19.10.04

SERÁ QUE BUSH VAI REALMENTE GANHAR A ELEIÇÃO? - Está chegando a hora. Daqui a poucos dias será realizada a eleição americana. E, apesar de estar torcendo por Jonh Kerry, acho que o canalha do Bush vai acabar ganhando. Se até agora Kerry não conseguiu ameaçar de forma clara a reeleição do gangster da Casa Branca, acho difícil ele reverter a situação. O que mais me choca é como Bush consegue obter o apoio de metade dos eleitores mesmo depois de todas as mentiras e escândalos em que esteve envolvido nos últimos anos. Isso revela, antes de qualquer coisa, o caráter da sociedade americana. Uma sociedade que é capaz de eleger um gangster, um mafioso, um mentiroso, um cínico, um falso, um desonesto, um crápula para a presidência do seu país, é um sociedade sem caráter. Uma sociedade regada a mentiras. Basta considerar as grandes corporações que forjam seus balancetes e a grande imprensa que publica noticias mentirosas. A era Bush só fez mostrar ao mundo o que a sociedade americana realmente é: uma sociedade fascista. Não foi à toa que Vladimir Putin, notório lider fascista, acabou de declarar seu apoio a reeleição de Bush. Ambos são líderes políticos que pregam o uso da força, da mentira e do terror para conseguir seus objetivos. Bush e Putin são os senhores do terror. Por outro lado, alguma coisa me diz que a reeleição de Bush será o começo do fim. A insanidade do seu ditador vai levar à queda do império americano. A história da humanidade já viu outros impérios caírem. O império americano será apenas mais um.




CUIDADO COM O FASCISMO - "Uma peça extraordinária de jornalismo investigativo - e também um marco para a história". Assim o New York Times definiu o livro A VERDADEIRA ODESSA, de Uki Goni, que mostra como Juan Peron abrigou nazistas na Argentina. O fato de a Argentina ter abrigado nazistas é notório. Em A VERDADEIRA ODESSA, Uki Goñi revela como Perón armou uma intrincada rede de agentes internacionais para resgatar centenas de colaboradores do Terceiro Reich. A investigação incrimina até mesmo o Vaticano, a Cruz Vermelha, diplomatas, policiais e políticos em vários países europeus. Um livro polêmico e revelador que redefine os estudos sobre Segunda Guerra, racismo e anti-semitismo.


Desde que a Segunda Guerra Mundial terminou, a existência de uma fantasmagórica organização dedicada a resgatar criminosos de guerra nazistas, conhecida como Odessa, tem fornecido assunto para incontáveis artigos de jornal, documentários, romances e filmes. Alguns sustentam que altos personagens do Terceiro Reich escaparam à justiça cruzando o Atlântico de submarino. Na Argentina, há muitos testemunhos de gente que, ao fim do conflito, viu homens nervosos em seus uniformes militares, desembarcando de pequenos barcos na costa da Patagônia. Além de grandes caixas de madeira contendo ouro nazista e arquivos secretos de Hitler que foram recolhidas em praias sopradas pelos ventos, seguindo para esconderijos nos Andes.


O autor Uki Goñi é cidadão argentino, mas nasceu em 1953 em Washington, EUA. Foi educado nos Estados Unidos, Argentina, México e Irlanda. É colaborador de jornais britânicos, argentinos e americanos e mora em Buenos Aires desde 1975. Seu livro A Verdadeira Odessa está sendo lançado pela Editora Record.


Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas