ele me disse: Lembra que foi aqui que assistimos a estréia de Colombo, há dez anos atrás, com o Rubens Correia? Foi incrível essa lembrança. Colombo também era dirigida por Marcus Alvisi e também tinha Duse Naccarati e Rubens de Araújo no elenco. Lembra da Duze vestida de sereia, com um rabo de peixe e os peitos de fora? Outra lembrança curiosa: foi no teatro Villa Lobos que eu vi o Vicente Pereira pela última vez.

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas