10.6.04

CONFISSÕES DE ADOLESCENTE - Enquanto leio O flâneur, livro sobre a vida na Paris contemporânea, aproveito para ver alguns sucessos do cinema francês. Nos últimos dias assisti três filmes do diretor François Ozon: Oito mulheres, Sob a areia e Swimming pool. Monsieur Ozon é um representante do moderno cinema europeu, que faz filmes comerciais, em condições de competir com a produção de Hollywood. Cada um à sua maneira, os filmes são sensacionais.


Swimming Pool eu já havia tentado assitir duas vezes no cinema, mas a lotação estava sempre esgotada. O filme é uma história de verdades e mentiras sobre uma escritora neurótica e sua dúbia amizade com a jovem filha do seu editor. Charlotte Rampling está sensacional como a escritora e foi um prazer vê-la atuando com tanta personalidade. Numa determinada cena ela aparece completamente despida, exibindo um nu frontal. Essa cena me trouxe à lembrança um episódio engraçado da minha adolescência.


Quando eu era garoto, encontrei certa vez um amigo, o hoje jornalista Amin Steple e ele tinha acabado de sair do cinema onde tinha ido assistir ao filme Giordano Bruno. Ele tinha ficado encantado com o filme e me contou que, numa determinada seqüência, aparecia a xoxota da Charlotte Rampling, que na época era uma jovem e bela atriz que nós adorávamos. Seus olhos brilhavam e sua voz era puro encantamento adolescente, porque ele tinha conseguido ver, mesmo que rapidamente, a xoxota de Charlotte.


Giordano Bruno é um filme italiano dirigido por Giuliano Montaldo e conta a história do filósofo italiano que questionou alguns dogmas do cristianismo e por isso foi perseguido pela igreja católica, que o manteve preso durante anos e depois o queimou vivo. Gian Maria Volonté está fantástico como o protagonista num filme que também tem no elenco o bonitão Mathieu Carriére. Quando fui assistir ao filme, influenciado por Amin, aguardei ansiosamente a cena em que aparecia a xoxota da estrela. Mas foi uma decepção. Era uma cena muito rápida e fugaz, que exigia muita atenção do espectador. No filme Swimming Pool ela não é mais aquela deusa da beleza, que foi capa do primeiro número da revista de Domingo, do Jornal do Brasil. Mas continua uma mulher bonita e sensual e sua xoxota, nesse filme, aparece em primeiro plano. Amin Steple vai adorar!





ADOLESCENTE

A juventude de mil ocupações.
Estudamos gramática até ficar zonzos.
A mim me expulsaram do quinto ano
e fui entupir os cárceres de Moscou
Em nosso pequeno mundo caseiro
brotam pelos divãs poetas de melenas fartas.
Que esperar desses líricos bichanos?
Eu, no entanto, aprendi a amar no cárcere.
Que vale comparado com isto
a tristeza dos bosques de Boulogne?
Que valem comparados com isto
suspirosante a paisagem do mar?
Eu, pois, me enamorei da janelinha da cela 103
da oficina de pompas fúnebres
Há gente que vê o sol todos os dias
e se enche de presunção.
Não valem muito esses raiozinhos dizem.
Eu, então, por um raiozinho de sol amarelo,
dançando em minha parede
teria dado todo um mundo.

(Wladimir Maiakovski)




PARADA GAY A cidade de Cabo Frio vai se pintar com as cores do arco-íris durante o I Cabo Free - Encontro de Cultura GLS, entre os dias 8 e 11 de julho. O evento pretende unir Rio, Minas e São Paulo no mesmo lugar, inserindo a Região dos Lagos definitivamente no circuito de turismo GLS do país e do mundo. Durante o fim de semana vai haver uma sucessão de festas, eventos, shows e palestras, além de muita pegação, é claro. O I Cabo Free está sendo realizado em substituição ao Findi Gay de Búzios, que foi cancelado por exigência da comunidade evangélica da cidade, que pressionou o prefeito Mirinho Braga, que é evangélico. "Búzios é uma cidade careta e conservadora." Quem diz é a jornalista Renata Cristiane, uma das organizadoras do evento. "Aqui na Região dos Lagos todo mundo sabe que Cabo Frio é muito mais liberal e simpatizante, por isso temos certeza que o I Cabo Free será o evento gay do ano".

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas