28.4.04

IPANEMA-110 ANOS - A praia de Ipanema, trecho do oceano atlântico compreendido entre as pedras do Arpoador e o Jardim de Alá, sempre teve vocação para musa do Rio de Janeiro. Já em 1929 o escritor Théo Filho escreveu A praia de Ipanema, um romance em que descrevia a região como um lugar paradisíaco, uma praia deserta de um bairro afastado. No livro o escritor descreve os bosques que margeavam as ruas arborizadas e os casarões afastados um dos outros.


Foi, entretanto, em 1962 que a praia de Ipanema se tornou paixão nacional quando Tom e Vinicius lançaram a canção Garota de Ipanema, que traduziu para o Brasil e o mundo o estilo de vida dos habitantes daquele pequeno mundo. Nos anos 60 e 70 Ipanema viveu uma espécie de fase áurea, exportando personagens, modas, artistas, posicionamentos políticos e modos de vida. Agora, no alvorecer do século 21, Ipanema ainda é a grande musa do litoral brasileiro? Não tenha dúvida que sim. Com seus 110 anos de existência a praia de Ipanema parece conter em seu âmago o segredo da eterna beleza e juventude.


A praia de Ipanema começa no Arpoador, desde sempre o trecho favorito dos surfistas cariocas por causa de suas ondas perfeitas. A montanha rochosa que invade o mar permite uma visão privilegiada da praia além de ser um lugar perfeito para a meditação. A areia, em frente ao hotel Arpoador Inn, é um reduto de celebridades. Gilberto Braga e a musa Cintia Howllet moram ao lado do hotel e vão à praia lá. Assim como Royler Gracie, Andreia Feter, Lilibeth e Walter Rosa, Débora Bloch e Olivier, Bebel Gilberto e Felipe Dylon.


O Castelinho é outra famosa praia de Ipanema. Na virada dos anos 60 para os 70 existiu ali, na altura do posto 8, um famoso bar de beira de praia que tinha a forma de um castelo. Na época o lugar era um reduto de belos e belas da zona sul. Reino absoluto de Ionita Salles Pinto. Hoje, no lugar do Castelinho tem um espigão espelhado. Mas o nome ficou e hoje a praia é frequentada pelos filhos e netos daqueles que fizeram daquele lugar uma lenda ipanemense. Ali não se encontra nenhuma celebridade apenas estrelas do pedaço. A musa Daniela Fernanda, Ricardo Vieira, Xande Garcez, Marcelo Cazuza, além dos jogadores de futebol que se travestem no reveillon e formam as Quengas do Castelinho.


O Palácio de Cristal é o reduto de gays, lésbicas e simpatizantes. O nome do local é uma referencia ao edificio espelhado que fica entre as ruas Farme de Amoedo e Teixeira de Melo, onde moram Caetano Veloso e Paula Lavigne. No pedaço, pessoas do mesmo sexo andam de mãos dadas, se beijam na boca, trocam carícias e juras de amor. Sem medo de serem felizes. Logo em seguida vêm o reduto dos machões da Farme. E entenda-se "machões", não como uma crítica mas apenas uma característica. Afinal, os rapazes têm o seu charme e seu estilo. A musa da área é a femme fatale Ana Cláudia.


Na altura da rua Vinicius de Moraes a praia se transforma numa grande quadra de esportes. É o reduto dos jogadores de futebol e dos craques do futevôlei, esporte surgido na praia, mistura de futebol com vôlei. É lá que os melhores jogadores desse esporte disputam suas partidas: Barbosa, Helinho, Marcelo Monfort, o dentista galã Fernando Lourenço Sergio e Lelé, que é um dos inventores do futevôlei. Os craques do futebol brasileiro Edmundo, Felipe e Fabio Baiano não saem de lá. Já Renato Gaúcho, que é um carioca por temperamento e vocação, faz daquele pedaço de praia uma extensão da sua casa. As musas do pedaço são Bianca Rimer e Paola Barbosa.


O Posto Nove é reduto dos libertários, rebeldes sem causa e malucos-beleza. Do lado esquerdo de quem está olhando para o mar, o nove (os íntimos falam assim: o nove) é reduto de petistas da zona sul e esquerdistas de última hora, todos se deliciando com os sanduiches da barraca do uruguaio. O lado direito do nove reúne os malucos-beleza e a juventude dourada mais descolada. Jovens bonitos de corpos malhados. Ponto de encontro de maconheiros, sem que isso signifique arruaceiros. Pelo contrário. É o pessoal que acredita nos princípios hippies do final dos anos 60. Paz, amor e sexo livre.


O trecho em frente a rua Garcia D´ávila é o paraíso do que Ibrahim Sued chamaria de "geração pão com cocada". Adolescentes classe média, com idade entre 13 e 17 anos. Ponto de turmas de colégios e cursinhos de inglês. Uma juventude linda que está descobrindo a paquera, o namoro e a beleza da vida. No Country Club se reúne os belos e belas do high society, como Carlos Eduardo Chermont de Brito, Joaquim Marcondes Ferraz, Tatiana Figueredo e o modelo Miguel Kelner. A praia também é freqüentada por celebridades do mundo das artes marciais como Murilo Bustamente, Alan Góes, Amauri Biteti e Vitor Belfort. Logo depois, perto das dunas, a praia é habitada por moradores do Jardim de Alah.


É a junção dessas praias, com suas tribos e turmas, que forma a praia de Ipanema. Turmas que trazem em seu DNA a influência da Ipanema do passado que já teve Arduíno Colassanti como seu primeiro surfista; Leila Diniz, Duda Cavalcanti, Márcia Rodrigues e Rose di Primo como musas; o Píer, a Montenegro, o Sol Ipanema e O Castelinho como pontos de referência. Em comum entre todas as tribos a paixão pelo mar e a certeza de que é um mergulho nas águas salgadas da Praia de Ipanema que concede ao cidadão do Rio a nobre qualidade de ser carioca.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas