20.12.04

RIO EM FESTA - Agora não tem mais jeito. 2004 está chegando ao fim e a temporada de festas toma conta da cidade. O sol não tem comparecido muito, dando a entender que o final de ano vai ser chuvoso. Será? De qualquer maneira Gilberto Scofield já está na cidade, distribuindo alegria e alto astral. Fala-se que George Michael vem passar o reveillon no Rio. A informação é de um jornalista inglês que foi avisado pela sua sucursal para ficar de olho no cantor, caso ele apreça mesmo por aqui. De qualquer maneira, Orlando Bloom, o ator que fez Paris no filme Tróia, já anda circulando por Ipanema.




A GLOBONEWS exibiu uma grande entrevista de Bebel Gilberto, esta semana. O legal do programa é que ele deu bastante espaço para Bebel falar sobre sua vida e seus projetos. Também foi muito legal ver clipes antigos, da época em que ela era garotinha. Durante a entrevista Bebel disse que tem planos de fazer uma grande turnê pelo Brasil. Quando esteve aqui, em novembro, durante o TIM Festival ela comentou com alguns amigos que o ingresso era muito caro. E que ela estava a fim de fazer shows com ingressos a preços mais populares. Cantar para o povo mesmo. Bebel está sendo esperada na cidade para as festas de fim de ano.






JE T´AIME BRÉSIL - Só vai dar Brasil em 2005 na França. O país será o grande homenageado no evento promovido pelo Ministério da Cultura francês que a cada ano homenageia um país diferente. Já foram homenageados países como Polônia, China e Argélia. 2005 será o último ano desse programa de homenagens e o Brasil foi escolhido pela popularidade que o país adquiriu entre os franceses nos últimos anos. A democracia brasileira, o fato do Brasil não ter apoiado a invasão do Iraque, o sucesso da música "Já sei Namorar" dos Tribalistas nas rádios francesas, Gisele Budchen, o futebol penta campeão, além do veneno e do charme da mulher brasileira. "Quel pays celui-là?" perguntam os franceses usando jaquetas com detalhes verde-amarelo e calçando sandálias havaianas com a bandeira do Brasil. O fato é que as relações entre o Brasil e a França estão cada mais afetivas, principalmente depois que aquele poderoso país do norte perdeu popularidade tanto lá como aqui.


Nada mais apropriado para celebrar essa relação de paz e amor que um ano inteiro de festas, shows, e eventos culturais. E o Ministério da Cultura da França junto com o Ministério da Cultura brasileiro estão empenhados em levar o melhor do Brasil para mostrar à França. Astros da MPB, uma das nossas mais bem sucedidas manifestações culturais, já foram convocados para apresentações em Paris. Vai ter shows de Maria Bethânia e MIlton Nascimento no Paris-Bercy. No dia 21 de junho, quando anualmente é celebrado na França o Dia da Música, Daniela Mercury vai mostrar o poder dos ritmos baianos. Em julho, no "La villete" um grande concerto de música brasileira reunirá Caetano, Gil, Lenine, Ivete Sangalo e o Ylê Ayê. E não é só a música popular do Brasil que terá espaço no evento. Villa Lobos, o nosso mais erudito compositor, terá suas músicas tocadas em concertos de músicos importantes como Nelson Freire, Rosana Lancelotte e Antônio Menezes.


Também serão realizados concertos de músicas produzidas pelas minorias étnicas da sociedade. Música de origem indigena e folclórica. Num pavilhão de exposições chamado Carreau du temple haverá, a partir de março, stands dedicados a todos os estados brasileiros. Ali, cada estado vai poder mostrar seu folclore, sua cultura, sua música, sua culinária, suas peculiaridades.


A idéia de homenagear o Brasil foi muito bem recebida pelo parceiros franceses contatados pelo governo do seu páís para participarem do evento. Galerias de arte, empresários, casa de shows, jornalistas. A receptividade dos franceses foi tão grande que surpreendeu até os organizadores do evento. O adido cultural Jean Paul Lefevre explica porque tanto interesse da Europa pelo Brasil.
- Foi o clima de guerra que ocorre no primeiro mundo que fez com que a velha Europa se voltasse para o Brasil. Para nós o Brasil, mesmo com os seus problemas, representa a juventude, o futuro. E a velha Europa precisa dessa juventude e desse futuro que o Brasil representa, para poder aliviar a tensão de um mundo tão cheios de conflitos e guerras. No último verão europeu eu pude observar garotas francesas circulando pelas ruas de Paris usando jaquetas com a bandeira do Brasil e calçando sandálias havaianas com as cores verde e amarela. Fazendo isso, elas estavam buscando um modo de vida diferente. Buscando esse jeito brasileiro de encarar a vida de maneira agradável.


Muitas das atividades ainda estão sendo negociadas, como por exemplo, a apresentação da peça em que a atriz Marilia Pera interpreta Coco Chanel, ícone máximo da moda francesa. O fato é que, de março a dezembro do próximo ano uma das pontes de Paris será iluminada com as cores do Brasil, assim como o país será motivo de decoração das vitrines dos grandes magazines e a nossa culinária será tema de diversos festivais gastronômicos. No dia 14 de julho, dia nacional da França, o presidente Lula será o convidado de honra dos festejos capitaniados por Jaques Chirac.
- Acho que o mais importante nesse evento - diz Lefevre - é o aspecto da diversidade e da modernidade. Nós queremos apresentar muito mais do que o aspecto exótico e folclórico. Acho que o ano Brasil-França será uma grande oportunidade do Brasil mostrar a Europa o que ele têm de mais moderno e contemporâneo.




Nunca tive problemas com droga. Só com a polícia...
(KEITH RICHARDS)




Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas