21.2.05

DIA PELA LIBERTAÇÃO DE MOJTABA E ARASH - O Comitê de Proteção aos Blogueiros, criado há um mês para defender os direitos de quem tem seu blog na internet, está convocando essa comunidade para participar de uma campanha pela libertação de dois colegas iranianos. O Comitê pede a todos que têm um blog para que dediquem seus sites, nesta terça-feira, ao "Dia pela Libertação de Mojtaba e Arash".


Arash Sigarchi e Mojtaba Saminejad são blogueiros e estão presos no Irã. O governo do país não divulgou a razão pela qual eles foram presos, sabe-se apenas que é por causa da Internet, mas recentemente os dois criticaram o governo por prender outros blogueiros do país. Com um controle intenso da mídia de forma geral no Irã, o governo vem, há algum tempo, apertando o cerco também aos blogs.


"Tenho esperança de que esse dia vai fazer as pessoas concentrarem sua atenção no problema da censura de blogueiros", disse Curt Hopkins, diretor do Comitê. O grupo tem uma lista de ações que, segundo ele, podem ser adotadas pelos blogueiros, incluindo escrever para as embaixadas do Irã. "Se você tem um blog, o mínimo que você pode fazer é não postar nada a não ser 'Dia pela Libertação de Mojtaba e Arash'", disse Hopkins.


Segundo o organizador, se os blogueiros aderirem, será possível ver essa frase 7,1 milhões de vezes. O Comitê de Proteção aos Blogueiros foi criado pelo norte-americano Curt Hopkins e tem como vice-presidente Ellen Simonetti, comissária de bordo demitida e blogueira.


Ela lançou a Lei de Direitos dos Blogueiros Internacionais, uma petição global para proteger o trabalho dos blogueiros. O objetivo é ser uma organização de informações e apoio aos blogueiros, em especial, e ao direito de livre manifestação. O Technorati, um site de busca de blogs, acompanha cerca de 6 milhões de blogs e diz que mais de 12 mil são acrescentados diariamente. Segundo um centro de pesquisas americano, um blog é criado a cada 5,8 segundos. (Publicado na FOLHA ON LINE)







PAU DE SEBO - O deputado Severino Cavalcanti, novo presidente da Câmara, já ganhou, em 1998, o Troféu Pau de Sebo, anti-prêmio destinado aos inimigos declarados dos direitos humanos dos homossexuais, por sua cruzada anti-gay na política.O prêmio é distribuído todos os anos pelo Grupo Gay da Bahia a um notório inimigo dos homossexuais. Nesse quesito, Severino Xique Xique é imbatível. Diversas declarações do novo Presidente da Câmara dos Deputados comprovam ad nauseam o alto grau de homofobia e baixíssimo nível de humanismo deste fervoroso católico carismático. Que a presença deste raivoso homófobo nordestino em cargo tão importante seja rigorosamente monitorada pelas entidades defensoras dos direitos humanos, particularmente pelas lideranças do movimento homossexual brasileiro, a fim de neutralizar sua nefasta intolerância na luta pela plena cidadania homossexual.


CIDADE NUA - Já está confirmado. Entre os dias 5 e 8 de Setembro será realizado o II Cabo Free, encontro de gays e lésbicas na cidade Cabo Frio. A primeira edição, em 2004, foi um sucesso, o que motivou os organizadores a realizarem uma segunda edição do evento. Aliás, no último carnaval Cabo Frio bombou com o baile gay promovido na Praia do Forte. Cerca de 3 mil pessoas, entre gays, lésbicas e simpatizantes, participaram da festa, movida a música eletrônica, cerveja e muita pegação.


LEÃO DO NORTE - O grupo Leão do Norte, a mais ativa organização gay de Pernambuco também declarou guerra ao seu conterrâneo, Severino Cavalcanti. O presidente da entidade Wellington Medeiros está conclamando os gays de todo o Brasil a fazerem campanha contra o aumento do salário dos deputados, principal argumento do atual presidente da Câmara, para ser eleito. Por outro lado, o movimento gay pretende apoiar ainda mais o governo Lula, que tem se mostrado receptivo e acolhedor das reinvidicações da camunidade.


SAYONARA - A Japan Airlines, a maior empresa aérea da Ásia, lançou um site exclusivo para seus clientes gays: www.japanair.com/gaytravel. Este novo site incluirá os valores especiais para "last-minutes" com pacotes de turismo e tarifas, com importantes informações que irão ajudar aos turistas gays e lésbicas que querem visitar a Ásia, numa viagem a trabalho ou a lazer. Alguns pacotes têm valores bem competitivos e bastantes atrativos, como por exemplo o Japan Extravaganza: São 10 dias e 8 noites visitando Tokyo, Osaka e Kioto com seus templos budistas e seus arranha-céus iluminados por neons.


VIVA CARMEM - O Museu de Arte Moderna não vai deixar passar em branco os 50 anos da morte de Carmem Miranda. Em outubro será inaugurada, com curadoria de Fabiano Canosa, uma mega exposição sobre a arte, a vida e o mundo da Pequena Notável. Artistas plásticos brasileiros já estão sendo convocados para criar instalações onde serão apresentados roupas e adereços da artista que serão trazidos dos EUA. Certamente será um sucesso... E por falar na artista, que fim levou A Banda da Carmem Miranda? O bloco que costumava desfilar com um bando de rapazes fantasiados como a diva dos balangandãs há dois anos que não dá as caras (e bocas) no Carnaval do Rio... Por falta de patrocínio...




ADEUS

Como se houvesse uma tempestade
escurecendo os teus cabelos,
ou se preferes, a minha boca nos teus olhos,
carregada de flor e dos teus dedos;


como se houvesse uma criança cega
aos tropeções dentro de ti,
eu falei em neve, e tu calavas
a voz onde contigo me perdi.


Como se a noite viesse e te levasse,
eu era só fome o que sentia;
digo-te adeus, como se não voltasse
ao país onde o teu corpo principia.


Como se houvesse nuvens sobre nuvens,
e sobre as nuvens mar perfeito,
ou se preferes, a tua boca clara
singrando largamente no meu peito.


(Eugênio de Andrade)

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas