21.2.04

SORTE GRANDE - O carnaval da Bahia é um mundo maravilhoso de música, cores, astral e felicidade. Salvador é pura alegria. Estou me esbaldando com a música dos trios, com os afoxés, com as cores dos abadás, com o acarajé e o caruru. E com a energia bacana do povo baiano. Carnaval de verdade é em Salvador. O baiano mergulha de cabeça no carnaval, com aquele espírito de que a vida é curta e que nós estamos nesse mundo para sermos felizes. Axé, Bahia!


Eu tenho tanto para contar sobre esse carnaval mas nem sei por onde começar. Na quinta feira, quando cheguei na Barra dei de cara com o trio de Ivete Sangalo. Existe melhor maneira de começar o carnaval? Saí pulando atrás do trio, com uma multidão enlouquecida que pirava quando ela cantava Sorte Grande, o hino do carnaval 2004.


Em frente ao camarote de Daniela Mercury o trio quebrou e a musa da Bahia teve que ficar cantando enquanto consertavam o caminhão. Foi bom demais. Com uma minissaia verde, dava para curtir o som e ficar admirando os pernões de Madame Sangalo. Ela estava muito divertida, fazendo gracinhas, jogando o cabelo e dando muita pinta em cima do trio. Num certo instante ela virou para o público e afirmou: "Acho que eu fui um veado na outra encarnação!"


Depois teve o trio de Margarete Menezes com o bloco Os Mascarados. As fantasias eram hilárias. O bloco estava cheio de lésbicas. Maravilhosas, trocando beijos apaixonados, curtindo de mãos dadas, fantasiadas de melindrosas, mulher maravilha, freiras, mulher gato, Cleópatra, etc. Os gays também não ficaram atrás e mandaram ver no bloco de Margarete.


No dia seguinte a festa foi no Camarote 2222. Quando cheguei dei de cara com o Lindemberg Farias e só de olhar para ele já fiquei cheio de tesão. O Lindemberg está mais lindo e gostoso do que nunca. Com uma camiseta cavada, exibindo o braço malhado. Eu persegui tanto ele no carnaval passado mas não aconteceu nada. Quem sabe esse ano eu tenho melhor sorte. Afinal, o hino do carnaval chama-se Sorte Grande e hoje ainda é sábado de carnaval. Até a quarta-feira de cinzas muita coisa pode acontecer...


Lindemberg, que deveria se chamar Lindo Berg, abraçado a namorada, conversava com Carolina Ferraz e o Barahona. Na pista de dança o DJ Zé Pedro mandava ver, com um set de MPB com remix techno. Afinal, o 2222 é uma espécie de templo da MPB. Flora Gil, belíssima, recebia a todos como uma imperatriz do carnaval baiano, ao lado do maridão, Gilberto Gil que, alheio aos ti-ti-tis do governo, deixava claro que, no caso da Bahia, o mais importante é o carnaval.


O prefeito de Salvador Antonio Imbassahy também estava no 2222. Muito animado, foi ele quem conseguiu agarrar no ar um microfone que foi jogado de um trio elétrico que passava lá fora, para a varanda do camarote. É que lá estava Margarete Menezes e os músicos do trio queriam cantar junto com a diva negra da música baiana. Margarete não se fez de rogada e cantou Dandalunda, seu maior sucesso. Foi uma loucura. Todo mundo pirou. Tanto os que estavam no camarote como aqueles que estavam lá fora. Atrás do trio ou pulando na pipoca.


Ciro Gomes com Patricia PIlar eram dos mais animados. Ciro chegou até a cantar com o ministro Gil. O presidente do BID Enrique Iglesias se esbaldou na varanda do camarote assim como o Ministro do turismo Mares Guia, que estava pela primeira vez no carnaval da Bahia. O que provocou o seguinte comentário do folião Nelsinho Motta: "Como pode ele ser ministro do turismo sem nunca ter passado um carnaval em Salvador?" Coisas do governo Lula.


Alexandre Accioly com Michele. Dado Dolabella que fazia questão de dizer que está solteiro em Salvador. O pão de açucar João Paulo Diniz (lindo) com a bela namorada Ana Luisa Castro, cercado de seguranças parrudos. Caetano Veloso e Paulinha, com os filhos. Gilda Matoso e Marcus Vinicius cuidando da assessoria de imprensa e tomando todas. E um monte de gente imbuída do espirito de carnaval.


No 2222 encontrei o Marcos, um amigo que é publicitário. Ficamos conversando um tempo e fazendo comentários indecorosos sobre os bofes que circulavam pelo camarote. Cada um mais gostoso que o outro. (Claro que eu trocaria qualquer um daqueles pelo Lindemberg!) Tinha dois que eram bem jovens, deviam ter 18 anos e eram dois fofos. Tomavam todas e eu percebi que eles estavam loucos por uma aventura. Me aguardem, bofes! Tinha um outro com a roupa dos Filhos de Gandhi que era tudo de bom. Quando ele passou por nós eu falei para o Marcos, bem alto para ele ouvir: "esse é o mais gostoso da noite". Ele nos olhou e deu um sorriso lindo.


Tinha um outro bofe lindo, que ficava dançando sensualmente cada vez que passava um trio. O Marcos me disse que ele era a celebridade do momento no verão da Bahia. Eu então perguntei porque. O que é que ele fez para ser uma celebridade. O Marcos me respondeu que ele era uma celebridade por que tinha um pau enorme. "Uma amiga minha já deu para ele e me contou que o pau dele é fantástico. O próprio show da vida! E ele não distingue ninguém. Come todas e todos. E isso o tinha transformado numa celebridade." Eu ri muito com o Marcos. Depois ele me contou que vai sair hoje no bloco da Margarete Menezes vestido apenas uma sunga mínima, uma máscara e o corpo cheio de purpurina.


A palavra chave do carnaval da Bahia é a palavra ABADÁ. Aqui em Salvador quem tem ABADÁ, tem tudo. O ABADÁ tanto pode ser uma camiseta como uma pulseira. É a porta de entrada para os camarotes. Ou para voce se instalar na área vip dos trios elétricos. Nas ruas, nos bares, nos hotéis a palavra mais pronunciada é a palavra ABADÁ. Nas casaS e lojas vê-se cartazes tipo: "Temos ABADÁ para o chiclete". Ou "ABADÁS esgotados. Eu ouvi um casal discutindo no meio da rua e a mulher dizendo para o homem, com aquele irresistÍvel sotaque baiano: "Me deixa em paz que eu nÃo quero conversa contigo. De você, a úinica coisa que eu quero é o ABADÁ!"


Fiquei no camarote até as três da manhã. Tomei todas, fiquei muito louco e saí atrás do primeiro trio elétrico que passou na minha frente. Pulei até o dia amanhecer e cheguei no hotel morto de cansado. Aliás, o hotel Blue Tree é ótimo. Fica no alto de um morro no bairro do Rio Vermelho e tem uma bela vista para o mar. A vida é bela!

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas