30.5.04

A FOME É A PIOR ARMA DE DESTRUIÇÃO EM MASSA – Lula continua imbatível nos discursos. A performance do presidente é digna dos grandes nomes do teatro brasileiro. Ele continua sendo o número um em carisma e densidade dramática. Na semana passada, durante a viagem à China, ele proferiu a frase mais contundente da sua fase pós-eleição. Os chineses devem ter ficado muito impressionados com a contundência filosófica, digna de um provérbio chinês: a fome é a pior arma de destruição em massa.


Mas não foi só na China que Lula deu o que falar. Mesmo estando do outro lado do mundo, o presidente conseguiu fazer um gol no Brasil, com o lançamento do programa Brasil Sem Homofobia. Atendendo uma reivindicação da comunidade homossexual, o governo federal criou o programa que cria mecanismos de defesa para os homossexuais nos casos de discriminação e violência. O governo designou o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial de Direitos Humanos para coordenar o projeto.


O lançamento do Brasil Sem Homofobia, terça-feira passada, em Brasília foi uma ferveção. A cerimônia, no Auditório Tancredo Neves, contou com a presença de autoridades políticas e líderes do movimento gay. Cláudio Nascimento, presidente do grupo Arco-Íris, fez o discurso de abertura. A bicha ficou emocionada e chorou ao lembrar todos que são vítimas do preconceito.

A comunidade homossexual ficou bem impressionada com o profissionalismo e a seriedade com que o governo federal executou o projeto, que abrange dez ministérios e prevê ações na área de educação, cultura, saúde e justiça. Os grupos gays agora só têm elogios para o presidente. “Lula arrasou!”, é a frase mais ouvida entre gays, lésbicas e simpatizantes.




DOROTHY PARKER PORTÁTIL – O diretor de teatro Ruiz Bellenda, que atualmente mora em Curitiba, esteve no Rio de Janeiro para negociar uma temporada do seu espetáculo Dorothy Parker Portátil na cidade. A peça faz grande sucesso no último festival de teatro em Curitiba.

Mr. Bellenda ficou hospedado numa suíte do Hotel Vermont, em Ipanema, onde eu fui visitá-lo. Enquanto fumávamos um baseado, ele me falou do sucesso da sua peça e do seu trabalho como professor de teatro em Curitiba. Contou que recentemente um crítico o comparou a Gerald Thomas e ele não soube como reagir. Não sabia se considerava aquilo um elogio ou uma afronta.

Falamos muito de Madonna, é claro. De como o último disco dela é fantástico. E como ela continua sensacional. Ruiz me disse que está louco para ver o filme que conta a vida do seu amigo Cazuza e avisou: “Se eu não aparecer nesse filme vou ficar furioso”.




A CIDADE E OS LIVROS – Sensacional o CD de Antonio Cícero recitando seus próprios poemas. A voz do poeta é densa e sensata e suas poesias são lindas. Apesar de gostar de gravar seus textos, Cícero acredita que o poema está mais completo na forma escrita. O disco já está à venda no site da editora Luz da Cidade . No CD Cícero recita poemas como Canção do Prisioneiro.


Mesmo preso em minha cela
reconheço os passos dela
Não costumo me enganar
Ela vem bem devagar
quase parando, e talvez
qualquer dia pare mesmo,
dê uma volta, e era uma vez.
Ela finge andar a esmo
e de quatro em quatro passos
arrasta no chão o salto
de um dos seus sapatos altos.
Já está perto. Abro meus braços.
O carcereiro abre a cela
vizinha. Não era ela.


Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas