8.3.05

VIVA A POLICIA - A polícia carioca também tem o seu charme. E esse charme está traduzido na figura da Delegada titular da 12 Delegacia de Policia, Monique Vidal. Bonita, elegante, sexy, guerreira e de forte personalidade, Monique Vidal começou a chamar a atenção da população há cerca de cinco anos, quando prendeu um grupo de pitboys que estavam causando terror na Barra da Tijuca. Os telespectadores do noticiário policial ficaram surpresos quando viram aquela mulher, de aparência tão frágil, com uma barriga de sete meses de gravidez, cheia de moral, prendendo marmanjos valentões, especializados em artes marciais. Aquele episódio marcou sua imagem e algumas pessoas começaram a perceber que havia algo de novo na polícia carioca. Uma nova geração de policiais jovens, com uma atitude profissional, diferente da polícia tradicional. Monique Vidal faz parte dessa geração.
- Sempre almejei o cargo de Delegada de Polícia, em virtude das
possibilidades de contribuir efetivamente para a segurança da sociedade. Após a conclusão do Curso de Direito, estudei na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e no curso Glioche, com a finalidade de me preparar melhor para o ingresso na carreira de Delegado. Não aprendi e não sei fazer nada melhor na vida do que ser Delegada de Polícia
.


A segurança pública é o xis da questão para a sociedade carioca nesse momento. A criminalidade e a desordem social tomaram proporções nunca imaginadas pelos cariocas. Para o escritor Aguinaldo Silva, a cidade se transformou numa Bagdá. O que a Delegada tem a dizer sobre isso?
- A violência existe em qualquer lugar, haja vista o terrorismo que espalha o medo e a insegurança por todo o mundo. No Brasil, a violência é uma questão bastante complexa porque é fruto de um conjunto de fatores sócio-político-econômicos. Entretanto, a polícia é sempre responsabilizada pela violência das ruas. A segurança da sociedade é, na verdade, uma conseqüência de melhores condições de vida, compreendendo moradia, saúde, educação, alimentação. A justiça trabalha com leis que infelizmente são muito antigas e não acompanham as mudanças da sociedade. A policia é sempre o alvo das críticas, mas os verdadeiros policiais, aqueles que arriscam suas próprias vidas para defender pessoas que não conhecem, merecem todo respeito e admiração. A verdade é que quando nada dá certo, a culpa é sempre da polícia.


O trabalho numa Delegacia é um trabalho árduo. Exige muita frieza e raciocínio rápido. Fazem parte do cotidiano desses profissionais incursões em áreas de risco, perseguições, confronto físico, trocas de tiros, etc. Por isso mesmo, o trabalho na polícia sempre foi uma atividade associada ao mundo masculino. No Brasil moderno as mulheres têm ocupado posições de destaque em trabalhos que antes eram exclusivo dos homens. A Delegada sabe conviver bem com o machismo inerente a seu ambiente de trabalho.
- A instituição policial é machista em virtude do recente ingresso de mulheres numa corporação, cujos componentes sempre foram tradicionalmente homens. Todavia, o respeito é conquistado com árduo trabalho e responsabilidade, gerando o reconhecimento dentro e fora da instituição. Sou uma Delegada de pulso firme, por isso nunca tive problemas de insubordinação com os policiais que trabalham na minha equipe, mesmo porque minha postura demonstra que sou uma pessoa séria e exigente quanto ao serviço eficaz, não admitindo qualquer forma de indisciplina.


O fato de ser uma autoridade policial não impede que Monique Vidal tenha uma vida social animada. Ela gosta de dançar nas raves de música eletrônica, assitir a shows no Noites Cariocas, frequentar desfiles de moda, ir ao teatro e a lançamentos de livros pois adora ler. Como toda carioca também curte ir à praia e gosta de dar longas caminhadas.
- Sou vaidosa como qualquer mulher mas freqüento academia de ginástica apenas por obrigação. Ao mesmo tempo vivo eternamente de dieta.


Sua profissão nunca interferiu na sua vida pessoal. A personalidade forte jamais a impediu de ser uma mulher carinhosa e romântica. Muita gente não sabe, mas a Delegada Monique Vidal já viveu uma grande paixão pelo Delegado Álvaro Lins, o bonitão que é Chefe da Policia Civil do Rio de Janeiro. O romance já acabou, hoje são apenas amigos, mas dessa relação surgiu a coisa mais importante da vida da Monique: sua filha Laura, que ontem completou cinco anos.
- Minha filha é tudo para mim. É a criança mais linda do mundo. Ela parece a minha mãe, Marina, que foi miss quando jovem.
Bomba! Bomba! A delegada Monique Vidal está apaixonada! Por ironia do destino, aquela policial que chamou a atenção do público ao prender pitboys arruaceiros da Barra da Tijuca, está namorando com um lutador de Vale-tudo, Gustavo Ximú, um atleta disciplinado, responsável, que atualmente está participando de um torneio milionário no Japão.


Por mérito próprio Monique Vidal se tornou um personagem da vida real do Rio de Janeiro. Pois foi esse personagem real quem inspirou o ficcionista Nelson Motta, a criar a delegada Marlene, heroína do seu romance policial Bandidos e Mocinhas.
- Fico muito orgulhosa e feliz por ter inspirado a criação de uma
personagem de um escritor tão competente como Nelson Motta. É uma honra ser homenageada por um gênio como Nelsinho, uma pessoa maravilhosa que eu conheci há pouco tempo, mas parece que já somos amigos há anos...

Sobre a "delegata" Monique, Nelson Motta disse:
- Eu queria escrever um romance policial que tivesse uma delegada bonita, forte e sensual, alem de honesta, inteligente e competente. No Brasil, há dez anos, seria uma ficção delirante, ninguem acreditaria. Mas no ano passado, quando vi uma foto da Monique no jornal, linda, com um cabelão cacheado, de olhos azuis, com um corpaço, de umbiguinho de fora, poderosa, de revolver na bolsa, falei: yes ! o meu personagem existe ! e me baseei na Monique para criar a delegada Marlene. Como escrevi na dedicatória, a Monique tem todas as qualidades e nenhum dos defeitos da delegada Marlene. A delegada de verdade só conheci na noite de autografos do livro e gostei muito. Ela foi muito educada, carinhosa e calorosa, estava linda, toda perfumada, foi a estrela da noite, é ainda mais bonita pessoalmente. E tem uma qualidade que admiro muito em mulheres, tem mãos e pés lindos, com dedos finos e delicados e muito bem tratados. Acho muito sexy imaginar aquela mão de unhas vermelhas empunhando um revolver. Espero que o leitor de Bandidos e Mocinhas tambem ache. Agora que já somos amigos, um dia vou pedir que ela me conte umas histórias de bandidos e mocinhas, quem sabe começo um novo livro ... e de vez em quando penso que, com aquela imagem linda, com aquela atitude, com o seu conhecimentos de crimes e bandidos, a Monique poderia ser a mais sensacional apresentadora daqueles programas policiais de fim de tarde na TV.


Monique Vidal é a Delegada Titular da 12 Delegacia de Policia, localizada na rua Hilário de Gouveia, 102, telefone 3399.7070.
- Para a população em geral e, especialmente para os moradores de Copacabana e adjacências, gostaria de dizer que confiem em nosso trabalho, pois dentro de nossas limitações, fazemos tudo para garantir a segurança da comunidade. Para mim é motivo de orgulho fazer parte desta Instituição, comandada pelo Secretário de Segurança, Dr. Marcelo Itagiba, o qual é extremamente gabaritado e competente, além de ser muito elegante.

Um comentário:

Anônimo disse...

Para mim essa mulher é simplesmente INCRÍVEL!!!! Parabéns pela sua dedicação e pelo seu amor a seu trabalho , tenho 14 anos e o maior sonho da minha vida desde que eu tinha 9 anos de idade, sempre foi me torna uma Delegada Civil! E espero que eu exerça a minha profissão tão bem quanto vc!
Te adoroo!

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas