3.1.05

A VIDA PASSA - A exemplo do ano passado, meu Reveillon foi em Angra dos Reis. Uma noite linda, o céu estrelado e a bela vista da Baía de Angra. Tive o privilégio de passar o ano-novo na residência do prefeito de Angra, Fernando Jordão, que foi reeleito com mais de 70 % dos votos válidos. Nem precisa dizer que ele estava muito feliz por ter tido o seu trabalho aprovado pelo povo. Além de mim e do deputado federal Luiz Rogério Magalhães, só havia a família do prefeito, o que deu um saudável clima intimista e familiar ao Reveillon. Enquanto degustávamos um saboroso vinho tinto, que acompanhava as delícias servidas no jantar, Fernando Jordão me falou sobre os seus projetos para o novo mandato. E disse que tinha sido reeleito porque sua condição de administrador de empresas o permitia conseguir melhores resultados no seu trabalho na prefeitura.


Depois fui esticar na festa promovida pelo empresário Tuca Maia, no Porto Marina. Foi aquela coisa: gente bonita, bebida farta e aquelas figuras fáceis de coluna social. O melhor da festa foi encontrar Miguel Kelner, o modelo e lutador de jiu-jitsu. Ele me deu um abraço super apertado e eu percebi muita sinceridade quando ele me desejou feliz ano novo. De resto, não apreciei muito a festa. Ali, no meio daquele turbilhão, eu só pensava naquelas milhares de pessoas que perderam a vida no maremoto. Precisei me controlar para não chorar durante a festa.


O melhor do Reveillon foi no dia seguinte: a procissão dos barcos, na baía de Angra. É uma festa impressionante. Mil e quinhenots barcos, a maioria fantasiado, som alto. O mar fica parecendo a Marquês de Sapucaí. Estava um dia lindo, de céu claro, sol e calor. Tinha barcos com temas pré-históricos, Egito antigo, orientais, guerrilheiros árabes e muitos com fantasias variadas. Mas, o que eu mais gostei foi do barco do corpo de bombeiros, que acompanha a procissão, cheio de salva-vidas gostosões, atentos a multidão de gente bêbada e louca que dançava com o som alto que ecoava de todas as embarcações. Quem ganhou o concurso foi o barco da torcida FLA-ANGRA, todo decorado com enormes bandeiras nas cores vermelho e preto. E uma enorme desenho de Che Guevara lá no alto. Além disso, havia um batalhão de bonitos rapazes de sungas, que ficavam rebolando ao som dos sucessos de Ivete Sangalo. Mereceu ganhar o primeiro prêmio. No meio da baía, um gigantesco transatlântico, lotado de turistas, que observavam incrédulos e curiosos a festa lá embaixo.




A POSSE DO PREFEITO DE ANGRA - Fernando Jordão, o prefeito reeleito de Angra dos Reis, foi ovacionado pelo público que lotou o Teatro Municipal da cidade durante a posse, que começou às 10 da manhã do dia primeiro. Num discurso emocionado Jordão chegou às lágrimas quando lembrou um conselho do seu pai, que estava na platéia. "Meu pai me disse: Procure melhorar a vida dos mais necessitados porque , automaticamente, voce estará melhorando a vida da classe média e dos ricos".


Fernando Jordão também citou Leonel Brizola que, a despeito de ter idéias políticas diferentes da sua, é uma fonte de inspiração no que diz respeito à preocupação com a parcela menos favorecida da população. Agradeceu a ajuda do governo estadual que, segundo ele, deu total apoio a sua administração. Tanto que na posse, o representante da governadora Rosinha Garotinho foi o Secertário Estadual de Administração Luiz Rogério Magalhães. Também fez referências elogiosas ao presidente Lula e o seu espírito democrático.


Acho que fui reeleito porque a população consegue ver, na prática, o resultado do nosso trabalho. Nós pavimentamos a entrada da cidade que estava muito feia. O cais do centro foi todo reconstruído e transformado numa área de lazer para as famílias, as crianças e os idosos. Fizemos um trabalho exaustivo na limpeza da cidade, nos esgotos e no trânsito. E construimos um sem número de casas populares. E não é casa mixuruca, não. São casas decentes, bem equipadas. Gostaria que a imprensa visitasse nosso trabalho de casas populares pois tenho certeza que é uma referência nacional nessa área. Só não fizemos mais porque aquela tragédia de 2002, um temporal que matou 40 pessoas em Angra, deu um prejuízo muito grande à prefeitura.


Com a tranquilidade de quem teve seu trabalho aprovado pelo povo, Fernando Jordão evita criticas aos adversários políticos. "Durante doze anos Angra dos Reis foi governada pelo PT. Foram três mandatos diferentes de candidatos petistas. Prefeitos que falavam muito, propunham muita coisa, mas a população não via o resultado daqueles sonhos na vida prática. Eu sou um administrador por vocação e por estudo. Então eu consigo transformar os meus sonhos e os da população numa coisa prática, numa realidade. E foi por isso que os angrenses votaram em mim: porque viram que havia um prefeito na cidade".


Moradores da cidade se manifestaram de forma positiva com relação ao prefeito. O motorista de táxi Sebastião de Moura Neves, por exemplo, disse: "Sou nascido e criado em Angra e votei no Fernando Jordão. A cidade melhorou muito na adminsitração dele. Nós ficamos mais de dez anos na mão do PT e não aconteceu nada. Era só discurso e conversa fiada. Não sei o que aquele povo fazia com nosso dinheiro".


Junto com a posse do prefeito foi feita a posse dos onze vereadores que compunham a Câmara. A única representante do PT foi a ex vice-prefeita do último mandato petista, Maria da Conceição Rabha. Em seu discurso a vereadora disse que não pretende fazer uma oposição sistematica ao prefeito, mas que vai fiscalizar todas as decisões dele. Maria também fez referência elogiosas ao Presidente da República, mas quando afirmou que o governo Lula é o que mais tem trabalhado pelos pobres ela recebeu uma sonora vaia do público que superlotava o Teatro Municipal de Angra.


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas