2.6.04

ARTE POR TODA PARTE - o quadro que mais me impressionou na exposição do acervo das irmãs Ema e Eva Klabin, no Museu Nacional de Belas Artes, foi Vista de Olinda, do pintor holandês Franz Post. Franz Post veio para o Brasil em 1637, a convite de Mauricio de Nassau, documentar aspectos do Brasil, com suas telas. Desse período, sabe-se da existência de 18 telas, 11 delas desaparecidas. Essas obras representam a primeira visão do Velho Mundo sobre o Novo Mundo nas artes e, por isso, tornaram-se verdadeiras coqueluches dos museus e leilões internacionais.


Historicamente, sua importância é imensa, tendo sido o primeiro pintor, em terra americana, a dar uma versão ao mesmo tempo fiel e poética da região, num momento em que toda a ênfase era concedida à pintura de natureza religiosa. Entre 1996 e 1997, uma de suas obras, pintada durante o período em que estava no Nordeste, Cidade Frederica na Paraíba, de 1638, foi descoberta em um castelo da Baviera. Sendo vendida dois anos depois em um leilão da Sotheby's, por US$ 4,5 milhões, negociação que representou um recorde mundial para uma obra produzida no Brasil
Depois que voltou para Holanda, o artista produziu mais de uma centena de quadros sobre o Nordeste. Pintava-os de memória ou em cima dos esboços que fizera a lápis, quando aqui viveu.






Mas não foi só Franz Post que me emocionou. A mulata do Di Cavalcanti, realmente, é a tal. Impressiona o porte e o semblante da mulata retratada por esse ícone da arte brasileira. A exposição também tem Tintoretto, Renoir, Marc Chagall, Rembrandt, Portinari, Tarsila e Lasar Segall. No núcleo de arte oriental tem tapetes, esculturas, gravuras e peças de mobiliários das dinastias Ming e Tang.


Na cerimônia de abertura da exposição o presidente do MNBA Paulo Herkenhoff afirmou que era uma honra para o museu poder disponibilizar para a cidade um acervo como aquele. Em seguida o professor Helio Jaguaribe emocionou a todos com seu discurso em que ressaltou a importância da arte para a alma humana. Finalizando o presidente da Fundação Klabin, o ex-prefeito do Rio Israel Klabin, ressaltou a identificação da familia Klabin com a cidade. A exposição, montada com requinte e bom gosto, ficará a disposição do público até primeiro de agosto.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas