2.9.04

RÉQUIEM PARA AMAURY VERAS - A noticia da morte do estilista Amaury Veras encheu o mundo da moda de tristeza. A grife Frankie & Amaury já havia se tornado um ícone da moda carioca. No último Fashion Rio eu tive a oportunidade de assistir ao desfile da grife, cuja coleção tinha o tema ELA É CARIOCA. Posso dizer que foi um desfile e tanto. Como símbolo de sua coleção ele escolheu a mais carioca de todas as musas: Cíntia Howllet. Eu nunca vou esquecer desse desfile. Na trilha sonora produzida por Bruno Astuto, só clássicos da bossa nova. No cenário, enormes guarda-sóis pendurados no teto. As roupas investiam na carioquice e valorizavam a sensualidade das modelos. Cíntia Howllet entrou na passarela ao som da música "Ela é carioca" e deu o tom do desfile. Linda como sempre, ela desfilou com aquela mesma meiga elegância com que costuma desfilar nas areias de Ipanema. Imagino como a musa deve estar triste neste momento. Triste como todas as dondocas da cidade que um dia tiveram a oportunidade de vestir um dos arrasadores modelitos da marca. Descanse em paz Amaury Veras. Descanse em paz...




RECUERDOS - Quem adora as roupas criadas por Frankie & Amaury é a novelista e dramaturga Maria Carmem Barbosa. Certa vez fomos jantar no Marius, e quando eu cheguei na casa dela Maria Carmem estava usando um belo vestido branco com estampas em cores amarelo, vermelho e preto. Eu comentei que ela estava linda com aquele vestido e ela respondeu com um sorriso cheio de orgulho: É um Frankie & Amaury! Por coincidência, naquela noite, os estilistas também estavam no mesmo restaurante e não pararam de olhar para a nossa mesa. Noutra oportunidade, numa festa na casa do Daniel Filho que estava repleta de estrelas, Maria Carmem caminhou apressada por entre os convidados. Quando alguém perguntou para onde ela ia com tanta pressa Carminha resmungou irritada: Eu vou ao banheiro que a vaca da Danuza (Leão) derramou saquê no meu Frankie Amaury.




FROTA ATACA NOVAMENTE - Alexandre Frota está novamente nas páginas da G Magazine. Dessa vez, num ensaio fotográfico em que contracena com quatro rapazes mascarados. Todos os meses a editora me manda um exemplar. Recebi a revista, na redação do JB e mostrei algumas fotos para minha colega Marcia Pereira. Ela olhou as fotos e não conseguiu conter a indignação: Esse Alexandre Frota perdeu totalmente a compostura. Que homem baixo, vulgar. Ele é capaz de fazer qualquer coisa para aparecer. Um imoral. Um indecente. Eu guardei a revista e voltei a trabalhar. No fim do expediente, quando estava indo embora, Marcia chegou no meu ouvido e cochichou: Depois você me empresta essa revista do Alexandre Frota? Ah, as mulheres...




Quando a lei estiver contra nós, devemos argumentar os fatos. Quando os fatos estiverem contra nós, devemos argumentar a lei. Quando a lei e os fatos estiverem contra nós, devemos procurar outro advogado.




PT SAUDAÇÕES - E por falar em revista, é assustadora a reportagem publicada esta semana, na revista ÉPOCA, sobre o partido dos trabalhadores. Organizado como empresa, o partido está se preparando para ficar, pelo menos, vinte anos no poder. Ai que meda! Lula acabou de ser eleito, fez muito pouco do que se esperava dele, mas a grande preocupação dele e de sua turma é como se manter no poder. Se fossem pessoas realmente bem intencionadas, saberiam que a melhor forma de se manter no poder é trabalhando pelo país. Não é o caso dessa gente. Desde que assumiram o controle do país os petistas só trabalham pensando nos seus próprios interesses.


Lula só pensa em reeleição. Vez por outra o operário padrão resmunga que quatro anos é pouco tempo para fazer tudo o que gostaria de fazer pelo país. Durante a viagem a África disse que estava indo ao Gabão aprender com o ditador Omar Bongo a ficar 37 anos no poder. Essa semana, depois de perdoar a dívida de Moçambique, defendeu a permanência no poder do Joaquim Chissano que está há 18 anos na presidência do país afirmando: Eu fico imaginando se é direito, ou é justo, uma pessoa que conquistou a liderança e a representatividade junto aos países africanos voltar para casa e ficar cuidando de boi zebu. Parecia que Lula estava falando dele mesmo. Sei não. Mas alguma coisa me diz que Lula e o PT ainda vai causar problemas a democracia brasileira. Com relação a esse desejo de permanência no poder, a única coisa que me tranquiliza é que Fernando Collor, quando ganhou a eleição, também acreditava que iria ficar duas décadas no poder. Pois é!


TRECHO DA REPORTAGEM DA REVISTA ÉPOCA

Esqueça o PT mambembe que vendia badulaques e improvisava festas para arrecadar dinheiro, o PT do militante vestido com camiseta de Che Guevara. Tudo isso é passado. Está em fase de acabamento um partido high-tech, com gestão altamente profissional, fincado em 96% dos municípios brasileiros. Desde que Luiz Inácio Lula da Silva perdeu a eleição de 1998 para Fernando Henrique Cardoso, o Partido dos Trabalhadores vem montando uma estrutura comparável à das maiores empresas do país. Com a chegada ao Palácio do Planalto, o projeto disparou. Se os seus 5.352 diretórios municipais fossem agências bancárias, o partido de Lula seria maior do que o Banco do Brasil ou o Bradesco. O volume de escritórios políticos é quatro vezes maior que o número de lanchonetes do McDonald's e dez vezes maior do que a rede de supermercados do grupo Pão de Açúcar.




CINEMA É A MAIOR DIVERSÃO - Um dos meus filmes favoritos do cinema brasileiro chama-se A Rainha Diaba, do cineasta Antonio Carlos Fontoura. É uma história inspirada no mito de Madame Satã, o clássico bandido da Lapa que era uma bicha ousada, que dava porrada em malandros e policiais sem desfazer a maquiagem. No filme Milton Gonçalves, em atuação memorável, interpreta o personagem título, uma bicha escrachada que é líder de uma gang de travestis traficantes. Stephan Nercessian, ainda bem jovem, interpreta um bofe atrevido que resolve fazer o tráfico na mesma área das bichas, interferindo nos negócios das mesmas. Odete Lara, maravilhosa, faz uma cantora de cabaré, que é explorada pelo bofe e sofre represália das bichas. Taí um filme brasileiro que merecia um remake. Com ritmo de filme policial e grande performance dos atores, A Rainha Diaba dosa com sabedoria humor e ação, num roteiro muito bem elaborado. Agora o filme está saindo em DVD. Para celebrar o lançamento, na próxima quinta-feira, 9 de setembro, vai haver uma exibição no cine Odeon, com cópia restaurada.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas