2.11.03

A DOCE VIDA O primeiro dia do mês de novembro foi um daqueles típicos dias de verão no Rio. Um sol de rachar, a areia quente e um mar delicioso para se refrescar. Sem esquecer aqueles corpos deliciosos à nossa volta, pedindo para serem comidos. E pensar que em Bagdá o bicho está pegando! Para começar o dia uma boa corrida no calçadão, curtindo o suor escorrendo pelo meu rosto. No caminho para a praia encontro Bel e Carlos, indo levar a filhinha deles para a praia. Da calçada vejo Toni Oliveira na janela do seu apartamento. Digo para ele que a praia está maravilhosa e ele me responde: “Você é que sabe viver”. Grande Toni!


Na praia em frente a Vinicius encontro Andréa Lago, que a gente chama simplesmente de “Laguinho”. Andréa é uma fofa. Ela me diz que está saindo mais cedo da praia, pois vai para o Píer Mauá assistir ao show do Chiclete Com Banana. Ali eu também encontro Fred Neci, um cara muito bacana, que é produtor de eventos e ele me convida para ir à festa que ele promove todos os domingos no Hard Rock Café, no Cittá América. As festas promovidas pelo Fred são sempre muito bem freqüentadas. Só gente bonita e alto astral. Ele é um empresário talentoso e profissional. Era ele quem produzia as animadas festas do Esporte Gool, que fizeram história no verão passado.


Depois da Vinícius passei no posto nove rapidinho e depois fui até o Country Club. Lá a praia estava gloriosa. Encontrei Soraya, uma amiga baiana que eu não via desde o verão passado. Rimos muito trocando fofocas sobre alguns amigos. Ela faz aquela linha gostosona, com o bumbum empinado, e estava usando um biquíni mínimo de crochê. Parece que os biquínis de crochê são uma tendência para esse verão. Num certo momento ela virou de costas para mim, empinou o bumbum, que já é arrebitado, e perguntou: “Meu biquíni está muito pequeno aí atrás?”


Tinha a maior galera na praia. Cabeção. Gibi. Xuxu. Periquito. Miguel. Mais um monte de bofes gostosos que eu não sei o nome. Todo mundo largado na areia, fumando um baseado atrás do outro e falando sobre a entrevista da Luana Piovani, que declarou que fuma maconha para relaxar. Grande Luana! Depois uma garota meio enjoada, que estava no grupo, comentou que estava numa festa e que a Daniele Winnits tinha paquerado ela. A moça falou num tom meio indignado, achando aquilo um absurdo. Então os bofes caíram de pau em cima dela. Dizendo que achavam o maximo duas mulheres se pegando. Que essa era a grande tendência do verão. Um playboy provocou gargalhadas quando falou cheio de si: “Até a Madonna está pegando a Britney, qual problema da Danielle Winnits querer dar uns pegas em você?” Depois os bofes começaram a falar das fotos da Dani na Playboy e um deles começou a descrever as fotos em detalhes, dando a impressão que ele tinha folheado a revista com muita freqüência, se é que vocês me entendem... Uma outra garota, gostosíssima, atravessou a areia e nas costas ela tinha tatuado a expressão “carpe diem”. Ficou todo mundo querendo saber o significado daquelas palavras em latim. Eu sabia o significado, mas tinha esquecido. Então fui até ela e perguntei o que queria dizer e ela deu um sorriso lindo e disse que “carpe diem” significa “aproveite o dia”. Quando eu falei para os rapazes a tradução das palavras um dos bofes falou: “com aquele lombo que ela tem eu aproveito o dia, a noite e a semana inteira”.


Depois apareceu o Walter Rosa e um cara falou, em tom de brincadeira: “Qual é Walter, só porque está namorando a colunável não vai mais falar com a gente?” Walter Rosa é o máximo. Grande figura. É a mais perfeita tradução do que eu chamaria de gente boa. Ele sentou na areia com a galera e ficou participando de uma rodada de gamão. Depois todo mundo ficou combinando de ir ao Tim Festival curtir a noite do Hip Hop. Foi então que surgiu, na altura do Arpoador, um enorme transatlântico. A imagem do navio surgindo no horizonte foi impressionante. Ficou todo mundo boquiaberto imaginando a doce vida que deslizava sobre o mar. Aliás, o aparecimento daquele navio na praia de Ipanema hoje à tarde, me lembrou uma cena do filme Amarcord, quando a população da pequena cidade onde se passa o filme fica paralisada quando um transatlântico cruza o seu litoral. Olhando o navio sumir no horizonte, eu pude cantarolar baixinho o tema musical do filme, um dos mais belos da história do cinema. Aliás, o sábado de sol em Ipanema foi doce e belo como um filme de Fellini. Doce e belo como a vida.




FELLINI NA GLOBO A inspiração felliniana do sábado de sol, aconteceu por causa da reportagem sobre os dez anos da morte do cineasta, exibida no dia anterior no Jornal Nacional. Para surpresa e gáudio dos seus telespectadores, na edição da sexta-feira o Jornal Nacional exibiu uma extensa reportagem sobre o diretor italiano, com direito a cenas de clássicos do cinema como A Doce Vida, Amarcord e Noites de Cabíria. Além de um comentário comovente do Arnaldo Jabor. O que será que aconteceu com o Jornal Nacional? O que será que provocou esse momento de lucidez do jornalismo brasileiro? Em geral, o que se vê nos noticiários do horário nobre é aquela velha lengalenga de políticos corruptos, guerra do tráfico, tragédias, misérias, mentiras de Bush, ou seja, aquilo que foi eleito como notícia pelos chefões da indústria de comunicações. Mas sexta-feira algo de mágico aconteceu no horário nobre da televisão aberta. Anita Ekberg surgiu gloriosa, em imagens em preto e branco, contracenando com um jovem Marcelo Mastroiani, na clássica cena da Fontana di Trevi. Isso é o que eu chamo de oferecer biscoitos finos para a massa. Vamos torcer para que os editores do noticiário façam disso uma constante. O público penhorado há de agradecer.




A MULATA É A TAL – Próximo sábado o verão vai pegar fogo na Fundição Progresso com o show da cantora baiana Margareth Menezes. O trio elétrico da moça foi a sensação do último carnaval da Bahia, tocando uma música de raízes africanas. A música Dandalunda, releitura de um tema para rituais do candomblé se tornou um verdadeiro clássico da ferveção em Salvador. A galera de Ipanema só fala nesse show. Portanto, se jogue e caia de cabeça porque o bicho vai pegar...

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas