24.6.04

DECADENCE AVEC ELEGANCE - "Uma viagem pelo Brasil com uma mochila nas costas." Assim a estilista LILA COLZANI define a coleção primavera-verão da marca COLCCI, que vai abrir os desfiles do Fashion-Rio que começa sábado. Serão 36 desfiles em cinco dias de evento. A COLCCI vai apresentar roupas em tecidos naturais, como algodão e viscose. Sempre amassados, como que jogados numa mochila. Estampas florais dão o toque tropical. Tudo isso usado com uma proposta roqueira. Portanto, muitas tachas e coletes. O conceito é o de uma banda de rock viajando pelo Brasil para lançar seu CD. Para as garotas a COLCCI sugere microssaia e calça corsário. Ou seja, muita perna de fora. Para os rapazes camisa xadrez sem manga, camisa sobre t-shirts e calças bem justas. A passarela da COLCCI será uma estrada tendo ao fundo um telão que projeta uma continuação dessa estrada. A trilha sonora foi composta especialmente para o desfile pelo grupo de rock paulista THE HATS.


Santa Ephigênia é a segunda marca a desfilar. Os estilistas Luciano Canale e Marco Maia são verdadeiros artistas da moda. Eles fazem uma moda sofisticada, inspirada na alta costura francesa dos velhos tempos. É tudo muito chique. Chiquérrimo. A coleção a ser apresentada chama-se "Sereias de Paquetá" e terá como referência as mulheres cosmopolitas dos anos 50 e 60. É ver para crer.


A grife de moda-praia SALINAS trará para a passarela a negritude, embalada no ritmo do afoxé Filhos de Ghandi. A estilista Jaqueline di Biase se inspirou no livro Carnaval no Fogo de Ruy Castro para criar sua coleção cheia de cores e brilhos que alegram as diversas facetas do carnaval brasileiro. Foi o próprio Ruy Castro quem escreveu o release de apresentação do desfile da SALINAS, marcando dessa forma a sua estréia no mundo da moda.


A PRAIA, UMA PRECE PROFANA - Um palco para o culto ao corpo? Não. Um templo para o culto à alma. Um templo natural, feito de areia e pedra - que, em outras eras geológicas, pode ter sido uma imensa caverna, um maciço rochoso ou talvez até ficasse no fundo do mar. Toda praia é o resultado de milhões de anos de convulsões térmicas e de expansões e contrações minerais, até o nivelamento final entre o oceano e o continente. Final, eu disse? Quem garante que o processo terminou? Neste momento, nossa praia favorita pode estar a apenas alguns milhares de séculos de uma nova revolução em suas camadas mais íntimas.
Já pensou na tremenda energia acumulada em tal processo? Deve ser por isso que falamos do banho de mar que lava a alma, do sal que revigora o espírito, das ondas cujo balé nos tranqüiliza, da areia que nos massageia sensualmente os pés. Há algo de sagrado no ritual da menina morena e dourada que, com o sol por testemunha, se entrega à contemplação diária da beleza numa praia. A exemplo dos velhos monges orientais, ela também busca o seu Nirvana.
Um Nirvana profano, sem dúvida - mas não menos celestial, pela energia que torna melhores e mais bonitos os que o atingem.
- RUY CASTRO




SÓ AS MÃES SÃO FELIZES - Amigos me ligam para criticar meus comentários sobre o filme do Cazuza. Eu realmente fiquei comovido e emocionado porque o filme me tocou muito de perto. Confesso que não fui nem um pouco crítico em meus comentários. Mas pude perceber que muita gente ficou indignada. A seguir, um resumo dos comentários.


Você não pode ter gostado desse filme. O Cazuza deve estar se revirando no túmulo. Os amigos do cantor são retratados de forma patética. É um filme sobre a Lucinha Araújo, que fala como ela foi uma mãe sensacional. O filme esquece de contar como ela perturbava o filho. Tanto, que numa determinada época ele proibiu a mãe de entrar na casa dele. É um abuso o que a Lucinha está fazendo com a memória do Cazuza. Quem o conheceu realmente, sabe que ele jamais gostaria que a história da sua vida fosse contada sob o ponto de vista daquela mãe careta. Ele deve estar se revirando no túmulo. Existem pessoas, na vida do Cazuza, que foram muito mais importantes do que ela. É absurda a forma como Bebel Gilberto é retratada. Ela vai detestar esse filme.


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas