2.4.05

DECADENCE AVEC ELEGANCE –Foi muito divertido o café da manhã que deu inicio ao BIJOIAS RIO, uma fantástica feira de bijuterias, realizada nos dias 30 e 31 no Hotel Othon. O brunch foi no restaurante SKYLAB, que fica na cobertura do Hotel e tem uma belíssima vista da cidade. O brunch reuniu editores de moda e fashionistas em torno da recente produção da imensa indústria de bijuterias do Brasil. Enquanto se deliciavam com pãezinhos, queijos, torradas, presuntos, pastas, sucos, tortas, bolos, frutas e café com leite, os convidados fofocavam muito. Afinal, o que fazer num acontecimento que reúne basicamente jornalistas, e que está cheio de mulheres e gays?


Numa mesa um jornalista contava da festa que estava preparando para Gisela Amaral enquanto uma editora de moda paulista reclamava do preço das roupas dos jovens estilistas brasileiros. “O preço das roupas do pessoal da nova moda brasileira está muito caro. Qualquer Reynaldo Lourenço, qualquer Walther Rodrigues está custando mil dólares. Pois se eu for gastar mil dólares num vestido, eu compro um Valentino”.


Duas bichinhas bem pintosas se estranharam na hora de fazer seus pratinhos no buffet. As duas se odeiam, mas como ambas cobrem o circuito da moda, vivem se encontrando nos eventos. “Não suporto aquela bicha”, resmungava um deles, dando uma pinta básica, enquanto o outro sussurrava: "Quem é aquela pessoa~insignificante?" Enquanto isso a empresária Mariana Laskani, uma das patrocinadoras da Feira, circulava pelo salão conversando com os jornalistas, enquanto um estande exibia peças da sua marca, feitos com miçangas, pedras e strass trazidos do Oriente. Durante o brunch duas atletas de nado sincronizado fizeram uma performance na piscina ao lado do restaurante, usando peças da exposição. Cult e diverftido.





CINEMA É A MAIOR DIVERSÃO – O diretor teatral Ruiz Bellenda, depois de assistir ao filme Ressurreição, me pede para escrever sobre Nicole Kidman. O que eu poderia escrever sobre Nicole? Que ela é a maior estrela de Hollywood? É pouco para ela. Em Ressurreição ela dá mais um show, com seu jeito sutil de interpretar. A idéia do filme é sensacional. Pena que os roteiristas, entre eles Jean Claude Carrière, não souberam aproveitar bem a idéia. Mas o filme é dirigido com muita eficiência e elegância, deixando Nicole totalmente à vontade para exercitar seu talento dramático. Ela é sutil e intensa ao mesmo tempo.


O filme conta a história de uma viúva que, dez anos depois de perder o marido, encontra um garoto de dez anos que afirma ser a reencarnação do seu ex-marido. Anna, a personagem, vai da incredulidade, até a paixão, passando pela angústia e a esperança de que aquilo seja mesmo verdade. No filme há uma cena em que a personagem vai ao teatro, em que a câmera focaliza apenas a atriz. É um close que parece durar uma eternidade. E é nesse momento em que ela transmite todos os sentimentos contraditórios de Anna, sem que haja nenhuma fala, nenhum diálogo. Nicole está linda com os cabelos bem curtos. “Aquilo é peruca, eu me informei”, me diz Ruiz, que sabe tudo sobre cinema. Segundo ele, raramente ela usa seus próprios cabelos nos filmes.


Alguns dos melhores filmes dos últimos anos foram estrelados por Nicole Kidman. Os Outros, de Alejandro Amenabar, é uma obra-prima incontestável. É nesse filme que está a minha atuação favorita da atriz, que interpreta uma mulher atormentada por fantasmas, quando vai morar num castelo apenas com o casal de filhos. As expressões de pânico do rosto dela impressionam o espectador. No filme As Horas ela está sensacional caracterizada como Virginia Wolf, usando uma prótese no nariz com tanta perfeição que parece que o narigão é dela. Moulin Rouge é fantástico. Eu diria que é o próprio show da vida. Um musical como nos bons tempos, onde ela canta e dança com desenvoltura e talento. São todos filmes que podem e devem ser vistos várias vezes.


E o que dizer de Dogville? Um tratado sobre a maldade humana e uma crítica feroz a sociedade americana, dirigido por Lars Von Trier. Uma obra-prima incontestável. E lá está ela: brilhante, talentosa e atuando com perfeição, num filme que não tem cenários e onde ela contracena com James Caan e Lauren Bacall, que também faz sua mãe em Ressurreição. De olhos bem fechados, é um sonho de cinema, onde ela mais uma vez dá um show de elegância e talento, ao lado do ex-marido Tom Cruise, dirigidos pelo mago do cinema Stanley Kubrick. Ela também está maravilhosa em filmes como Cold Mountain e Um sonho distante, assim como em Terror a Bordo, de 1988, seu primeiro filme importante, todo rodado num barco em alto mar. O que eu mais poderia dizer sobre Nicole? Que ela é a mais perfeita tradução da estrela de cinema do século XXI.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas