23.12.04

SONHO SEM FIM - Chove sem parar desde o primeiro dia do verão. À noite passada chovia tanto que eu sonhei que estava na praia. No meu sonho eu caminhava pela areia de Ipanema quando uma moça chamava meu nome. Eu olhava para ela, com os cabelos bem curtos e, a princípio, não a reconhecia. Depois percebia que era Cíntia Howllet. "Você cortou os cabelos?", eu perguntava. Ela apenas sorria, balançava a cabeça e saía caminhando pela areia. Acho que o sonho foi uma representação de um conto que li na coletânia do escritor Scott Fitzgerald, chamado Bernice corta o cabelo. E o conto, escrito em 1920, girava em torno de uma jovem que provoca um rebuliço na família e entre os amigos, depois de cortar seus longos cabelos.


Eu sonho todos os dias. E sempre lembro dos meus sonhos. Quando assisti ao filme O dia depois de amanhã, tive um sonho muito engraçado. O filme conta a história de uma brusca mudança no tempo, que provoca um maremoto, e ondas gigantescas invadem Nova York. A população foge apavorada, tentando escapar da fúria da água do mar. Pois bem. No meu sonho Ipanema era invadida pelas águas do oceano atlântico. As ruas do bairro ficavam todas inundadas, parecendo rios. Só que, ao contrário dos personagens do filme, os moradores de Ipanema adoravam aquilo. Ficavam felizes. Subiam no alto dos edificios e todo mundo ficava curtindo. Então eu chegava na janela de um prédio na rua Vinicius de Moraes e via a Cíntia Howllet passando num caiaque, que ela mesmo remava, com aquele seu gracioso estilo esportivo.


Outro dia sonhei que estava andando de helicóptero sobre o Rio, vendo as paisagens lá de cima. Parecia tão real que eu sentia meu corpo flutuar. No meio da viagem o piloto acendia um baseado e nós ficávamos fumando e viajando duplamente. Adoro sonhar. Acordado e dormindo.




FELIZ ANO NOVO - Em 2004 tive a oportunidade de ler livros incríveis. Variações Enigmáticas, do francês Eric-Emmanuel Schmitt, foi um presente que ganhei de Carlos Leal, da Editora Francisco Alves. É o texto de uma peça que já foi montada por Paulo Autran e Cecil Thiré. Um texto brilhante, desses que quando chega ao final, o leitor fica boquiaberto. O Código da Vinci me proporcionou momentos de grande prazer. 24 contos de F. Scott Fitzgerald é um livro para ser degustado como quem saboreia um buffet da Laura Pederneiras. Reli A Biblioteca da Piscina, de Alan Hollinghurst, depois que ele ganhou o Booker Prize. Abel Sánchez – uma história de paixão, é uma obra-prima do escritor e filósofo espanhol Miguel de Unamuno. O livro é um primoroso tratado sobre a inveja e o ressentimento. Alguém espia nas trevas, de Mary Higgins Clark é um divertido romance policial, escrito com muita astúcia.


As duas melhores festas do ano rolaram no Hotel Glória. Primeiro foi a festa da Erika Palomino, durante o Fashion Rio. Música da melhor qualidade, iluminação à luz de velas, alto astral e só galera que trabalha com moda. Modelos, estilistas, produtores, fotógrafos. Depois teve a festa da DIESEL, que foi uma noite inesquecível. Parecia uma daquelas festas do filme O Grande Gatsby. Loucura total, super-produção, estilo e farra. A festa da FORUM no Parque Laje também marcou 2004. O casamento de Ana Luisa e Carlos Eduardo, na Casa Julieta de Serpa também foi de alto nível. Gente fina é outra coisa.


Má Educação, de Pedro Almodóvar e A Casa das Adagas Voadoras, de Zhang Yamou foram os melhores filmes que assiti em 2004. Teve também Os sonhadores, de Bertolucci e Diários da Motocicleta de Walter Salles, que são filmes lindos. O grande acontecimento cinematográfico do ano foi a mostra de filmes de Sergio Leone. Foi um privilégio poder rever clássicos definitivos do mago do cinema italiano na tela grande. Cinema ainda é a maior diversão.


Renata Sorrah foi a atriz do ano. No teatro ela fez uma impressionante Medéia, num espetáculo inesquecível. Denso, corajoso, levando a arte de representar às últimas consequencias. Na TV surgiu como a pérfida Nazaré, usando e abusando de trejeitos inspirados nas grandes vilãs de Hollywood Joan Crawford e Beth Davis. Gostei tanto de Brasileirinho, o show de Maria Bethânia, que assiti várias vezes. Já os discos de Bebel Gilberto e Jorge Benjor merecem aplausos. Assim como Peachtree Road, disco que Elton John lançou no final do ano.




ANSWER IN THE SKY, sucesso do novo disco de Elton John PEACHTREE ROAD, é uma parceria do cantor com seu velho amigo Bernie Taupin.


Well they say that it's a fact
If you watch the sky at night
And if you stare into the darkness
You might see celestial light


And if your heart is empty
And there's no hope inside
There's a chance you'll find an answer in the sky


Well they say that it's a shame
If you have nothing to believe
And if you can't hold on to something
You might as well die where you sleep


You don't need a prayer
And there's no price to ask why
Sometimes you'll find an answer in the sky


And it's all so much bigger than it seems
And it all overwhelms us now and then
And I'm banking on a chance we believe
That good can still control the hearts of men


Sometimes you'll find an answer in the sky


This life's a long old road
We shouldn't have to walk alone
But if you find the right companion
You won't feel so worn out when you've grown


All life is precious
And every day's a prize
And sometimes you'll find an answer in the sky


Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas