28.4.05

A BOA EDUCAÇÃO - Pedro Almodovar começa a rodar nova película em junho e a grande novidade é a presença da sua musa Carmen Maura no elenco. "Volver" é o título do filme que também terá no elenco a ex senhora Tom Cruise Penélope Cruz e, como sempre, será produzida pelo seu irmão Augustin Almodovar. Carmen Maura participou de vários filmes do diretor e foi a estrela do clássico Mulheres à beira de um ataque de nervos. Depois os dois brigaram e a atriz praticamente sumiu das telas. Agora parece que os dois fizeram as pazes. Melhor para os fãs do bom cinema.






DECADENCE AVEC ELEGANCE - O babado do momento nas rodas sociais e no mundo da moda é o "imbroglio" envolvendo o costureiro Ocimar Versolato e sua ex-sócia Sandra Habib. O pessoal que trabalha com moda não está gostando nada desse "barraco", pois acreditam que isso só faz prejudicar a moda brasileira como um todo. Afinal, eles estão dando a impressão que moda é um negócio que não dá certo. E isso não é verdade. Outra assunto nas rodas de conversa é a personalidade forte e temperamental da sócia de Ocimar.


No ano pasasdo, logo após a inauguração da faustosa loja da praça General Osório, houve um coquetel no restaurante MIX, em homenagem ao estilista. Foi um evento chiquérrimo, onde estavam presentes várias damas da alta sociedade, todas exibindo suas jóias milionárias e loucas para conhecerem a nova sensação da moda brasileira. Champanhe, champanhe, champanhe... De repente chegou Ocimar Versolato com um pequeno grupo de pessoas. Sandra Habib chegou logo atrás dele, linda, bronzeada e cheia de charme. A funcionária do restaurante, que estava recepcionando os convidados, se dirigiu à Sandra e perguntou se ela fazia parte da entourage de Ocimar. A sócia do estilista perdeu a linha e foi logo dizendo: "Vai tomar no cu minha filha. Vai se fuder. Eu não faço parte da entourage do Ocimar. O Ocimar é quem faz parte da minha entourage". Várias pessoas assistiram à cena e, por isso, foi esse o assunto mais comentado da noite. Uma socialite acostumada a frequentar colunas sociais dizia horrorizada: "Vocês ouviram o vocabulário dela? E é uma milionária. Já pensou se ela fosse classe média?" Em sociedade tudo se sabe.






APESAR DE VOCÊ, LULA! - Em entrevista ao jornal espanhol El País, o nosso sempre querido Chico Buarque afirma que votaria novamente no presidente Lula. Segundo Chico "são estreitas as margens que ele tem para mudar as coisas e há muitos setores da esquerda que estão impacientes. Mas sua obrigação é de governar para todos os brasileiros. Talvez o que ele esteja fazendo seja mais do mesmo, mas talvez não tenha possibilidade de ir mais longe. Pelo menos por enquanto. Creio que votaria nele de novo. Pelo menos está realizando algumas das coisas que se esperavam".


Eu adoro o Chico e detesto dicordar dele, mas eu jamais votaria no Lula outra vez. No ano que vem vai ter eleições novamente e, até agora, Luiz Inácio Lula da Silva não disse a que veio. Desde o momento em que foi eleito ele só pensa, age e atua com um objetivo: a reeleição. Lula é apenas mais uma frustração do povo brasileiro. Ele era a última esperança e agora todo mundo está vendo que ele é apenas um político igual aos outros. Cheio de promessas e sem vontade real de fazer mudanças. Se ele quisesse poderia ter feito algo pela população, pela sociedade. Mas ele não fez absolutamente nada. Luiz Inácio Lula da Silva nunca mexeu o traseiro para fazer nada pelos otários que o elegeram.


Na sua entrevista ao El País o grande Chico também diz que a ditadura deixou o país no túnel de uma profunda crise econômica e com os conflitos sociais exacerbados. E que no país após a ditadura, a pobreza chegava a limites insustentáveis, havia muita miséria e violência, e desigualdades sociais tão brutais que realmente é muito difícil mudar isso.


É verdade. É tudo verdade. Mas a ditadura já acabou há mais de vinte anos e a democracia não melhorou em nada os problemas sociais brasileiros. Pelo contrário. A democracia só fez aumentar as diferenças sociais e a concentração de renda no Brasil. Com a saída de cena dos militares, o poder político do Brasil foi tomado por grupos mafiosos travestidos de partidos políticos, que lotearam o país em função de seus próprios interesses e investiram na miséria. Todos os partidos políticos investiram na miséria. Quanto mais pobres e miseráveis existirem no Brasil, melhor para essa gente que tomou o lugar dos militares. Inclusive essa gente falsa e sonsa do PT.


A sociedade brasileira hoje vive sob o julgo de uma ditadura dos partidos políticos, que não passam de grupos mafiosos, que governam em função deles próprios e nunca da sociedade como um todo. Criou-se uma casta de privilegiados que são os integrantes desses partidos que só fazem cobrar pedágio dos brasileiros, através de impostos exorbitantes, que nunca são revertidos em função da própria sociedade. O cidadão brasileiro hoje é obrigado a pagar pedágio para existir, da mesma forma que em certas regiões miseráveis os cidadãos são obrigados a pagar pedágio a marginais. Como diria Marlon Brando em Apocalipse Now, é o horror, o horror...


Vai chegar o dia, que eu chamarei de "o pós-Lula", em que a sociedade vai às ruas exigir uma nova espécie de diretas já. Da mesma forma como a sociedade gritou e esperneou contra a ditadura essa mesma sociedade vai gritar e espernear contra essa ditadura imoral dos partidos políticos. A última esperança do povo brasileiro, depois da frustrada experiência com Fernando Henrique Cardoso, era Lula e o Partido dos Trabalhados. Mas essa esperança se transformou numa enorme frustração. Em vez de um Lula interessado em mudanças, o que os brasileiros estão vendo no poder é um deslumbrado, interesasdo em deixar as coisas como estão para ver como é que ficam. Pobre Brasil!






O INVERNO NO LEBLON É QUASE GLACIAL - Tem chovido com frequência no Rio, o que acabou deixando a cidade com clima de outono. Esta semana, quando eu saía da casa de um amigo na arborizada rua Bulhões de Carvalho, pude observar centenas de folhas amareladas caindo das árvores que pareciam formar um túnel verde ao longo da rua. Um momento de magia e beleza dessa cidade tão maltratada.


O clima outonal é perfeito para ficar em casa, arrumando os livros numa nova estante. Cuido deles como se fossem jóias valiosas. Desde criança sempre tive uma relação amorosa com os livros. Gosto de tê-los na mão e acariciá-los. Separo num canto as próximas leituras: uma biografia de Santo Agostinho, o novo Marcio de Souza, A invenção de Orfeu, de Jorge de Lima...


Pela internet Xande Garcez me avisa que vai se mudar para Nova York. Está insatisfeito com a vida que leva. Eu o estimulo a ir, acreditos até que será ótimo para ele, mas por dentro fico arrasado. Ele é um típico Ipanemense, jovem, bonito e alto astral. Certamente é um sujeito que vai fazer falta na cidade.


Ainda pela internet Leonardo Leite me conta como foi o Campeonato Brasileiro Regional de Judô em Friburgo. Fico feliz pelo entusiasmado dele com o esporte. Semana que vem o circo do judô vai armar sua tenda em Vitória, no Espirito Santo, para mais um torneio.






ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE - "O Rio de Janeiro acabou", me diz uma amiga milionária, dirigindo o seu carro importado, quando passamos naquele espaço compreendido entre as duas partes do Túnel Rebouças e eu observo que mais uma favela está sendo construída na bela área verde que existe naquele trecho. Mais um pedaço da cidade que morre para que surja mais uma favela. Aliás, todos os lugares do Rio parecem destinados a se transformarem em favelas. As ruas, loteadas por motoristas de taxi; as calçadas, loteadas por vendedores ambulantes; até mesmo as praias, loteadas por barraqueiros que privatizam o espaço público.


"O Rio de Janeiro acabou", repete ela com um tom de melancolia na voz. Juliana me diz que não existe mais salvação para a cidade. Que a tendência é a situação de caos e violência se tornar cada vez pior. Eu me apavoro ao ouvir aquilo. Minutos antes, quando passamos pela rua Paulo de Frontin ouvimos tiros. E não era tiro de revolver. Era uma artilharia pesada, de armas sofisticadas.


No dia anterior, um amigo que é professor da PUC me contou que durantes as aulas é comum se ouvir os tiros vindos da favela. E que lá, todos já se acostumaram tanto com os tiroteios que ninguém nem liga mais. Quando o tiroteio começa as aulas continuam como se nada tivesse acontecendo. Que triste!


Quem anda pelas ruas de Copacabana tem a sensação que está no meio do videoclip da música "Thriller", de Michael Jackson, tal a quantidade de mendigos, pedintes e gente maltrapilha que encontra. Os monstros, que parecem saídos dos bueiros, reviram os sacos de lixo, deixando as calçadas imundas. Sujando as ruas e calçadas, como se fossem proprietários delas.


O Rio de Janeiro acabou...

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas