8.7.03

A TALENTOSA MRS. HIGHSMITH - O lançamento, nos EUA, da biografia de Patrícia Highsmith me deixou com uma imensa vontade de reler seus livros. A maneira como ela conta suas histórias me fascina e me encanta. Assim como os cenários e a forma como ela define o caráter de seus personagens. Foi uma experiência marcante na minha vida ler o livro Águas Profundas. Cada página, cada parágrafo, significou a descoberta de um novo mundo. Uma nova porta aberta para o fascinante mundo da literatura.


Águas Profundas é ambientado numa pequena cidade perto de Nova York. O herói é um sujeito muito querido pela população local, que o respeita e o admira. Mas a mulher do sujeito é detestada na mesma proporção, já que ela é falsa, arrogante, esnobe e não se importa com o marido, tratando-o com desprezo. Um dia surge na cidade um forasteiro e a mulher acaba tendo um caso público com ele. O marido, sentindo-se humilhado, num momento de fúria afoga o pilantra numa piscina. Pela forma como o crime é cometido, toda a cidade sabe quem foi o criminoso. Mas quando a polícia de Nova York chega para investigar, toda população da cidadezinha mente para proteger o vizinho, que na opinião deles apenas cometeu um crime justo. É um livro para ser saboreado como quem experimenta um prato requintado.


Tom Ripley, o personagem mais famoso da sra. Highsmith, teve a sua trajetória contada em cinco volumes. Tom Ripley, que para mim sempre vai ter a cara do jovem Alain Delon, surgiu no livro O Sol Por Testemunha. O charmoso anti-herói fez tanto sucesso com os leitores que acabou adquirindo vida própria e aparecendo em outros livros da autora. Sempre se envolvendo em situações onde é obrigado a cometer um crime. E o leitor se vê obrigado a ser solidário com o criminoso, devido ao seu charme, seu humor e sua maneira sofisticada de levar a vida.


O fantasma de Dick Greenleaf, o milionário americano que ele mata no primeiro volume, vai segui-lo por toda a vida. E por causa desse crime ele será obrigado a cometer outros, pois, sempre vai aparecer alguém querendo levantar suspeitas. Tudo o que Ripley quer é curtir a vida ao lado da esposa francesa Heloise, que ele adora e trata com a maior paixão. Ele gosta de freqüentar bons restaurantes e degustar os melhores vinhos, como os que guarda em sua adega em Belle Hombre (Bela Sombra), a charmosa vila onde mora, na pequena cidade de Villeperce. Mas sempre aparece algum chato querendo mexer em histórias do seu passado. Falsificação de quadros, pequenos golpes, assassinatos e outras ambigüidades macabras.


Depois de O Sol Por Testemunha, Tom Ripley reapareceu no livro O Amigo Americano, onde começa o seu envolvimento com quadros falsos. Um Passo Em Falso é um verdadeiro clássico do suspense. A ambigüidade sexual sempre foi um dos charmes do personagem. Ripley adora a esposa e costuma trata-la com tanto carinho e afeto, que isso faz com que o leitor o perdoe por todos os seus crimes. Mas sua paixão por Heloise não impede que ele se sinta atraído por outros homens. O Garoto Que Seguiu Ripley, é o volume onde essa ambigüidade sexual fica mais clara. O último livro em que Tom Ripley aparece chama-se Ripley Debaixo D´água e foi em lançado em 1991, quatro anos antes da morte da autora.


Em Ripley Debaixo D´água, Patrícia Highsmith escreveu a seguinte dedicatória:
Para os que já morreram e estão morrendo na Intifada e entre os curdos, para os que lutam contra a opressão em qualquer terra, e se levantam não só para lutar mas também para tombar.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas