23.5.05

CINEMA É A MAIOR DIVERSÃO - Foi com grande prazer que assisti, este fim de semana, ao filme Almas Mortas (Strait -Jacket), estrelado por Joan Crawford. O filme é uma produção de 1964, dirigido por William Castle , um famoso diretor de filmes B. Mas eu jamais classificaria Almas Mortas como um filme B. Pelo contrário. Eu classificaria o filme como uma pequena obra-prima. Uma jóia do cinema americano.


Joan Crawford como sempre dá um show nessse thriller magnificamente filmado em preto e branco. A história é bem curiosa. Lucy Harbin, personagem de Joan, é uma fazendeira casada com um homem mais moço. Um dia ela chega em casa encontra o marido na cama com outra mulher e mata o casal com golpes de machado, enquanto a filha de seis anos assiste a tudo. A mulher é considerada louca e fica vinte anos presa num sanatório. O filme começa exatamente quando ela sai do sanatório e vai morar numa fazenda onde outras pessoas começam a aparecer mortas com golpes de machado.


A história é muito bem escrita e o filme mantém um clima de suspense até o final. O diretor William Castle tem uma filmografia curiosa. Um ano depois de Almas Mortas ele lançou I saw what you did, também com Joan Crawford, que anos depois serviu de inspiração para o filme Eu sei o que vocês fizeram o verão passado. Em 1955 ele lançou um filme chamado The Americano, um faroeste estrelado por Glenn Ford, ambientado no Amazonas onde o mocinho lutava contra bandidos brasileiros. Dizem que o filme é um horror.




O MUNDO DAS TELENOVELAS - A história das telenovelas do Brasil agora está sendo contada na Internet. Um site chamado Teledramaturgia tem uma lista de todas as novelas já feitas no Brasil, com elenco, sinopse, curiosidades, bastidores e fotos. Desde antigas novelas da Excelsior como A Deusa Vencida e O Terceiro Pecado, até produções recentes como A Lua Me Disse e Essas Mulheres, passando pelas antigas produções da Tupi como Beto Rockfeller, As Bruxas, A ponte de Waterloo e Antonio Maria, sem esquecer os grandes sucessos da Globo como O Cafona, Irmãos Coragem e A Rosa Rebelde. O site é muito divertido e curioso, principalmente quando se lê as sinopses das novelas mais antigas. O site foi produzido e idealizado pelo pesquisador Nilson Xavier.




Árvores do Alentejo

Horas mortas... Curvada aos pés do Monte
A planície é um brasido e, torturadas,
As árvores sangrentas, revoltadas,
Gritam a Deus a benção duma fonte!

E quando, manhã alta, o sol posponte
A oiro a giesta, a arder, pelas estradas,
Esfíngicas, recortam desgrenhadas
Os trágicos perfis no horizonte!

Árvores! Corações, almas que choram,
Almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa!

Árvores! Não choreis! Olhai e vede:
Também ando a gritar, morta de sede,
Pedindo a Deus a minha gota de água!

(Florbela Espanca)

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas