1.12.04

"Desgraçados dos que medem mal e pesam mal! Desgraçados daqueles que, quando outros medem para ele, exigem medida cheia; mas, quando eles próprios medem para outros, diminuem as medidas e o peso." (O Alcorão)




BABADO FORTE - Dom Paulo Evaristo Arns voltou a criticar o governo. Segundo Ricardo Boechat, na sua coluna do JB, o sacerdote lamentou a demora na abertura dos arquivos da ditadura. Afinal, um governo que surgiu de um partido, teóricamente de esquerda, deveria ser o primeiro interessado em abrir os arquivos da ditadura. Porque então tanta relutância? Relutância? Não é essa a palavra. Porque tanto desinteresse do governo em revelar para a sociedade os segredos dos porões do governo militar? Aliás, a atitude do governo petista no que se refere aos bastidores da ditadura é mais uma constatação de que o Lula apenas faz tudo igual a Fernando Henrique. Não se pode esquecer que FHC assinou um decreto tornando invioláveis os ditos arquivos. O que será que Fernando Henrique teme? O que será que FHC tem a esconder?


O mistério sobre os arquivos da ditadura dá margens a todo tipo de especulação. Tanto nos meios jornalisticos como nos quartéis das três armas, as histórias sobre os arquivos são as mais sórdidas possíveis. Sobre Fernando Henrique Cardoso conta-se que ele teria dedurado integrantes da esquerda. Gente da imprensa paulista da época. Uma serpente venenosa, que se arrasta com muita volúpia pelos corredores do Estado Maior das Forças Armadas, contou em Brasilia que a revelação dos arquivos da ditadura pode provocar uma mancha gigantesca na biografia de FHC.


Mas não é só o ex-presidente que faria a linha "o passado condena". A cúpula do PT também ficaria na maior saia justa com a revelação dos tais documentos. Diz-se que o partido escalou Aloisio Mercadante para bloquear qualquer possibilidade de revelação da misteriosa papelada composta de relatórios, depoimentos, fotos e transcrições de interrogatórios. O que o PT teria a esconder sobre isso? O que o governo Lula gostaria de não ser revelado? Dom Paulo Evaristo Arns ficaria chocado...


Um militar reformado, que era assessor de importante general do regime militar, revelou em Brasilia que José Genoíno, o presidente do PT, teria entregue os guerrilheiros do Araguaia que morrerram fuzilados pelo exército. Segundo ele, é isso que o PT tanto teme. Que seja revelado à opinião pública que o poderoso presidente do PT na verdade foi um traidor dos seus companheiros. Como se sabe, José Genoíno foi guerrilheiro no Araguaia. Fazia parte do grupo que queria acabar com a ditadura através da guerrilha. Pois bem. Segundo esse militar, José Genoíno foi preso e negociou com os militares. Em troca de sua liberdade, ele entregaria os companheiros. Sendo assim, o hoje líder do PT teria conseguido escapar sem nehum arranhão. Mas seus companheiros foram todos fuzilados porque os militares souberam onde eles estavam e já chegaram atirando. E os arquivos da ditadura teria a transcrição do interrogatório feito a Genoíno. Whaal, diria o saudoso Paulo Francis!


Além de José Genoíno um outro importante "membro" do PT ficaria numa, digamos, saia justa. Nada mais, nada menos que o todo poderoso José Dirceu. De acordo com jornalistas que fazem a cobertura do Palácio do Planalto, os arquivos da ditadura teriam comprovantes de que Dirceu foi espião do serviço secreto cubano. Há quem garanta, inclusive, que ele é agente da polícia secreta cubana até hoje. Tem carteirinha e tudo. Não se pode definir o quanto existe de verdade e de especulação nessas informações. Mas tudo isso só vai poder ser esclarecido quando os arquivos da ditadura forem abertos ao público. Afinal, é a história do país que precisa ser contada com todos os pingos nos is. E se o PT, a exemplo de FHC, quer impedir que os arquivos sejam abertos é porque eles têm algo a esconder. O que será?




EU TE AMO, MEU BRASIL!
Letra e música: Don e Ravel


As praias do Brasil ensolaradas,
O chão onde o país se elevou,
A mão de Deus abençoou,
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor.


O céu do meu Brasil tem mais estrelas.
O sol do meu país, mais esplendor.
A mão de Deus abençoou,
Em terras brasileiras vou plantar amor.



Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil.
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.


As tardes do Brasil são mais douradas.
Mulatas brotam cheias de calor.
A mão de Deus abençoou,
Eu vou ficar aqui, porque existe amor.



No carnaval, os gringos querem vê-las,
No colossal desfile multicor.
A mão de Deus abençoou,
Em terras brasileiras vou plantar amor.


Adoro meu Brasil de madrugada,
Nas horas que estou com meu amor.
A mão de Deus abençoou,
A minha amada vai comigo aonde eu for.



As noites do Brasil tem mais beleza.
A hora chora de tristeza e dor,
Porque a natureza sopra
E ela vai-se embora, enquanto eu planto amor.


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas