30.5.05

CINEMA É A MAIOR DIVERSÃO - Nossos filmes favoritos devem ser vistos várias e várias vezes. Alguns filmes, quanto mais eu vejo, mais tenho vontade de ver. Um desses filmes eu revi este fim de semana: BOM DIA TRISTEZA , de Otto Preminger, adaptação para as telas do famoso romance da escritora francesa Françoise Sagan, Bonjour Tristesse. Há algo de especial nesse filme que eu não consigo definir o que é, mas que sempre me encanta, cada vez que eu o assisto. A história em si e a maneira como ela é contada, com aquele elenco, aquele clima e aqueles cenários sempre me comove.


A ficha técnica é um verdadeiro desfile de ícones. Otto Preminger é o diretor; Françoise Sagan é a autora do livro que deu origem ao filme; Saul Bass fez a abertura; Juliete Greco, a musa do existencialismo, aparece cantando o tema do filme numa boate. O elenco tem Jean Seberg, David Niven, Debora Kerr, Mylene Demongeot e Walter Chiari. Qualquer cinéfilo bem informado sabe o quão cult é esse elenco.


Jean Seberg tornou-se um mito do cinema quando fez Acossado, de Jean Luc Goddard, em 1960. Ela sempre será lembrada por esse filme, que a tornou uma especie de musa da "nouvelle vague", o cinema novo francês. Entretanto, dois anos antes, com apenas vinte anos, ela impressionou ao público europeu ao interpretar Cecile, a jovem adolescente que, sem querer, acaba provocando a morte da namorada do pai, durante uma temporada de verão na Riviera Francesa. É um filme belo, tocante, romantico, terno e um tanto quanto triste. Bom Dia Tristeza é o segundo filme de Jean Seberg. Um ano antes ela havia sido lançada nas telas pelo mesmo Otto Preminger no filme Joana D´arc, interpretando o papel título.







BOM DIA ALEGRIA - Numa tarde de outono, com praia de mar baixo, encontro Augusto, um amigo que eu não via há quase dois anos, jogando vôlei em Copacabana. Quando acabou a partida fomos dar um mergulho no mar, que estava uma delícia: refrescante e acolhedor. Augusto me contou que tinha acabado de chegar de Paris, que tinha curtido muito a cidade, que tinha namorado uma francesa maravilhosa e que Paris está uma festa por causa da comemoração do Ano do Brasil na França. Ele me disse que o fato de ser brasileiro abriu várias portas para ele na noite parisiense.


Ele viajou com o Rodrigo, um de seus melhores amigos, conhecido galã da rua República do Perú. Ri muito com as histórias da viagem de Augusto. As aventuras da dupla nos cafés de Amsterdam me deixaram cheio de idéias na cabeça. Mas, o mais bacana de encontrar com Augusto foi ver como ele está bem. "Eu saí daquele baixo astral em que eu estava", me disse ele, se referindo a alguns problemas pessoais do passado que ele conseguiu resolver em grande estilo.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas